CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Natália Barros da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2569
Resumo: A constituição da identidade se dá em um processo longo e constante de identificações. A partir dessas relações que cada indivíduo estabelece com o meio, os outros e as tradições de sua cultura, ele desenvolve também uma consciência histórica. Esse conhecimento acerca das tradições nacionais é perpetuado por meio de representações em diversas linguagens e elementos, entre eles, os meios de comunicação. Nesse contexto, encontra-se o objeto de estudo desta pesquisa, a série de televisão mexicana “Chaves”, que completou 30 anos de exibição no Brasil. Com base em toda a discussão teórica relacionada aos Estudos Culturais e ao processo de criação identitária, tem-se por objetivo delimitar quais elementos do programa endossam a premissa de que a mídia contribui para a criação de modelos de identificação na sociedade. Nesse sentido, o seriado foi utilizado como um Estudo de Caso para atingir tal proposta. A partir disso, foi possível concluir que os meios de comunicação de massa realmente estão entre as principais ferramentas de reforço e reforma das tradições, auxiliando no desenvolvimento das identidades e “Chaves” é uma representação televisiva dessa potencialidade midiática.
id UNICESU -1_d1f36a341091e1536113db6db5f2668c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2569
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINAChavesCultura nacionalIdentidade latinaMeios de comunicação de massaA constituição da identidade se dá em um processo longo e constante de identificações. A partir dessas relações que cada indivíduo estabelece com o meio, os outros e as tradições de sua cultura, ele desenvolve também uma consciência histórica. Esse conhecimento acerca das tradições nacionais é perpetuado por meio de representações em diversas linguagens e elementos, entre eles, os meios de comunicação. Nesse contexto, encontra-se o objeto de estudo desta pesquisa, a série de televisão mexicana “Chaves”, que completou 30 anos de exibição no Brasil. Com base em toda a discussão teórica relacionada aos Estudos Culturais e ao processo de criação identitária, tem-se por objetivo delimitar quais elementos do programa endossam a premissa de que a mídia contribui para a criação de modelos de identificação na sociedade. Nesse sentido, o seriado foi utilizado como um Estudo de Caso para atingir tal proposta. A partir disso, foi possível concluir que os meios de comunicação de massa realmente estão entre as principais ferramentas de reforço e reforma das tradições, auxiliando no desenvolvimento das identidades e “Chaves” é uma representação televisiva dessa potencialidade midiática.UniCesumar2019-11-06T20:41:28Z2019-11-06T20:41:28Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2569otherGOMES, Natália Barros da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:24.262Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
title CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
spellingShingle CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
GOMES, Natália Barros da Silva
Chaves
Cultura nacional
Identidade latina
Meios de comunicação de massa
title_short CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
title_full CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
title_fullStr CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
title_full_unstemmed CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
title_sort CHAVES: UM RETRATO DA IDENTIDADE LATINA
author GOMES, Natália Barros da Silva
author_facet GOMES, Natália Barros da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Natália Barros da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Chaves
Cultura nacional
Identidade latina
Meios de comunicação de massa
topic Chaves
Cultura nacional
Identidade latina
Meios de comunicação de massa
dc.description.none.fl_txt_mv A constituição da identidade se dá em um processo longo e constante de identificações. A partir dessas relações que cada indivíduo estabelece com o meio, os outros e as tradições de sua cultura, ele desenvolve também uma consciência histórica. Esse conhecimento acerca das tradições nacionais é perpetuado por meio de representações em diversas linguagens e elementos, entre eles, os meios de comunicação. Nesse contexto, encontra-se o objeto de estudo desta pesquisa, a série de televisão mexicana “Chaves”, que completou 30 anos de exibição no Brasil. Com base em toda a discussão teórica relacionada aos Estudos Culturais e ao processo de criação identitária, tem-se por objetivo delimitar quais elementos do programa endossam a premissa de que a mídia contribui para a criação de modelos de identificação na sociedade. Nesse sentido, o seriado foi utilizado como um Estudo de Caso para atingir tal proposta. A partir disso, foi possível concluir que os meios de comunicação de massa realmente estão entre as principais ferramentas de reforço e reforma das tradições, auxiliando no desenvolvimento das identidades e “Chaves” é uma representação televisiva dessa potencialidade midiática.
description A constituição da identidade se dá em um processo longo e constante de identificações. A partir dessas relações que cada indivíduo estabelece com o meio, os outros e as tradições de sua cultura, ele desenvolve também uma consciência histórica. Esse conhecimento acerca das tradições nacionais é perpetuado por meio de representações em diversas linguagens e elementos, entre eles, os meios de comunicação. Nesse contexto, encontra-se o objeto de estudo desta pesquisa, a série de televisão mexicana “Chaves”, que completou 30 anos de exibição no Brasil. Com base em toda a discussão teórica relacionada aos Estudos Culturais e ao processo de criação identitária, tem-se por objetivo delimitar quais elementos do programa endossam a premissa de que a mídia contribui para a criação de modelos de identificação na sociedade. Nesse sentido, o seriado foi utilizado como um Estudo de Caso para atingir tal proposta. A partir disso, foi possível concluir que os meios de comunicação de massa realmente estão entre as principais ferramentas de reforço e reforma das tradições, auxiliando no desenvolvimento das identidades e “Chaves” é uma representação televisiva dessa potencialidade midiática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T20:41:28Z
2019-11-06T20:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2569
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2569
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640194461696