ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KLEIN, Patrícia Fernanda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GUASTALA, Fabio Alexandre Moreschi, COLOSIO, Renata Cappellazzo, FACCI, Lígia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar e comparar as alterações cardiovasculares promovidas pelos métodos Isostretching e RPG em pacientes com lombalgia crônica. Foram selecionados catorze pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A amostra foi randomizada em dois grupos: 1)Isostretching e 2)RPG, sendo o grupo 1 constituído por cinco indivíduos e o grupo 2 por nove. As posturas de RPG e Isostretching foram selecionadas de acordo com a avaliação postural de cada paciente. Foram mensuradas frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) em repouso e durante o exercício. Os pacientes foram acompanhados individualmente, durante 12 sessões de 45 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. Considerou-se estatisticamente significantes os valores de p<0,05, obtidos a partir do Teste T de Student. O tempo médio de queixa de dor lombar foi de 83,57 meses. No método Isostretching houve aumento significativo da FC durante o exercício em quatro das doze sessões de tratamento. Não houve significância estatística nas médias de FC do grupo 2. A pressão arterial aumentou de forma discreta em ambos os grupos, com significância na 5ª sessão do grupo 1 para a PAS (p = 0,03) e na 9ª sessão do grupo 2 para a PAD (p = 0,003). No entanto, após doze sessões de tratamento com o método RPG ocorreu diminuição da PAS em repouso (p = 0,02). A PAD não sofreu variação significativa com o método Isostretching.
id UNICESU -1_d1d2c1fb6aaa4e676129b1329ab3acab
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5511
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)Alterações cardiovascularesIsostretchingRPGO objetivo deste estudo é avaliar e comparar as alterações cardiovasculares promovidas pelos métodos Isostretching e RPG em pacientes com lombalgia crônica. Foram selecionados catorze pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A amostra foi randomizada em dois grupos: 1)Isostretching e 2)RPG, sendo o grupo 1 constituído por cinco indivíduos e o grupo 2 por nove. As posturas de RPG e Isostretching foram selecionadas de acordo com a avaliação postural de cada paciente. Foram mensuradas frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) em repouso e durante o exercício. Os pacientes foram acompanhados individualmente, durante 12 sessões de 45 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. Considerou-se estatisticamente significantes os valores de p<0,05, obtidos a partir do Teste T de Student. O tempo médio de queixa de dor lombar foi de 83,57 meses. No método Isostretching houve aumento significativo da FC durante o exercício em quatro das doze sessões de tratamento. Não houve significância estatística nas médias de FC do grupo 2. A pressão arterial aumentou de forma discreta em ambos os grupos, com significância na 5ª sessão do grupo 1 para a PAS (p = 0,03) e na 9ª sessão do grupo 2 para a PAD (p = 0,003). No entanto, após doze sessões de tratamento com o método RPG ocorreu diminuição da PAS em repouso (p = 0,02). A PAD não sofreu variação significativa com o método Isostretching.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-31T12:47:50Z2020-03-31T12:47:50Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511porKLEIN, Patrícia FernandaGUASTALA, Fabio Alexandre MoreschiCOLOSIO, Renata CappellazzoFACCI, Lígia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
title ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
spellingShingle ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
KLEIN, Patrícia Fernanda
Alterações cardiovasculares
Isostretching
RPG
title_short ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
title_full ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
title_fullStr ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
title_full_unstemmed ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
title_sort ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
author KLEIN, Patrícia Fernanda
author_facet KLEIN, Patrícia Fernanda
GUASTALA, Fabio Alexandre Moreschi
COLOSIO, Renata Cappellazzo
FACCI, Lígia Maria
author_role author
author2 GUASTALA, Fabio Alexandre Moreschi
COLOSIO, Renata Cappellazzo
FACCI, Lígia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KLEIN, Patrícia Fernanda
GUASTALA, Fabio Alexandre Moreschi
COLOSIO, Renata Cappellazzo
FACCI, Lígia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alterações cardiovasculares
Isostretching
RPG
topic Alterações cardiovasculares
Isostretching
RPG
description O objetivo deste estudo é avaliar e comparar as alterações cardiovasculares promovidas pelos métodos Isostretching e RPG em pacientes com lombalgia crônica. Foram selecionados catorze pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A amostra foi randomizada em dois grupos: 1)Isostretching e 2)RPG, sendo o grupo 1 constituído por cinco indivíduos e o grupo 2 por nove. As posturas de RPG e Isostretching foram selecionadas de acordo com a avaliação postural de cada paciente. Foram mensuradas frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) em repouso e durante o exercício. Os pacientes foram acompanhados individualmente, durante 12 sessões de 45 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. Considerou-se estatisticamente significantes os valores de p<0,05, obtidos a partir do Teste T de Student. O tempo médio de queixa de dor lombar foi de 83,57 meses. No método Isostretching houve aumento significativo da FC durante o exercício em quatro das doze sessões de tratamento. Não houve significância estatística nas médias de FC do grupo 2. A pressão arterial aumentou de forma discreta em ambos os grupos, com significância na 5ª sessão do grupo 1 para a PAS (p = 0,03) e na 9ª sessão do grupo 2 para a PAD (p = 0,003). No entanto, após doze sessões de tratamento com o método RPG ocorreu diminuição da PAS em repouso (p = 0,02). A PAD não sofreu variação significativa com o método Isostretching.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-31T12:47:50Z
2020-03-31T12:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771949848723456