A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORMENA, Mariana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: BELOTI, Adriana Marcia, ALMILHATI, Hércules Jorge, NISHIMORI, Lísia Emi, GRANDO, Juliana Casavechia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7535
Resumo: Podemos observar através de dados estatísticos que a população está passando por um envelhecimento, o que aumenta o grupo de pacientes geriátricos e conseqüentemente a demanda de tratamentos de reabilitação oral. O envelhecimento populacional é devido a melhoria das condições básicas da vida e o avanço técnico-científico que têm permitido cada vez mais e de forma socializada, o aumento da expectativa de vida da população Esses fatores, associados as medidas preventivas, permitem não só a manutenção da saúde geral do paciente idoso, considerando-o saudável no âmbito biopsicosocial, mas também influenciam nas condições bucais do mesmo determinando uma maior demanda por serviços odontológicos nessa faixa etária. O paciente geriátrico pode apresentar condições que predispõe ao desenvolvimento de cáries, doença periodontal, xerostomia e alterações nas diversas estruturas que compõem o sistema estomatognático. Devemos estar atentos a essas alterações para que o tratamento seja adequado e englobe o paciente como um todo, permitindo que o mesmo envelheça com qualidade. A saúde bucal uma vez comprometida, afeta a saúde geral, seja por uma ação direta ou indireta, comprometendo a nutrição, a fala e o bem estar físico e social do indivíduo. Algumas possibilidades para o tratamento reabilitador bucal bem como a manutenção da saúde do mesmo devem ser discutidas com o objetivo de favorecer o seu planejamento de acordo com as estratégias estabelecidas na avaliação clinica, por meio de procedimentos condizentes com as condições do paciente.
id UNICESU -1_c760ae85869df5fd5d1429e94ac70708
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7535
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSOEnvelhecimentoGeriatriaReabilitação oralPodemos observar através de dados estatísticos que a população está passando por um envelhecimento, o que aumenta o grupo de pacientes geriátricos e conseqüentemente a demanda de tratamentos de reabilitação oral. O envelhecimento populacional é devido a melhoria das condições básicas da vida e o avanço técnico-científico que têm permitido cada vez mais e de forma socializada, o aumento da expectativa de vida da população Esses fatores, associados as medidas preventivas, permitem não só a manutenção da saúde geral do paciente idoso, considerando-o saudável no âmbito biopsicosocial, mas também influenciam nas condições bucais do mesmo determinando uma maior demanda por serviços odontológicos nessa faixa etária. O paciente geriátrico pode apresentar condições que predispõe ao desenvolvimento de cáries, doença periodontal, xerostomia e alterações nas diversas estruturas que compõem o sistema estomatognático. Devemos estar atentos a essas alterações para que o tratamento seja adequado e englobe o paciente como um todo, permitindo que o mesmo envelheça com qualidade. A saúde bucal uma vez comprometida, afeta a saúde geral, seja por uma ação direta ou indireta, comprometendo a nutrição, a fala e o bem estar físico e social do indivíduo. Algumas possibilidades para o tratamento reabilitador bucal bem como a manutenção da saúde do mesmo devem ser discutidas com o objetivo de favorecer o seu planejamento de acordo com as estratégias estabelecidas na avaliação clinica, por meio de procedimentos condizentes com as condições do paciente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T11:50:04Z2005-10-192021-02-16T11:50:04Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7535porTORMENA, MarianaBELOTI, Adriana MarciaALMILHATI, Hércules JorgeNISHIMORI, Lísia EmiGRANDO, Juliana Casavechiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
title A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
spellingShingle A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
TORMENA, Mariana
Envelhecimento
Geriatria
Reabilitação oral
title_short A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
title_full A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
title_fullStr A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
title_full_unstemmed A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
title_sort A CLÍNICA ODONTOLÓGICA E O PACIENTE IDOSO
author TORMENA, Mariana
author_facet TORMENA, Mariana
BELOTI, Adriana Marcia
ALMILHATI, Hércules Jorge
NISHIMORI, Lísia Emi
GRANDO, Juliana Casavechia
author_role author
author2 BELOTI, Adriana Marcia
ALMILHATI, Hércules Jorge
NISHIMORI, Lísia Emi
GRANDO, Juliana Casavechia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TORMENA, Mariana
BELOTI, Adriana Marcia
ALMILHATI, Hércules Jorge
NISHIMORI, Lísia Emi
GRANDO, Juliana Casavechia
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Geriatria
Reabilitação oral
topic Envelhecimento
Geriatria
Reabilitação oral
description Podemos observar através de dados estatísticos que a população está passando por um envelhecimento, o que aumenta o grupo de pacientes geriátricos e conseqüentemente a demanda de tratamentos de reabilitação oral. O envelhecimento populacional é devido a melhoria das condições básicas da vida e o avanço técnico-científico que têm permitido cada vez mais e de forma socializada, o aumento da expectativa de vida da população Esses fatores, associados as medidas preventivas, permitem não só a manutenção da saúde geral do paciente idoso, considerando-o saudável no âmbito biopsicosocial, mas também influenciam nas condições bucais do mesmo determinando uma maior demanda por serviços odontológicos nessa faixa etária. O paciente geriátrico pode apresentar condições que predispõe ao desenvolvimento de cáries, doença periodontal, xerostomia e alterações nas diversas estruturas que compõem o sistema estomatognático. Devemos estar atentos a essas alterações para que o tratamento seja adequado e englobe o paciente como um todo, permitindo que o mesmo envelheça com qualidade. A saúde bucal uma vez comprometida, afeta a saúde geral, seja por uma ação direta ou indireta, comprometendo a nutrição, a fala e o bem estar físico e social do indivíduo. Algumas possibilidades para o tratamento reabilitador bucal bem como a manutenção da saúde do mesmo devem ser discutidas com o objetivo de favorecer o seu planejamento de acordo com as estratégias estabelecidas na avaliação clinica, por meio de procedimentos condizentes com as condições do paciente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-16T11:50:04Z
2021-02-16T11:50:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7535
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929926828032