AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEMITI, Gabriela Maria Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FACHINA, Yasmin Jaqueline, GUERRA, Ana Carolina Sestito, ARAÚJO, Lennon Alonso de, VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo, BERGAMASCO, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3353
Resumo: A contaminação de corpos hídricos se tornou um problema recorrente nos últimos anos, devido ao progresso da industrialização. Os corantes são considerados contaminantes nocivos à biota aquática, uma vez que dificultam a incidência de luz solar, impossibilitando a realização da fotossíntese. O azul de metileno é um corante que causa malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos.Dessa forma, métodos alternativos vêm sendo estudados visando sua remoção do meio aquoso. A adsorção utilizando materiais magnéticos à base de carbono vem sendo amplamente aplicada para a remoção de substâncias orgânicas da água. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a remoção do corante azul de metileno do meio aquoso a partir da utilização do adsorvente magnético à base de feltro de fibra de carbono ativada e nanopartículas de óxido de ferro (Fe3O4). Experimentos de adsorção variando a massa de adsorvente e o pH da solução foram conduzidos a fim de otimizar as condições de processo e, para a avalição da morfologia do adsorvente, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV).Os experimentos de adsorção da solução de azul de metileno (30 mg L-1) mostraram melhor desempenho utilizando uma massa de 30 mg e pH 10. A partir das imagens obtidas pelo MEV foi possível comprovar a adesão das nanopartículas à superfície do feltro.
id UNICESU -1_cc0a92f0c2b1984caec8d04ac7e233cb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3353
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUATratamento de águaAzul de metilenoCarbono ativadoAdsorçãoA contaminação de corpos hídricos se tornou um problema recorrente nos últimos anos, devido ao progresso da industrialização. Os corantes são considerados contaminantes nocivos à biota aquática, uma vez que dificultam a incidência de luz solar, impossibilitando a realização da fotossíntese. O azul de metileno é um corante que causa malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos.Dessa forma, métodos alternativos vêm sendo estudados visando sua remoção do meio aquoso. A adsorção utilizando materiais magnéticos à base de carbono vem sendo amplamente aplicada para a remoção de substâncias orgânicas da água. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a remoção do corante azul de metileno do meio aquoso a partir da utilização do adsorvente magnético à base de feltro de fibra de carbono ativada e nanopartículas de óxido de ferro (Fe3O4). Experimentos de adsorção variando a massa de adsorvente e o pH da solução foram conduzidos a fim de otimizar as condições de processo e, para a avalição da morfologia do adsorvente, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV).Os experimentos de adsorção da solução de azul de metileno (30 mg L-1) mostraram melhor desempenho utilizando uma massa de 30 mg e pH 10. A partir das imagens obtidas pelo MEV foi possível comprovar a adesão das nanopartículas à superfície do feltro.UniCesumar2019-12-06T19:38:20Z2019-12-06T19:38:20Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3353otherDEMITI, Gabriela Maria MatosFACHINA, Yasmin JaquelineGUERRA, Ana Carolina SestitoARAÚJO, Lennon Alonso deVIEIRA, Angélica Marquetotti SalcedoBERGAMASCO, Rosângelareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:42.867Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
title AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
spellingShingle AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
DEMITI, Gabriela Maria Matos
Tratamento de água
Azul de metileno
Carbono ativado
Adsorção
title_short AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
title_full AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
title_fullStr AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
title_sort AVALIAÇÃO DE ADSORVENTE MAGNÉTICO À BASE DE CARBONO PARA A REMOÇÃO DE AZUL DE METILENO DA ÁGUA
author DEMITI, Gabriela Maria Matos
author_facet DEMITI, Gabriela Maria Matos
FACHINA, Yasmin Jaqueline
GUERRA, Ana Carolina Sestito
ARAÚJO, Lennon Alonso de
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
BERGAMASCO, Rosângela
author_role author
author2 FACHINA, Yasmin Jaqueline
GUERRA, Ana Carolina Sestito
ARAÚJO, Lennon Alonso de
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
BERGAMASCO, Rosângela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DEMITI, Gabriela Maria Matos
FACHINA, Yasmin Jaqueline
GUERRA, Ana Carolina Sestito
ARAÚJO, Lennon Alonso de
VIEIRA, Angélica Marquetotti Salcedo
BERGAMASCO, Rosângela
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento de água
Azul de metileno
Carbono ativado
Adsorção
topic Tratamento de água
Azul de metileno
Carbono ativado
Adsorção
dc.description.none.fl_txt_mv A contaminação de corpos hídricos se tornou um problema recorrente nos últimos anos, devido ao progresso da industrialização. Os corantes são considerados contaminantes nocivos à biota aquática, uma vez que dificultam a incidência de luz solar, impossibilitando a realização da fotossíntese. O azul de metileno é um corante que causa malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos.Dessa forma, métodos alternativos vêm sendo estudados visando sua remoção do meio aquoso. A adsorção utilizando materiais magnéticos à base de carbono vem sendo amplamente aplicada para a remoção de substâncias orgânicas da água. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a remoção do corante azul de metileno do meio aquoso a partir da utilização do adsorvente magnético à base de feltro de fibra de carbono ativada e nanopartículas de óxido de ferro (Fe3O4). Experimentos de adsorção variando a massa de adsorvente e o pH da solução foram conduzidos a fim de otimizar as condições de processo e, para a avalição da morfologia do adsorvente, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV).Os experimentos de adsorção da solução de azul de metileno (30 mg L-1) mostraram melhor desempenho utilizando uma massa de 30 mg e pH 10. A partir das imagens obtidas pelo MEV foi possível comprovar a adesão das nanopartículas à superfície do feltro.
description A contaminação de corpos hídricos se tornou um problema recorrente nos últimos anos, devido ao progresso da industrialização. Os corantes são considerados contaminantes nocivos à biota aquática, uma vez que dificultam a incidência de luz solar, impossibilitando a realização da fotossíntese. O azul de metileno é um corante que causa malefícios ao meio ambiente e aos seres humanos.Dessa forma, métodos alternativos vêm sendo estudados visando sua remoção do meio aquoso. A adsorção utilizando materiais magnéticos à base de carbono vem sendo amplamente aplicada para a remoção de substâncias orgânicas da água. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a remoção do corante azul de metileno do meio aquoso a partir da utilização do adsorvente magnético à base de feltro de fibra de carbono ativada e nanopartículas de óxido de ferro (Fe3O4). Experimentos de adsorção variando a massa de adsorvente e o pH da solução foram conduzidos a fim de otimizar as condições de processo e, para a avalição da morfologia do adsorvente, foi realizada a análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV).Os experimentos de adsorção da solução de azul de metileno (30 mg L-1) mostraram melhor desempenho utilizando uma massa de 30 mg e pH 10. A partir das imagens obtidas pelo MEV foi possível comprovar a adesão das nanopartículas à superfície do feltro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T19:38:20Z
2019-12-06T19:38:20Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3353
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3353
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588063457280