TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: EVOLUÇÃO HISTÓRICA NO MANEJO DOS PACIENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÓDIO, Gabriel Berticelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RAMBALDI, Raquel Henriques, PROENÇA, Raquel Lautenschlager Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3530
Resumo: De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM - V, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade - impulsividade que iniciam na infância e podem persistir na vida adulta. Ao longo dos últimos 350 anos a nomenclatura, critérios diagnósticos e tratamentos do TDAH sofreram diversas modificações. Dessa forma,este artigo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do TDAH enfatizando essas mudanças. E ainda, apresentar as diferentes nomenclaturas que esse transtorno do neurodesenvolvimento recebeu e, discutir o impacto dessas inconstâncias de nomenclatura nos critérios diagnósticos do TDAH. A metodologia utilizada para chegar aos alvos propostos foi buscar e analisar artigos científicos em bases de dados, como SCIELO e PubMed, pertinentes ao tema em questão. No processo de refinamento da busca foram delineados critérios de inclusão e exclusão. Como resultados foram encontrados 300 artigos, dos quais apenas 16 foram lidos na íntegra e utilizados na construção da discussão desse projeto. Após discussão, foi possível concluir que as alterações sofridas refletem os esforços da comunidade científica na elaboração de ferramentas precisas para a construção de um manual diagnóstico e terapêutico que contemple o TDAH em suas 3 subdivisões. Contudo, apesar das tentativas realizadas e dos avanços nos métodos de diagnóstico por imagem e exames complementares, não há até o presente momento a definição de uma causa ou conjunto de causas bem definidos e delimitados que expliquem o surgimento e/ou evolução do TDAH.
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