CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAPORALINI, José Beluci
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6665
Resumo: Este artigo, fruto inicial, ainda que parcial, é parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo aprofundar-se na epistemologia platônico-agostiniana. O método utilizado foi o da procura e coleção da bibliografia a respeito, bem como a classificação dos dados pertinentes. Devido ao fato desta pesquisa ainda estar em andamento não se chegou a resultados finais. Este artigo, contudo, reflete alguns resultados parciais da mesma. Procura-se, neste artigo, apresentar as principais características do pensamento filosófico do pensador italiano Michele Federico Sciacca. Ele foi um pensador do século passado, um verdadeiro erudito, um homem que sabia muito e em profundidade. O seu campo de interesse especulativo é muito amplo, tornando-se assim difícil classificá-lo em uma determinada corrente filosófica. Contudo, alguns aspetos característicos destacam-se em seu interesse especulativo, dentre os quais sobressaem o problema do homem, a alma, Deus, o compromisso, a paixão, a busca da verdade, do absoluto, em poucas palavras, temas claramente metafísicos, que herda particularmente de Platão e de Agostinho, além de Rosmini. Contra o Existencialismo, afirma que o ser do existente não pode ser pura possibilidade ou o nada; tem que ser o Ser. O fundamento imanente do sujeito e de toda existência é um ser transcendente, não abstrato, mas mais concreto e existencialmente real que o sujeito, a saber, Deus. Ao afirmar a existência de Deus, o sujeito também afirma o próprio ser, o mais íntimo caráter de seu ato existencial. É uma concepção metafísica que se caracteriza, sobretudo, como procura interior, comprometida e ardente (paixão) bem na linha platônico-agostiniana.
id UNICESU -1_c6e764a7b5adb5dfd87e95504d8a3a46
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6665
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCADeusAlmaInterioridadeEste artigo, fruto inicial, ainda que parcial, é parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo aprofundar-se na epistemologia platônico-agostiniana. O método utilizado foi o da procura e coleção da bibliografia a respeito, bem como a classificação dos dados pertinentes. Devido ao fato desta pesquisa ainda estar em andamento não se chegou a resultados finais. Este artigo, contudo, reflete alguns resultados parciais da mesma. Procura-se, neste artigo, apresentar as principais características do pensamento filosófico do pensador italiano Michele Federico Sciacca. Ele foi um pensador do século passado, um verdadeiro erudito, um homem que sabia muito e em profundidade. O seu campo de interesse especulativo é muito amplo, tornando-se assim difícil classificá-lo em uma determinada corrente filosófica. Contudo, alguns aspetos característicos destacam-se em seu interesse especulativo, dentre os quais sobressaem o problema do homem, a alma, Deus, o compromisso, a paixão, a busca da verdade, do absoluto, em poucas palavras, temas claramente metafísicos, que herda particularmente de Platão e de Agostinho, além de Rosmini. Contra o Existencialismo, afirma que o ser do existente não pode ser pura possibilidade ou o nada; tem que ser o Ser. O fundamento imanente do sujeito e de toda existência é um ser transcendente, não abstrato, mas mais concreto e existencialmente real que o sujeito, a saber, Deus. Ao afirmar a existência de Deus, o sujeito também afirma o próprio ser, o mais íntimo caráter de seu ato existencial. É uma concepção metafísica que se caracteriza, sobretudo, como procura interior, comprometida e ardente (paixão) bem na linha platônico-agostiniana.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T16:59:17Z2007-10-232021-01-22T16:59:17Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6665porCAPORALINI, José Beluciinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:02:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
title CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
CAPORALINI, José Beluci
Deus
Alma
Interioridade
title_short CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
title_full CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
title_sort CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO DE MICHELE FEDERICO SCIACCA
author CAPORALINI, José Beluci
author_facet CAPORALINI, José Beluci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAPORALINI, José Beluci
dc.subject.por.fl_str_mv Deus
Alma
Interioridade
topic Deus
Alma
Interioridade
description Este artigo, fruto inicial, ainda que parcial, é parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo aprofundar-se na epistemologia platônico-agostiniana. O método utilizado foi o da procura e coleção da bibliografia a respeito, bem como a classificação dos dados pertinentes. Devido ao fato desta pesquisa ainda estar em andamento não se chegou a resultados finais. Este artigo, contudo, reflete alguns resultados parciais da mesma. Procura-se, neste artigo, apresentar as principais características do pensamento filosófico do pensador italiano Michele Federico Sciacca. Ele foi um pensador do século passado, um verdadeiro erudito, um homem que sabia muito e em profundidade. O seu campo de interesse especulativo é muito amplo, tornando-se assim difícil classificá-lo em uma determinada corrente filosófica. Contudo, alguns aspetos característicos destacam-se em seu interesse especulativo, dentre os quais sobressaem o problema do homem, a alma, Deus, o compromisso, a paixão, a busca da verdade, do absoluto, em poucas palavras, temas claramente metafísicos, que herda particularmente de Platão e de Agostinho, além de Rosmini. Contra o Existencialismo, afirma que o ser do existente não pode ser pura possibilidade ou o nada; tem que ser o Ser. O fundamento imanente do sujeito e de toda existência é um ser transcendente, não abstrato, mas mais concreto e existencialmente real que o sujeito, a saber, Deus. Ao afirmar a existência de Deus, o sujeito também afirma o próprio ser, o mais íntimo caráter de seu ato existencial. É uma concepção metafísica que se caracteriza, sobretudo, como procura interior, comprometida e ardente (paixão) bem na linha platônico-agostiniana.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T16:59:17Z
2021-01-22T16:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6665
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771932407758848