Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/521 |
Resumo: | Objetivo: avaliar comparativamente a satisfação e sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde mental na cidade de Maringá/PR. Método: estudo quantitativo, desenvolvido no Hospital Municipal de Maringá (HMM) e no Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), a partir de amostra de 70 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos SATIS-BR e IMPACTO-BR, bem como o questionário sóciodemográfico, e foi realizada análise estatística. Resultados: na comparação entre os grupos, os profissionais do serviço público (HMM) estavam mais satisfeitos e menos sobrecarregados em relação aos profissionais do serviço privado (HPM), com p <0,05. A “satisfação da equipe e relacionamento no serviço” (F4) apresentou-se a maior entre os fatores analisados e para o fator “satisfação da equipe com a participação no serviço” (F2) houve menor nível de satisfação. A escala da sobrecarga não evidenciou diferença significativa na escala global. Conclusões: os dados indicaram nível de satisfação mediana e escore de sobrecarga baixo entre os grupos de profissionais de Enfermagem que atuam em saúde. Desse modo, observou-se que, quanto menor o nível de sobrecarga de trabalho, maior é a satisfação profissional. |
id |
UNICESU -1_c7786ac925514e014d57c78a3787adfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/521 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mentalProfissionaisSatisfaçãoSobrecargaServiços de saúde mentalObjetivo: avaliar comparativamente a satisfação e sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde mental na cidade de Maringá/PR. Método: estudo quantitativo, desenvolvido no Hospital Municipal de Maringá (HMM) e no Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), a partir de amostra de 70 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos SATIS-BR e IMPACTO-BR, bem como o questionário sóciodemográfico, e foi realizada análise estatística. Resultados: na comparação entre os grupos, os profissionais do serviço público (HMM) estavam mais satisfeitos e menos sobrecarregados em relação aos profissionais do serviço privado (HPM), com p <0,05. A “satisfação da equipe e relacionamento no serviço” (F4) apresentou-se a maior entre os fatores analisados e para o fator “satisfação da equipe com a participação no serviço” (F2) houve menor nível de satisfação. A escala da sobrecarga não evidenciou diferença significativa na escala global. Conclusões: os dados indicaram nível de satisfação mediana e escore de sobrecarga baixo entre os grupos de profissionais de Enfermagem que atuam em saúde. Desse modo, observou-se que, quanto menor o nível de sobrecarga de trabalho, maior é a satisfação profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARYAMAGUCHI, Mirian UedaALVES, Sidnei Roberto2018-05-25T16:30:02Z2018-05-25T16:30:02Z2013-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-07T14:18:07ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
title |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
spellingShingle |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental ALVES, Sidnei Roberto Profissionais Satisfação Sobrecarga Serviços de saúde mental |
title_short |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
title_full |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
title_fullStr |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
title_full_unstemmed |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
title_sort |
Satisfação e sobrecarga de trabalho deprofissionais em serviços de saúde mental |
author |
ALVES, Sidnei Roberto |
author_facet |
ALVES, Sidnei Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
YAMAGUCHI, Mirian Ueda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Sidnei Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionais Satisfação Sobrecarga Serviços de saúde mental |
topic |
Profissionais Satisfação Sobrecarga Serviços de saúde mental |
description |
Objetivo: avaliar comparativamente a satisfação e sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde mental na cidade de Maringá/PR. Método: estudo quantitativo, desenvolvido no Hospital Municipal de Maringá (HMM) e no Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), a partir de amostra de 70 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos SATIS-BR e IMPACTO-BR, bem como o questionário sóciodemográfico, e foi realizada análise estatística. Resultados: na comparação entre os grupos, os profissionais do serviço público (HMM) estavam mais satisfeitos e menos sobrecarregados em relação aos profissionais do serviço privado (HPM), com p <0,05. A “satisfação da equipe e relacionamento no serviço” (F4) apresentou-se a maior entre os fatores analisados e para o fator “satisfação da equipe com a participação no serviço” (F2) houve menor nível de satisfação. A escala da sobrecarga não evidenciou diferença significativa na escala global. Conclusões: os dados indicaram nível de satisfação mediana e escore de sobrecarga baixo entre os grupos de profissionais de Enfermagem que atuam em saúde. Desse modo, observou-se que, quanto menor o nível de sobrecarga de trabalho, maior é a satisfação profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11 2018-05-25T16:30:02Z 2018-05-25T16:30:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/521 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771940408393728 |