EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LIBERATI, Marcela Nunes, SIMONELLI, Sandra Maria, LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6135
Resumo: O carrapato do cão (Rhipichepalus sanguineus) é conhecido pelo seu potencial patológico e zoonótico. As infestações pelo R. sanguineus são de difícil controle, já que este parasita realiza suas mudas no ambiente e apenas cerca de 5% dos carrapatos permanecem no animal. Os acaricidas atualmente usados atuam apenas nas formas fixadas no animal, deixando, portanto 95% da população de carrapatos livres de sua atuação. O nim (Azadirachta indica) é conhecido por atacar diretamente o ciclo reprodutivo dos carrapatos, além de não apresentar riscos à saúde humana como a maioria dos acaricidas convencionais . Os cães estão cada vez mais próximos do homem, o que favorece o surgimento de um potencial zoonótico, já que o R. sanguineus pode erroneamente transmitir a Rickettsia rickettsii, o bioagente da febre maculosa dos humanos. Foram utilizados 60 cães da região de Maringá com parasitismo acentuado (acima de 10 carrapatos) , foram feitas aplicações top spot de óleo de nim diluído a 10% por trinta dias com intervalo de cinco dias a cada aplicação, os animais foram monitorados ao início do projeto acerca de presença de hemoparasitas e volume globular (VG). Foram observados após os trinta dias de teste a presença de ectoparasitas no animal e/ ou no ambiente.
id UNICESU -1_c986ed6663260166762ff1693bd7dad2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6135
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)AcaricidaEctoparasitasNim.O carrapato do cão (Rhipichepalus sanguineus) é conhecido pelo seu potencial patológico e zoonótico. As infestações pelo R. sanguineus são de difícil controle, já que este parasita realiza suas mudas no ambiente e apenas cerca de 5% dos carrapatos permanecem no animal. Os acaricidas atualmente usados atuam apenas nas formas fixadas no animal, deixando, portanto 95% da população de carrapatos livres de sua atuação. O nim (Azadirachta indica) é conhecido por atacar diretamente o ciclo reprodutivo dos carrapatos, além de não apresentar riscos à saúde humana como a maioria dos acaricidas convencionais . Os cães estão cada vez mais próximos do homem, o que favorece o surgimento de um potencial zoonótico, já que o R. sanguineus pode erroneamente transmitir a Rickettsia rickettsii, o bioagente da febre maculosa dos humanos. Foram utilizados 60 cães da região de Maringá com parasitismo acentuado (acima de 10 carrapatos) , foram feitas aplicações top spot de óleo de nim diluído a 10% por trinta dias com intervalo de cinco dias a cada aplicação, os animais foram monitorados ao início do projeto acerca de presença de hemoparasitas e volume globular (VG). Foram observados após os trinta dias de teste a presença de ectoparasitas no animal e/ ou no ambiente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T18:30:51Z2020-10-01T18:30:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6135porPERPÉTUA, Paulo Cesar GonçalvesLIBERATI, Marcela NunesSIMONELLI, Sandra MariaLEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-02T06:01:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
title EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
spellingShingle EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
Acaricida
Ectoparasitas
Nim
.
title_short EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
title_full EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
title_fullStr EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
title_full_unstemmed EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
title_sort EFICÁCIA DO ÓLEO DE NIM (Azadirachta indica) NO CONTROLE DO CARRAPATO DO CÃO (Rhipicephalus sanguineus)
author PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
author_facet PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
LIBERATI, Marcela Nunes
SIMONELLI, Sandra Maria
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
author_role author
author2 LIBERATI, Marcela Nunes
SIMONELLI, Sandra Maria
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
LIBERATI, Marcela Nunes
SIMONELLI, Sandra Maria
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Acaricida
Ectoparasitas
Nim
.
topic Acaricida
Ectoparasitas
Nim
.
description O carrapato do cão (Rhipichepalus sanguineus) é conhecido pelo seu potencial patológico e zoonótico. As infestações pelo R. sanguineus são de difícil controle, já que este parasita realiza suas mudas no ambiente e apenas cerca de 5% dos carrapatos permanecem no animal. Os acaricidas atualmente usados atuam apenas nas formas fixadas no animal, deixando, portanto 95% da população de carrapatos livres de sua atuação. O nim (Azadirachta indica) é conhecido por atacar diretamente o ciclo reprodutivo dos carrapatos, além de não apresentar riscos à saúde humana como a maioria dos acaricidas convencionais . Os cães estão cada vez mais próximos do homem, o que favorece o surgimento de um potencial zoonótico, já que o R. sanguineus pode erroneamente transmitir a Rickettsia rickettsii, o bioagente da febre maculosa dos humanos. Foram utilizados 60 cães da região de Maringá com parasitismo acentuado (acima de 10 carrapatos) , foram feitas aplicações top spot de óleo de nim diluído a 10% por trinta dias com intervalo de cinco dias a cada aplicação, os animais foram monitorados ao início do projeto acerca de presença de hemoparasitas e volume globular (VG). Foram observados após os trinta dias de teste a presença de ectoparasitas no animal e/ ou no ambiente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-01T18:30:51Z
2020-10-01T18:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6135
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942849478656