CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BARROS, Kellen Nobre de, SARTOR, Claudenice Francisca Providelo, PATRONI, Sandra Magda Sanches
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5852
Resumo: Alguns estudos realizados sobre cultivos de plantas mostraram que, quando a planta é cultivada em soluções nutritivas com diferentes níveis de potássio e nitrogênio, apresenta variação na quantidade e concentração de substâncias produzidas. A Pereskia aculeata é uma planta muito rica em proteínas essenciais e pouco estudada cientificamente, podendo ser utilizada, por exemplo, para combater a desnutrição, bem como para o uso veterinário, servindo de alimento para o gado e outros animais. É uma trepadeira arbustiva, conhecida popularmente como ora-pro-nobis, pertencente à família Cactaceae. Pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul, sendo considerada uma planta rústica e persistente que se desenvolve em diferentes tipos de solo. Não é exigente em fertilidade, pois se adapta em locais onde haja luz plena. Popularmente suas folhas, além de serem usadas como fonte de proteínas, também são utilizadas como emoliente, onde seus frutos são utilizados como expectorante e antissifilítico. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes composições de solos na produção de proteínas em Pereskia aculeata. A quantificação do teor protéico de Pereskia aculeata foi desenvolvida pelo método de Kjeldahl, onde se relacionou o cultivo da planta em diferentes tipos de solos. Na determinação de proteína bruta das folhas de P. aculeata pelo método de Kjeldahl foram encontrados em diferentes tipos de solos T1, T2 e T3 um percentual de 4,16%, 4,23% e 3,71%, respectivamente. Os diferentes tratamentos do solo não influenciaram muito no teor de proteínas metabolizadas pela planta em estudo.
id UNICESU -1_d087b5a967333b4cd7c96e5b8f21b8e8
oai_identifier_str oai:CTOS-SRV-WEB24:123456789/5852
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATAAdubaçãoPereskia aculeataAnálise nutricionalAlguns estudos realizados sobre cultivos de plantas mostraram que, quando a planta é cultivada em soluções nutritivas com diferentes níveis de potássio e nitrogênio, apresenta variação na quantidade e concentração de substâncias produzidas. A Pereskia aculeata é uma planta muito rica em proteínas essenciais e pouco estudada cientificamente, podendo ser utilizada, por exemplo, para combater a desnutrição, bem como para o uso veterinário, servindo de alimento para o gado e outros animais. É uma trepadeira arbustiva, conhecida popularmente como ora-pro-nobis, pertencente à família Cactaceae. Pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul, sendo considerada uma planta rústica e persistente que se desenvolve em diferentes tipos de solo. Não é exigente em fertilidade, pois se adapta em locais onde haja luz plena. Popularmente suas folhas, além de serem usadas como fonte de proteínas, também são utilizadas como emoliente, onde seus frutos são utilizados como expectorante e antissifilítico. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes composições de solos na produção de proteínas em Pereskia aculeata. A quantificação do teor protéico de Pereskia aculeata foi desenvolvida pelo método de Kjeldahl, onde se relacionou o cultivo da planta em diferentes tipos de solos. Na determinação de proteína bruta das folhas de P. aculeata pelo método de Kjeldahl foram encontrados em diferentes tipos de solos T1, T2 e T3 um percentual de 4,16%, 4,23% e 3,71%, respectivamente. Os diferentes tratamentos do solo não influenciaram muito no teor de proteínas metabolizadas pela planta em estudo.UniCesumar2020-05-26T18:39:29Z2020-05-26T18:39:29Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5852otherGUIMARÃES, Hudson Efrain TheodoroBARROS, Kellen Nobre deSARTOR, Claudenice Francisca ProvideloPATRONI, Sandra Magda Sanchesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T16:59:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-06 16:59:58.822Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
title CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
spellingShingle CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
Adubação
Pereskia aculeata
Análise nutricional
title_short CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
title_full CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
title_fullStr CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
title_full_unstemmed CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
title_sort CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
author GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
author_facet GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
BARROS, Kellen Nobre de
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
PATRONI, Sandra Magda Sanches
author_role author
author2 BARROS, Kellen Nobre de
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
PATRONI, Sandra Magda Sanches
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
BARROS, Kellen Nobre de
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
PATRONI, Sandra Magda Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação
Pereskia aculeata
Análise nutricional
topic Adubação
Pereskia aculeata
Análise nutricional
dc.description.none.fl_txt_mv Alguns estudos realizados sobre cultivos de plantas mostraram que, quando a planta é cultivada em soluções nutritivas com diferentes níveis de potássio e nitrogênio, apresenta variação na quantidade e concentração de substâncias produzidas. A Pereskia aculeata é uma planta muito rica em proteínas essenciais e pouco estudada cientificamente, podendo ser utilizada, por exemplo, para combater a desnutrição, bem como para o uso veterinário, servindo de alimento para o gado e outros animais. É uma trepadeira arbustiva, conhecida popularmente como ora-pro-nobis, pertencente à família Cactaceae. Pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul, sendo considerada uma planta rústica e persistente que se desenvolve em diferentes tipos de solo. Não é exigente em fertilidade, pois se adapta em locais onde haja luz plena. Popularmente suas folhas, além de serem usadas como fonte de proteínas, também são utilizadas como emoliente, onde seus frutos são utilizados como expectorante e antissifilítico. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes composições de solos na produção de proteínas em Pereskia aculeata. A quantificação do teor protéico de Pereskia aculeata foi desenvolvida pelo método de Kjeldahl, onde se relacionou o cultivo da planta em diferentes tipos de solos. Na determinação de proteína bruta das folhas de P. aculeata pelo método de Kjeldahl foram encontrados em diferentes tipos de solos T1, T2 e T3 um percentual de 4,16%, 4,23% e 3,71%, respectivamente. Os diferentes tratamentos do solo não influenciaram muito no teor de proteínas metabolizadas pela planta em estudo.
description Alguns estudos realizados sobre cultivos de plantas mostraram que, quando a planta é cultivada em soluções nutritivas com diferentes níveis de potássio e nitrogênio, apresenta variação na quantidade e concentração de substâncias produzidas. A Pereskia aculeata é uma planta muito rica em proteínas essenciais e pouco estudada cientificamente, podendo ser utilizada, por exemplo, para combater a desnutrição, bem como para o uso veterinário, servindo de alimento para o gado e outros animais. É uma trepadeira arbustiva, conhecida popularmente como ora-pro-nobis, pertencente à família Cactaceae. Pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul, sendo considerada uma planta rústica e persistente que se desenvolve em diferentes tipos de solo. Não é exigente em fertilidade, pois se adapta em locais onde haja luz plena. Popularmente suas folhas, além de serem usadas como fonte de proteínas, também são utilizadas como emoliente, onde seus frutos são utilizados como expectorante e antissifilítico. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes composições de solos na produção de proteínas em Pereskia aculeata. A quantificação do teor protéico de Pereskia aculeata foi desenvolvida pelo método de Kjeldahl, onde se relacionou o cultivo da planta em diferentes tipos de solos. Na determinação de proteína bruta das folhas de P. aculeata pelo método de Kjeldahl foram encontrados em diferentes tipos de solos T1, T2 e T3 um percentual de 4,16%, 4,23% e 3,71%, respectivamente. Os diferentes tratamentos do solo não influenciaram muito no teor de proteínas metabolizadas pela planta em estudo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-26T18:39:29Z
2020-05-26T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5852
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5852
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1668900933037195265