A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Lizyanne Saldanha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LIMA, Natalia Máximo Souza, OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso.
id UNICESU -1_cb7d0a8b36be97a55113864bef3b29f0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5405
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUSAtenção básicaRecursos humanosSistema Único de SaúdeAs Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-25T17:56:25Z2020-03-25T17:56:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405porSOARES, Lizyanne SaldanhaLIMA, Natalia Máximo SouzaOLIVEIRA, Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
title A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
spellingShingle A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
SOARES, Lizyanne Saldanha
Atenção básica
Recursos humanos
Sistema Único de Saúde
title_short A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
title_full A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
title_fullStr A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
title_full_unstemmed A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
title_sort A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
author SOARES, Lizyanne Saldanha
author_facet SOARES, Lizyanne Saldanha
LIMA, Natalia Máximo Souza
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author_role author
author2 LIMA, Natalia Máximo Souza
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Lizyanne Saldanha
LIMA, Natalia Máximo Souza
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção básica
Recursos humanos
Sistema Único de Saúde
topic Atenção básica
Recursos humanos
Sistema Único de Saúde
description As Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T17:56:25Z
2020-03-25T17:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941520932864