A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Andréia Mara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547
Resumo: A depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque visto as repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua auto-eficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se a seleção dos artigos junto às bases de dados: LILACS e Scielo, e de livros através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em conseqüência da depressão infantil, pode ocorrer um comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas podem ser dificuldades de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, baixa na motivação, abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar envolve um processo em que a crença de auto-eficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está deprimida ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que abordem o tema para que se aprofunde o conhecimento deste transtorno e de suas conseqüências para a vida da criança, a fim de que se possa oferecer um suporte psicológico mais adequado, bem como elaborar estratégias de prevenção.
id UNICESU -1_cd81b7e71480675241b4682e5c702b5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5547
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLARAuto-eficáciaDepressão infantilRendimento escolarA depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque visto as repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua auto-eficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se a seleção dos artigos junto às bases de dados: LILACS e Scielo, e de livros através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em conseqüência da depressão infantil, pode ocorrer um comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas podem ser dificuldades de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, baixa na motivação, abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar envolve um processo em que a crença de auto-eficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está deprimida ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que abordem o tema para que se aprofunde o conhecimento deste transtorno e de suas conseqüências para a vida da criança, a fim de que se possa oferecer um suporte psicológico mais adequado, bem como elaborar estratégias de prevenção.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-08T21:41:39Z2020-04-08T21:41:39Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547porFERNANDES, Andréia MaraMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:46:34ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
title A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
spellingShingle A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
FERNANDES, Andréia Mara
Auto-eficácia
Depressão infantil
Rendimento escolar
title_short A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
title_full A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
title_fullStr A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
title_full_unstemmed A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
title_sort A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
author FERNANDES, Andréia Mara
author_facet FERNANDES, Andréia Mara
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 MILANI, Rute Grossi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Andréia Mara
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Depressão infantil
Rendimento escolar
topic Auto-eficácia
Depressão infantil
Rendimento escolar
description A depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque visto as repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua auto-eficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se a seleção dos artigos junto às bases de dados: LILACS e Scielo, e de livros através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em conseqüência da depressão infantil, pode ocorrer um comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas podem ser dificuldades de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, baixa na motivação, abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar envolve um processo em que a crença de auto-eficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está deprimida ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que abordem o tema para que se aprofunde o conhecimento deste transtorno e de suas conseqüências para a vida da criança, a fim de que se possa oferecer um suporte psicológico mais adequado, bem como elaborar estratégias de prevenção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-08T21:41:39Z
2020-04-08T21:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771958058024960