A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JORGE, Bianca Stefany Dias de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GANEM, Keila Mary Gabriel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9403
Resumo: O movimento da reforma psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização teve como um dos objetivos reinserir os pacientes psiquiátricos na comunidade e promover um cuidado humanizado. A presente pesquisa visa compreender como foi a reinserção do paciente psiquiátrico na sociedade com o processo da reforma psiquiátrica e com as mudanças no campo da saúde mental e o impacto dessas mudanças no cotidiano dessas pessoas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, por meio da coleta de dados com os participantes que prestam serviços voluntariamente na Associação Maringaense de Saúde Mental, na cidade de Maringá/PR em que são realizados trabalhos gratuitos com familiares que cuidam de usuários da saúde mental. Os dados obtidos se deram através de uma entrevista semiestruturada, remota, transcritas na íntegra, e posteriormente procedeu-se a análise de conteúdo, segundo Bardin. Com os resultados, foi possível compreender que o impacto da reinserção social dos usuários da saúde mental, refletem em cuidados básicos do cotidiano, dificuldades de relacionamento interpessoal e se inserção no campo do trabalho e nos estudos. Conclui-se que devido a essas dificuldades encontradas no campo social, produz no sujeito, sentimento de incapacidade, tristeza e depressão, pois são invalidados em geral pela comunidade por conta dos seus diagnósticos. Salienta-se, a importância de produzir trabalhos com o meio social e cultural para reduzir estigmas em relação ao transtorno mental e programas que possa contribuir na reinserção do sujeito em sofrimento psíquico no campo do trabalho e dos estudos.
id UNICESU -1_d0fc2ad8b56ff3a95a2b0188269064b7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9403
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICAReforma psiquiatraSaúde mentalTranstorno mentalO movimento da reforma psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização teve como um dos objetivos reinserir os pacientes psiquiátricos na comunidade e promover um cuidado humanizado. A presente pesquisa visa compreender como foi a reinserção do paciente psiquiátrico na sociedade com o processo da reforma psiquiátrica e com as mudanças no campo da saúde mental e o impacto dessas mudanças no cotidiano dessas pessoas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, por meio da coleta de dados com os participantes que prestam serviços voluntariamente na Associação Maringaense de Saúde Mental, na cidade de Maringá/PR em que são realizados trabalhos gratuitos com familiares que cuidam de usuários da saúde mental. Os dados obtidos se deram através de uma entrevista semiestruturada, remota, transcritas na íntegra, e posteriormente procedeu-se a análise de conteúdo, segundo Bardin. Com os resultados, foi possível compreender que o impacto da reinserção social dos usuários da saúde mental, refletem em cuidados básicos do cotidiano, dificuldades de relacionamento interpessoal e se inserção no campo do trabalho e nos estudos. Conclui-se que devido a essas dificuldades encontradas no campo social, produz no sujeito, sentimento de incapacidade, tristeza e depressão, pois são invalidados em geral pela comunidade por conta dos seus diagnósticos. Salienta-se, a importância de produzir trabalhos com o meio social e cultural para reduzir estigmas em relação ao transtorno mental e programas que possa contribuir na reinserção do sujeito em sofrimento psíquico no campo do trabalho e dos estudos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T13:01:42Z2022-04-01T13:01:42Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9403porEncontro Internacional de Produção CientíficaJORGE, Bianca Stefany Dias deGANEM, Keila Mary Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-02T06:00:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
title A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
spellingShingle A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
JORGE, Bianca Stefany Dias de
Reforma psiquiatra
Saúde mental
Transtorno mental
title_short A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
title_full A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
title_fullStr A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
title_full_unstemmed A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
title_sort A REINSERÇÃO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO NA SOCIEDADE APÓS A REFORMA PSIQUIÁTRICA
author JORGE, Bianca Stefany Dias de
author_facet JORGE, Bianca Stefany Dias de
GANEM, Keila Mary Gabriel
author_role author
author2 GANEM, Keila Mary Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JORGE, Bianca Stefany Dias de
GANEM, Keila Mary Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma psiquiatra
Saúde mental
Transtorno mental
topic Reforma psiquiatra
Saúde mental
Transtorno mental
description O movimento da reforma psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização teve como um dos objetivos reinserir os pacientes psiquiátricos na comunidade e promover um cuidado humanizado. A presente pesquisa visa compreender como foi a reinserção do paciente psiquiátrico na sociedade com o processo da reforma psiquiátrica e com as mudanças no campo da saúde mental e o impacto dessas mudanças no cotidiano dessas pessoas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, por meio da coleta de dados com os participantes que prestam serviços voluntariamente na Associação Maringaense de Saúde Mental, na cidade de Maringá/PR em que são realizados trabalhos gratuitos com familiares que cuidam de usuários da saúde mental. Os dados obtidos se deram através de uma entrevista semiestruturada, remota, transcritas na íntegra, e posteriormente procedeu-se a análise de conteúdo, segundo Bardin. Com os resultados, foi possível compreender que o impacto da reinserção social dos usuários da saúde mental, refletem em cuidados básicos do cotidiano, dificuldades de relacionamento interpessoal e se inserção no campo do trabalho e nos estudos. Conclui-se que devido a essas dificuldades encontradas no campo social, produz no sujeito, sentimento de incapacidade, tristeza e depressão, pois são invalidados em geral pela comunidade por conta dos seus diagnósticos. Salienta-se, a importância de produzir trabalhos com o meio social e cultural para reduzir estigmas em relação ao transtorno mental e programas que possa contribuir na reinserção do sujeito em sofrimento psíquico no campo do trabalho e dos estudos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-01T13:01:42Z
2022-04-01T13:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9403
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955372621824