ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEZMER, Jean Roque Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PAPPA, Marcia Fernanda, CHIROLLI, Daiane Maria de Genaro
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5439
Resumo: A indústria de confecção sofre várias mudanças ao longo de um ano, devido a diversas coleções que são inseridas na linha produtiva, dessa forma o planejamento e controle da produção deve estar integrado aos demais setores da organização para que o cliente receba seu produto no período acordado. O artigo teve como objetivo analisar o sistema produtivo de uma indústria de confecção através do acompanhamento de seu lead time produtivo, visualizando relações entre os setores que compreendem a cadeia produtiva interna, e seus colaboradores externos. Para esta análise, foi utilizado como metodologia, a pesquisa exploratória quantitativa, e ferramentas como técnicas de coleta de dados, observação e técnicas de análise de dados. Este estudo constatou um atraso considerável entre o lead time previsto e o realizado de vários setores da linha de produção, e como conseqüência disso um atraso no lead time geral das ordens de corte, sendo o principal motivo para o ocorrido, a falta de matéria-prima. Posteriormente analisado os fatores que causaram essa falta, constatou-se que o agente principal para essa ocorrência foi à existência de vendas acima do pré-estabelecido pela organização no inicio do período estimado. Assim, conclui-se a necessidade de se estabelecer uma estrutura produtiva bem organizada, levando em consideração a capacidade produtiva interna e externa de seus setores, parceiros e fornecedores, visto que esta informação deve ser apresentada primeiramente pelo setor de produção, para que tenha uma participação direta nas tomadas de decisões estratégicas da organização.
id UNICESU -1_d0c4c3f796b6e3506f225819222f907e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5439
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃOLead timeProduçãoIndústriaConfecçãoA indústria de confecção sofre várias mudanças ao longo de um ano, devido a diversas coleções que são inseridas na linha produtiva, dessa forma o planejamento e controle da produção deve estar integrado aos demais setores da organização para que o cliente receba seu produto no período acordado. O artigo teve como objetivo analisar o sistema produtivo de uma indústria de confecção através do acompanhamento de seu lead time produtivo, visualizando relações entre os setores que compreendem a cadeia produtiva interna, e seus colaboradores externos. Para esta análise, foi utilizado como metodologia, a pesquisa exploratória quantitativa, e ferramentas como técnicas de coleta de dados, observação e técnicas de análise de dados. Este estudo constatou um atraso considerável entre o lead time previsto e o realizado de vários setores da linha de produção, e como conseqüência disso um atraso no lead time geral das ordens de corte, sendo o principal motivo para o ocorrido, a falta de matéria-prima. Posteriormente analisado os fatores que causaram essa falta, constatou-se que o agente principal para essa ocorrência foi à existência de vendas acima do pré-estabelecido pela organização no inicio do período estimado. Assim, conclui-se a necessidade de se estabelecer uma estrutura produtiva bem organizada, levando em consideração a capacidade produtiva interna e externa de seus setores, parceiros e fornecedores, visto que esta informação deve ser apresentada primeiramente pelo setor de produção, para que tenha uma participação direta nas tomadas de decisões estratégicas da organização.UniCesumar2020-03-26T14:30:04Z2020-03-26T14:30:04Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5439otherLEZMER, Jean Roque SantosPAPPA, Marcia FernandaCHIROLLI, Daiane Maria de Genaroreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:22.871Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
title ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
spellingShingle ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
LEZMER, Jean Roque Santos
Lead time
Produção
Indústria
Confecção
title_short ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
title_full ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
title_fullStr ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
title_full_unstemmed ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
title_sort ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
author LEZMER, Jean Roque Santos
author_facet LEZMER, Jean Roque Santos
PAPPA, Marcia Fernanda
CHIROLLI, Daiane Maria de Genaro
author_role author
author2 PAPPA, Marcia Fernanda
CHIROLLI, Daiane Maria de Genaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEZMER, Jean Roque Santos
PAPPA, Marcia Fernanda
CHIROLLI, Daiane Maria de Genaro
dc.subject.por.fl_str_mv Lead time
Produção
Indústria
Confecção
topic Lead time
Produção
Indústria
Confecção
dc.description.none.fl_txt_mv A indústria de confecção sofre várias mudanças ao longo de um ano, devido a diversas coleções que são inseridas na linha produtiva, dessa forma o planejamento e controle da produção deve estar integrado aos demais setores da organização para que o cliente receba seu produto no período acordado. O artigo teve como objetivo analisar o sistema produtivo de uma indústria de confecção através do acompanhamento de seu lead time produtivo, visualizando relações entre os setores que compreendem a cadeia produtiva interna, e seus colaboradores externos. Para esta análise, foi utilizado como metodologia, a pesquisa exploratória quantitativa, e ferramentas como técnicas de coleta de dados, observação e técnicas de análise de dados. Este estudo constatou um atraso considerável entre o lead time previsto e o realizado de vários setores da linha de produção, e como conseqüência disso um atraso no lead time geral das ordens de corte, sendo o principal motivo para o ocorrido, a falta de matéria-prima. Posteriormente analisado os fatores que causaram essa falta, constatou-se que o agente principal para essa ocorrência foi à existência de vendas acima do pré-estabelecido pela organização no inicio do período estimado. Assim, conclui-se a necessidade de se estabelecer uma estrutura produtiva bem organizada, levando em consideração a capacidade produtiva interna e externa de seus setores, parceiros e fornecedores, visto que esta informação deve ser apresentada primeiramente pelo setor de produção, para que tenha uma participação direta nas tomadas de decisões estratégicas da organização.
description A indústria de confecção sofre várias mudanças ao longo de um ano, devido a diversas coleções que são inseridas na linha produtiva, dessa forma o planejamento e controle da produção deve estar integrado aos demais setores da organização para que o cliente receba seu produto no período acordado. O artigo teve como objetivo analisar o sistema produtivo de uma indústria de confecção através do acompanhamento de seu lead time produtivo, visualizando relações entre os setores que compreendem a cadeia produtiva interna, e seus colaboradores externos. Para esta análise, foi utilizado como metodologia, a pesquisa exploratória quantitativa, e ferramentas como técnicas de coleta de dados, observação e técnicas de análise de dados. Este estudo constatou um atraso considerável entre o lead time previsto e o realizado de vários setores da linha de produção, e como conseqüência disso um atraso no lead time geral das ordens de corte, sendo o principal motivo para o ocorrido, a falta de matéria-prima. Posteriormente analisado os fatores que causaram essa falta, constatou-se que o agente principal para essa ocorrência foi à existência de vendas acima do pré-estabelecido pela organização no inicio do período estimado. Assim, conclui-se a necessidade de se estabelecer uma estrutura produtiva bem organizada, levando em consideração a capacidade produtiva interna e externa de seus setores, parceiros e fornecedores, visto que esta informação deve ser apresentada primeiramente pelo setor de produção, para que tenha uma participação direta nas tomadas de decisões estratégicas da organização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-26T14:30:04Z
2020-03-26T14:30:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5439
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5439
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619479842816