DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERINI, Thaísa Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: COUTINHO, Leonardo, FRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza Scolari, BORGHI, Ana Carla, CARREIRA, Lígia, RISSARDO, Leidyani Karina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3226
Resumo: Objetivou-se identificar os fatores que influenciam na qualidade do processo de trabalho de médicos e enfermeiros em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa que foi realizado na Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo os profissionais Enfermeiros e Médicos que trabalham na UPA Zona Norte indiferente do horário e que tivessem sua contratação pela unidade posterior há seis meses. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram gravados e analisados a luz do referencial metodológico de Bardin. Os resultados revelaram que os percalços relatados pelos profissionais na qualidade do atendimento na unidade de pronto atendimento envolveram situações gerais da dinâmica do serviço e sua hierarquia, bem como o próprio nível de entendimento do usuário sobre o serviço de saúde, proporcionando o alto fluxo de atendimento e limitando a qualidade da assistência. Sugere-se um olhar diferenciado para essas unidades de pronto atendimento, além demais estudos que abarquem esta temática.
id UNICESU -1_cc4b6e29962ac2b2becbf52f8e796db9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3226
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTOAssistência em urgênciaAtendimento médicoMecanização do atendimentoServiços de saúdeObjetivou-se identificar os fatores que influenciam na qualidade do processo de trabalho de médicos e enfermeiros em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa que foi realizado na Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo os profissionais Enfermeiros e Médicos que trabalham na UPA Zona Norte indiferente do horário e que tivessem sua contratação pela unidade posterior há seis meses. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram gravados e analisados a luz do referencial metodológico de Bardin. Os resultados revelaram que os percalços relatados pelos profissionais na qualidade do atendimento na unidade de pronto atendimento envolveram situações gerais da dinâmica do serviço e sua hierarquia, bem como o próprio nível de entendimento do usuário sobre o serviço de saúde, proporcionando o alto fluxo de atendimento e limitando a qualidade da assistência. Sugere-se um olhar diferenciado para essas unidades de pronto atendimento, além demais estudos que abarquem esta temática.UniCesumar2019-11-28T12:43:13Z2019-11-28T12:43:13Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3226otherPERINI, Thaísa PaulaCOUTINHO, LeonardoFRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza ScolariBORGHI, Ana CarlaCARREIRA, LígiaRISSARDO, Leidyani Karinareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:35.263Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
title DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
spellingShingle DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
PERINI, Thaísa Paula
Assistência em urgência
Atendimento médico
Mecanização do atendimento
Serviços de saúde
title_short DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
title_full DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
title_fullStr DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
title_full_unstemmed DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
title_sort DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
author PERINI, Thaísa Paula
author_facet PERINI, Thaísa Paula
COUTINHO, Leonardo
FRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza Scolari
BORGHI, Ana Carla
CARREIRA, Lígia
RISSARDO, Leidyani Karina
author_role author
author2 COUTINHO, Leonardo
FRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza Scolari
BORGHI, Ana Carla
CARREIRA, Lígia
RISSARDO, Leidyani Karina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERINI, Thaísa Paula
COUTINHO, Leonardo
FRANCISCO, Giovana Aparecida de Souza Scolari
BORGHI, Ana Carla
CARREIRA, Lígia
RISSARDO, Leidyani Karina
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência em urgência
Atendimento médico
Mecanização do atendimento
Serviços de saúde
topic Assistência em urgência
Atendimento médico
Mecanização do atendimento
Serviços de saúde
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivou-se identificar os fatores que influenciam na qualidade do processo de trabalho de médicos e enfermeiros em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa que foi realizado na Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo os profissionais Enfermeiros e Médicos que trabalham na UPA Zona Norte indiferente do horário e que tivessem sua contratação pela unidade posterior há seis meses. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram gravados e analisados a luz do referencial metodológico de Bardin. Os resultados revelaram que os percalços relatados pelos profissionais na qualidade do atendimento na unidade de pronto atendimento envolveram situações gerais da dinâmica do serviço e sua hierarquia, bem como o próprio nível de entendimento do usuário sobre o serviço de saúde, proporcionando o alto fluxo de atendimento e limitando a qualidade da assistência. Sugere-se um olhar diferenciado para essas unidades de pronto atendimento, além demais estudos que abarquem esta temática.
description Objetivou-se identificar os fatores que influenciam na qualidade do processo de trabalho de médicos e enfermeiros em uma Unidade de Pronto Atendimento. Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa que foi realizado na Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo os profissionais Enfermeiros e Médicos que trabalham na UPA Zona Norte indiferente do horário e que tivessem sua contratação pela unidade posterior há seis meses. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os depoimentos foram gravados e analisados a luz do referencial metodológico de Bardin. Os resultados revelaram que os percalços relatados pelos profissionais na qualidade do atendimento na unidade de pronto atendimento envolveram situações gerais da dinâmica do serviço e sua hierarquia, bem como o próprio nível de entendimento do usuário sobre o serviço de saúde, proporcionando o alto fluxo de atendimento e limitando a qualidade da assistência. Sugere-se um olhar diferenciado para essas unidades de pronto atendimento, além demais estudos que abarquem esta temática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T12:43:13Z
2019-11-28T12:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3226
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3226
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948625965285376