NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Aline Franciele
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CUNHA, Francyane da, BULA, Liana Crubelati, COCCO, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6953
Resumo: A neuropatia periférica alcoólica refere-se a uma doença sensório motora. Atinge cerca de 10% dos bebedores crônicos. Acredita-se que os principais fatores etiológicos sejam a deficiência de vitamina B em conseqüência do efeito tóxico do álcool. O objetivo é manter e/ ou melhorar o estado funcional do paciente, visando tratar os acometimentos e suas conseqüências, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O tratamento fisioterapëutico foi realizado através de exercícios ativos assistidos, ativos livres, ativos resistidos (resistência manual leve) e alongamentos musculares. Trabalhou-se a marcha, estimulando a tríplice flexão e dissociação de cintura. Durante o tratamento, foram realizados exercícios para estimular as reações posturais. As atividades foram realizadas com materiais existentes na instituição que o paciente reside, como exemplo: bastões, bolas, thera band, escadas e rampas.Foi notado melhora significativa no quadro motor do paciente. Após avaliação fisioterapeutica, observou-se melhora na postura, equilíbrio, marcha, segurança para deambular sem apoio e realizar as AVD' S. O álcool comprovadamente compromete o funcionamento cerebral. As lesões ocorrem com gravidade, tendo como conseqüência às alterações neurofisiológicas, como a neuropatia periférica. Esta doença leva a complicações crônicas incapacitantes para o paciente. E de extrema importância às orientações quanto o abuso excessivo de ingestão alcoólica, e as conseqüências acarretadas pelo álcool no organismo, visando conscientizar a sociedade, sobre mitos e verdades, ditas sobre o alcoolismo.
id UNICESU -1_c8c457e8b95dac4771212407bf8df738
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6953
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICANeuropatiaPeriféricaAlcoolismoA neuropatia periférica alcoólica refere-se a uma doença sensório motora. Atinge cerca de 10% dos bebedores crônicos. Acredita-se que os principais fatores etiológicos sejam a deficiência de vitamina B em conseqüência do efeito tóxico do álcool. O objetivo é manter e/ ou melhorar o estado funcional do paciente, visando tratar os acometimentos e suas conseqüências, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O tratamento fisioterapëutico foi realizado através de exercícios ativos assistidos, ativos livres, ativos resistidos (resistência manual leve) e alongamentos musculares. Trabalhou-se a marcha, estimulando a tríplice flexão e dissociação de cintura. Durante o tratamento, foram realizados exercícios para estimular as reações posturais. As atividades foram realizadas com materiais existentes na instituição que o paciente reside, como exemplo: bastões, bolas, thera band, escadas e rampas.Foi notado melhora significativa no quadro motor do paciente. Após avaliação fisioterapeutica, observou-se melhora na postura, equilíbrio, marcha, segurança para deambular sem apoio e realizar as AVD' S. O álcool comprovadamente compromete o funcionamento cerebral. As lesões ocorrem com gravidade, tendo como conseqüência às alterações neurofisiológicas, como a neuropatia periférica. Esta doença leva a complicações crônicas incapacitantes para o paciente. E de extrema importância às orientações quanto o abuso excessivo de ingestão alcoólica, e as conseqüências acarretadas pelo álcool no organismo, visando conscientizar a sociedade, sobre mitos e verdades, ditas sobre o alcoolismo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T12:37:08Z2005-10-192021-01-29T12:37:08Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6953porFRANÇA, Aline FrancieleCUNHA, Francyane daBULA, Liana CrubelatiCOCCO, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
title NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
spellingShingle NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
FRANÇA, Aline Franciele
Neuropatia
Periférica
Alcoolismo
title_short NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
title_full NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
title_fullStr NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
title_full_unstemmed NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
title_sort NEUROPATIA PERIFÉRICA ALCOOLICA
author FRANÇA, Aline Franciele
author_facet FRANÇA, Aline Franciele
CUNHA, Francyane da
BULA, Liana Crubelati
COCCO, Rosangela
author_role author
author2 CUNHA, Francyane da
BULA, Liana Crubelati
COCCO, Rosangela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Aline Franciele
CUNHA, Francyane da
BULA, Liana Crubelati
COCCO, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropatia
Periférica
Alcoolismo
topic Neuropatia
Periférica
Alcoolismo
description A neuropatia periférica alcoólica refere-se a uma doença sensório motora. Atinge cerca de 10% dos bebedores crônicos. Acredita-se que os principais fatores etiológicos sejam a deficiência de vitamina B em conseqüência do efeito tóxico do álcool. O objetivo é manter e/ ou melhorar o estado funcional do paciente, visando tratar os acometimentos e suas conseqüências, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O tratamento fisioterapëutico foi realizado através de exercícios ativos assistidos, ativos livres, ativos resistidos (resistência manual leve) e alongamentos musculares. Trabalhou-se a marcha, estimulando a tríplice flexão e dissociação de cintura. Durante o tratamento, foram realizados exercícios para estimular as reações posturais. As atividades foram realizadas com materiais existentes na instituição que o paciente reside, como exemplo: bastões, bolas, thera band, escadas e rampas.Foi notado melhora significativa no quadro motor do paciente. Após avaliação fisioterapeutica, observou-se melhora na postura, equilíbrio, marcha, segurança para deambular sem apoio e realizar as AVD' S. O álcool comprovadamente compromete o funcionamento cerebral. As lesões ocorrem com gravidade, tendo como conseqüência às alterações neurofisiológicas, como a neuropatia periférica. Esta doença leva a complicações crônicas incapacitantes para o paciente. E de extrema importância às orientações quanto o abuso excessivo de ingestão alcoólica, e as conseqüências acarretadas pelo álcool no organismo, visando conscientizar a sociedade, sobre mitos e verdades, ditas sobre o alcoolismo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-01-29T12:37:08Z
2021-01-29T12:37:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6953
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965956947968