RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Fernando André Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ANDREA, André Felipe Barion Alves, LOZANO, Cláudia Salim, OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de, HACHMANN, Tiago Luan, REZENDE, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2702
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de quantificar a riqueza e abundância de grupos da comunidade de macrofauna invertebrada edáfica em diferentes ambientes em Cáceres-MT. Foi adotado o delineamento inteiramente ao acaso e realizadas coletas em quatro áreas distintas: uma pastagem de braquiária, uma floresta pouco preservada, um pomar de citros consorciado com pastagem e uma plantação de milho colhida de forma manual. Para a coleta da fauna dos macros invertebrados terrestres, foram utilizadas armadilhas do tipo “pitfall” preenchidas com uma solução contendo água, formol e sabão. As armadilhas permaneceram no campo por dois dias, sendo recolhidas após esse período e levadas para triagem em laboratório. Observou-se um total de 2005 indivíduos coletados distribuídos em 15 grandes grupos taxonômicos. O grupo Formicidae (Hymenoptera) registrou o maior número de morfotipos encontrados, num total de 25. Os resultados obtidos demonstram que ambientes que mantém a estrutura do solo mais preservada e que possuem condições ambientais favoráveis ajudam no aumento da riqueza de espécies dentro de um agro ecossistema. O ambiente floresta é o mais representativo em diversidade comparado com os demais sistemas agrícolas.
id UNICESU -1_d259218c68cf00db9d0da0fbfdddccbb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2702
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MTFauna do soloImpacto ambientalIndicador biológicoO presente estudo teve o objetivo de quantificar a riqueza e abundância de grupos da comunidade de macrofauna invertebrada edáfica em diferentes ambientes em Cáceres-MT. Foi adotado o delineamento inteiramente ao acaso e realizadas coletas em quatro áreas distintas: uma pastagem de braquiária, uma floresta pouco preservada, um pomar de citros consorciado com pastagem e uma plantação de milho colhida de forma manual. Para a coleta da fauna dos macros invertebrados terrestres, foram utilizadas armadilhas do tipo “pitfall” preenchidas com uma solução contendo água, formol e sabão. As armadilhas permaneceram no campo por dois dias, sendo recolhidas após esse período e levadas para triagem em laboratório. Observou-se um total de 2005 indivíduos coletados distribuídos em 15 grandes grupos taxonômicos. O grupo Formicidae (Hymenoptera) registrou o maior número de morfotipos encontrados, num total de 25. Os resultados obtidos demonstram que ambientes que mantém a estrutura do solo mais preservada e que possuem condições ambientais favoráveis ajudam no aumento da riqueza de espécies dentro de um agro ecossistema. O ambiente floresta é o mais representativo em diversidade comparado com os demais sistemas agrícolas.UniCesumar2019-11-12T19:24:13Z2019-11-12T19:24:13Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2702otherSANTOS, Fernando André SilvaANDREA, André Felipe Barion AlvesLOZANO, Cláudia SalimOLIVEIRA, Jhonatan Monteiro deHACHMANN, Tiago LuanREZENDE, Robertoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:10.367Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
title RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
spellingShingle RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
SANTOS, Fernando André Silva
Fauna do solo
Impacto ambiental
Indicador biológico
title_short RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
title_full RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
title_fullStr RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
title_full_unstemmed RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
title_sort RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DA MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES AMBIENTES EM CÁCERES-MT
author SANTOS, Fernando André Silva
author_facet SANTOS, Fernando André Silva
ANDREA, André Felipe Barion Alves
LOZANO, Cláudia Salim
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
author_role author
author2 ANDREA, André Felipe Barion Alves
LOZANO, Cláudia Salim
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Fernando André Silva
ANDREA, André Felipe Barion Alves
LOZANO, Cláudia Salim
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
HACHMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Fauna do solo
Impacto ambiental
Indicador biológico
topic Fauna do solo
Impacto ambiental
Indicador biológico
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve o objetivo de quantificar a riqueza e abundância de grupos da comunidade de macrofauna invertebrada edáfica em diferentes ambientes em Cáceres-MT. Foi adotado o delineamento inteiramente ao acaso e realizadas coletas em quatro áreas distintas: uma pastagem de braquiária, uma floresta pouco preservada, um pomar de citros consorciado com pastagem e uma plantação de milho colhida de forma manual. Para a coleta da fauna dos macros invertebrados terrestres, foram utilizadas armadilhas do tipo “pitfall” preenchidas com uma solução contendo água, formol e sabão. As armadilhas permaneceram no campo por dois dias, sendo recolhidas após esse período e levadas para triagem em laboratório. Observou-se um total de 2005 indivíduos coletados distribuídos em 15 grandes grupos taxonômicos. O grupo Formicidae (Hymenoptera) registrou o maior número de morfotipos encontrados, num total de 25. Os resultados obtidos demonstram que ambientes que mantém a estrutura do solo mais preservada e que possuem condições ambientais favoráveis ajudam no aumento da riqueza de espécies dentro de um agro ecossistema. O ambiente floresta é o mais representativo em diversidade comparado com os demais sistemas agrícolas.
description O presente estudo teve o objetivo de quantificar a riqueza e abundância de grupos da comunidade de macrofauna invertebrada edáfica em diferentes ambientes em Cáceres-MT. Foi adotado o delineamento inteiramente ao acaso e realizadas coletas em quatro áreas distintas: uma pastagem de braquiária, uma floresta pouco preservada, um pomar de citros consorciado com pastagem e uma plantação de milho colhida de forma manual. Para a coleta da fauna dos macros invertebrados terrestres, foram utilizadas armadilhas do tipo “pitfall” preenchidas com uma solução contendo água, formol e sabão. As armadilhas permaneceram no campo por dois dias, sendo recolhidas após esse período e levadas para triagem em laboratório. Observou-se um total de 2005 indivíduos coletados distribuídos em 15 grandes grupos taxonômicos. O grupo Formicidae (Hymenoptera) registrou o maior número de morfotipos encontrados, num total de 25. Os resultados obtidos demonstram que ambientes que mantém a estrutura do solo mais preservada e que possuem condições ambientais favoráveis ajudam no aumento da riqueza de espécies dentro de um agro ecossistema. O ambiente floresta é o mais representativo em diversidade comparado com os demais sistemas agrícolas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T19:24:13Z
2019-11-12T19:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2702
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2702
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948636855795712