FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CARDOSO, Paula de Souza, PAVANELLI, Gilberto Cezar, VELHO, Ana Paula Machado
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3159
Resumo: Zoonoses são doenças que afetam a saúde do homem e geram grande impacto na saúde mundial, ocorrendo especialmente em países de clima tropicais e subtropicais, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Dentre as principais zoonoses que colocam em risco a população, destaca-se a dengue, considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo busca analisar os fatores sociais e ambientais que possibilitam a dispersão da dengue no Brasil. Utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia adotada para a pesquisa e as bases de dados eletrônicas utilizadas para a coleta dos dados, foram: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e bibliotecas universitárias. Os dados evidenciam que a realidade social do Brasil quanto à falta de saneamento básico e o descuido da população no que se refere aos hábitos de saúde e de higiene, somados as condições climáticas do país possibilitam um terreno fértil para a dispersão da dengue no território nacional. O estudo ainda revela a importância da mobilização da população para interagir com o setor de saúde pública, visando à criação de estratégias para a eliminação da dengue no país.
id UNICESU -1_cddb897c40f61ab48b7a578434911ed8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3159
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTALSaúde públicaDengueEpidemiasAedes aegyptiZoonoses são doenças que afetam a saúde do homem e geram grande impacto na saúde mundial, ocorrendo especialmente em países de clima tropicais e subtropicais, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Dentre as principais zoonoses que colocam em risco a população, destaca-se a dengue, considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo busca analisar os fatores sociais e ambientais que possibilitam a dispersão da dengue no Brasil. Utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia adotada para a pesquisa e as bases de dados eletrônicas utilizadas para a coleta dos dados, foram: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e bibliotecas universitárias. Os dados evidenciam que a realidade social do Brasil quanto à falta de saneamento básico e o descuido da população no que se refere aos hábitos de saúde e de higiene, somados as condições climáticas do país possibilitam um terreno fértil para a dispersão da dengue no território nacional. O estudo ainda revela a importância da mobilização da população para interagir com o setor de saúde pública, visando à criação de estratégias para a eliminação da dengue no país.UniCesumar2019-11-27T15:01:43Z2019-11-27T15:01:43Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3159otherGREINERT, Bruna Rafaele MilhoriniCARDOSO, Paula de SouzaPAVANELLI, Gilberto CezarVELHO, Ana Paula Machadoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:14.172Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
title FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
spellingShingle FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Saúde pública
Dengue
Epidemias
Aedes aegypti
title_short FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
title_full FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
title_fullStr FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
title_full_unstemmed FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
title_sort FATORES RELACIONADOS À EVOLUÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO BRASIL: UMA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL
author GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
author_facet GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
CARDOSO, Paula de Souza
PAVANELLI, Gilberto Cezar
VELHO, Ana Paula Machado
author_role author
author2 CARDOSO, Paula de Souza
PAVANELLI, Gilberto Cezar
VELHO, Ana Paula Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
CARDOSO, Paula de Souza
PAVANELLI, Gilberto Cezar
VELHO, Ana Paula Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Dengue
Epidemias
Aedes aegypti
topic Saúde pública
Dengue
Epidemias
Aedes aegypti
dc.description.none.fl_txt_mv Zoonoses são doenças que afetam a saúde do homem e geram grande impacto na saúde mundial, ocorrendo especialmente em países de clima tropicais e subtropicais, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Dentre as principais zoonoses que colocam em risco a população, destaca-se a dengue, considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo busca analisar os fatores sociais e ambientais que possibilitam a dispersão da dengue no Brasil. Utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia adotada para a pesquisa e as bases de dados eletrônicas utilizadas para a coleta dos dados, foram: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e bibliotecas universitárias. Os dados evidenciam que a realidade social do Brasil quanto à falta de saneamento básico e o descuido da população no que se refere aos hábitos de saúde e de higiene, somados as condições climáticas do país possibilitam um terreno fértil para a dispersão da dengue no território nacional. O estudo ainda revela a importância da mobilização da população para interagir com o setor de saúde pública, visando à criação de estratégias para a eliminação da dengue no país.
description Zoonoses são doenças que afetam a saúde do homem e geram grande impacto na saúde mundial, ocorrendo especialmente em países de clima tropicais e subtropicais, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Dentre as principais zoonoses que colocam em risco a população, destaca-se a dengue, considerada um grave problema de saúde pública no Brasil. Portanto, o presente estudo busca analisar os fatores sociais e ambientais que possibilitam a dispersão da dengue no Brasil. Utilizou-se a revisão bibliográfica como metodologia adotada para a pesquisa e as bases de dados eletrônicas utilizadas para a coleta dos dados, foram: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e bibliotecas universitárias. Os dados evidenciam que a realidade social do Brasil quanto à falta de saneamento básico e o descuido da população no que se refere aos hábitos de saúde e de higiene, somados as condições climáticas do país possibilitam um terreno fértil para a dispersão da dengue no território nacional. O estudo ainda revela a importância da mobilização da população para interagir com o setor de saúde pública, visando à criação de estratégias para a eliminação da dengue no país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T15:01:43Z
2019-11-27T15:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3159
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3159
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610282782720