UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELINO, Andrey de Alcântara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CARDIN, Valéria Silva Galdino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5543
Resumo: O presente projeto científico tem por objetivo discutir a possibilidade da legalização das uniões homoafetivas perante o direito pátrio, bem como pesquisar a legislação estrangeira que disciplina o tema. Analisar-se-á, ainda, os preconceitos e lutas travadas pelos homossexuais perante a sociedade na conquista de seus direitos, por meio da aprovação de um projeto de Lei que reconheça um relacionamento homoafetivo como uma entidade familiar. Será também realizado um levantamento jurisprudencial para saber de que forma o Poder Judiciário está solucionando os conflitos oriundos destes vínculos. Ressalte-se que a falta de normatização destas uniões faz com que haja lamentações e frustrações dos homossexuais de países que não aceitam e não reconhecem a união civil homossexual ou qualquer outra forma de reconhecimento pleno de seus direitos (casamento, parceria civil, pacto civil, criminalização da homofobia), em decorrência de motivos e interpretações religiosas e sociológicas distorcidas acerca da homossexualidade, que ainda estão impregnadas e impermeadas de discriminação no seio social. O direito de constituir uma família é para muitos imprescindível para as suas realizações pessoais. Isso se mostra desde a união com o seu parceiro (a) afetivo (a) até a continuação de sua linhagem familiar cuja manifestação ocorre por meio da reprodução, que só pode ser concretizada, no caso dos homossexuais, através da adoção de menores ou por meio de reprodução assistida, via barriga de aluguel.
id UNICESU -1_cfd9418a58dcd07ab344714abe003ef2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5543
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGALHomossexualidadeDiscriminaçãoOmissão legislativaO presente projeto científico tem por objetivo discutir a possibilidade da legalização das uniões homoafetivas perante o direito pátrio, bem como pesquisar a legislação estrangeira que disciplina o tema. Analisar-se-á, ainda, os preconceitos e lutas travadas pelos homossexuais perante a sociedade na conquista de seus direitos, por meio da aprovação de um projeto de Lei que reconheça um relacionamento homoafetivo como uma entidade familiar. Será também realizado um levantamento jurisprudencial para saber de que forma o Poder Judiciário está solucionando os conflitos oriundos destes vínculos. Ressalte-se que a falta de normatização destas uniões faz com que haja lamentações e frustrações dos homossexuais de países que não aceitam e não reconhecem a união civil homossexual ou qualquer outra forma de reconhecimento pleno de seus direitos (casamento, parceria civil, pacto civil, criminalização da homofobia), em decorrência de motivos e interpretações religiosas e sociológicas distorcidas acerca da homossexualidade, que ainda estão impregnadas e impermeadas de discriminação no seio social. O direito de constituir uma família é para muitos imprescindível para as suas realizações pessoais. Isso se mostra desde a união com o seu parceiro (a) afetivo (a) até a continuação de sua linhagem familiar cuja manifestação ocorre por meio da reprodução, que só pode ser concretizada, no caso dos homossexuais, através da adoção de menores ou por meio de reprodução assistida, via barriga de aluguel.UniCesumar2020-04-08T21:06:55Z2020-04-08T21:06:55Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5543otherMARCELINO, Andrey de AlcântaraCARDIN, Valéria Silva Galdinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:36.161Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
title UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
spellingShingle UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
MARCELINO, Andrey de Alcântara
Homossexualidade
Discriminação
Omissão legislativa
title_short UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
title_full UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
title_fullStr UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
title_full_unstemmed UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
title_sort UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO LEGAL
author MARCELINO, Andrey de Alcântara
author_facet MARCELINO, Andrey de Alcântara
CARDIN, Valéria Silva Galdino
author_role author
author2 CARDIN, Valéria Silva Galdino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELINO, Andrey de Alcântara
CARDIN, Valéria Silva Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Homossexualidade
Discriminação
Omissão legislativa
topic Homossexualidade
Discriminação
Omissão legislativa
dc.description.none.fl_txt_mv O presente projeto científico tem por objetivo discutir a possibilidade da legalização das uniões homoafetivas perante o direito pátrio, bem como pesquisar a legislação estrangeira que disciplina o tema. Analisar-se-á, ainda, os preconceitos e lutas travadas pelos homossexuais perante a sociedade na conquista de seus direitos, por meio da aprovação de um projeto de Lei que reconheça um relacionamento homoafetivo como uma entidade familiar. Será também realizado um levantamento jurisprudencial para saber de que forma o Poder Judiciário está solucionando os conflitos oriundos destes vínculos. Ressalte-se que a falta de normatização destas uniões faz com que haja lamentações e frustrações dos homossexuais de países que não aceitam e não reconhecem a união civil homossexual ou qualquer outra forma de reconhecimento pleno de seus direitos (casamento, parceria civil, pacto civil, criminalização da homofobia), em decorrência de motivos e interpretações religiosas e sociológicas distorcidas acerca da homossexualidade, que ainda estão impregnadas e impermeadas de discriminação no seio social. O direito de constituir uma família é para muitos imprescindível para as suas realizações pessoais. Isso se mostra desde a união com o seu parceiro (a) afetivo (a) até a continuação de sua linhagem familiar cuja manifestação ocorre por meio da reprodução, que só pode ser concretizada, no caso dos homossexuais, através da adoção de menores ou por meio de reprodução assistida, via barriga de aluguel.
description O presente projeto científico tem por objetivo discutir a possibilidade da legalização das uniões homoafetivas perante o direito pátrio, bem como pesquisar a legislação estrangeira que disciplina o tema. Analisar-se-á, ainda, os preconceitos e lutas travadas pelos homossexuais perante a sociedade na conquista de seus direitos, por meio da aprovação de um projeto de Lei que reconheça um relacionamento homoafetivo como uma entidade familiar. Será também realizado um levantamento jurisprudencial para saber de que forma o Poder Judiciário está solucionando os conflitos oriundos destes vínculos. Ressalte-se que a falta de normatização destas uniões faz com que haja lamentações e frustrações dos homossexuais de países que não aceitam e não reconhecem a união civil homossexual ou qualquer outra forma de reconhecimento pleno de seus direitos (casamento, parceria civil, pacto civil, criminalização da homofobia), em decorrência de motivos e interpretações religiosas e sociológicas distorcidas acerca da homossexualidade, que ainda estão impregnadas e impermeadas de discriminação no seio social. O direito de constituir uma família é para muitos imprescindível para as suas realizações pessoais. Isso se mostra desde a união com o seu parceiro (a) afetivo (a) até a continuação de sua linhagem familiar cuja manifestação ocorre por meio da reprodução, que só pode ser concretizada, no caso dos homossexuais, através da adoção de menores ou por meio de reprodução assistida, via barriga de aluguel.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-08T21:06:55Z
2020-04-08T21:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5543
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5543
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641265057792