AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAKAMURA, Amanda Sayuri
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: TANAKA, Melissa Ayumi, BONAFÉ, Simone Martins
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4275
Resumo: No Brasil, foram notificados 656.701 casos de AIDS até junho de 2012, com estimativas de que, a cada ano, 2,7 milhões de pessoas sejam infectadas pelo HIV. Ao longo da evolução da epidemia, a doença, que anteriormente associava- se a grupos de risco de homossexuais, usuários de drogas e hemofílicos, passou a estar condicionada a comportamentos de risco distribuídos nos diferentes grupos populacionais. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores psicológicos, sociais, culturais e políticos, envolvidos com os comportamentos de risco, e consequente vulnerabilidade dos grupos de jovens, idosos e mulheres no Brasil. O estudo consistirá em levantamento epidemiológico sobre AIDS nos principais sistemas de informação de saúde e revisão bibliográfica de artigos indexados nas bases de dados LILACS e SciELO, através de leitura, seleção e arquivo dos tópicos de interesse, com o objetivo de analisar as contribuições científicas que se efetuaram sobre o assunto. Como resultado, espera- se identificar os comportamentos de risco para a infecção pelo vírus da AIDS associados às tendências epidemiológicas, bem como o progresso das ações de prevenção e do acesso aos serviços públicos de saúde e sua eficácia no contexto de vulnerabilidade, visando despertar o interesse de pesquisadores e profissionais na promoção da saúde com base nas necessidades específicas de cada grupo populacional.
id UNICESU -1_d26af3f44faf18fc1864635e27225d73
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4275
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAISAIDSHIVQualidade de vidaSíndrome da imunodeficiência adquiridaVulnerabilidadeNo Brasil, foram notificados 656.701 casos de AIDS até junho de 2012, com estimativas de que, a cada ano, 2,7 milhões de pessoas sejam infectadas pelo HIV. Ao longo da evolução da epidemia, a doença, que anteriormente associava- se a grupos de risco de homossexuais, usuários de drogas e hemofílicos, passou a estar condicionada a comportamentos de risco distribuídos nos diferentes grupos populacionais. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores psicológicos, sociais, culturais e políticos, envolvidos com os comportamentos de risco, e consequente vulnerabilidade dos grupos de jovens, idosos e mulheres no Brasil. O estudo consistirá em levantamento epidemiológico sobre AIDS nos principais sistemas de informação de saúde e revisão bibliográfica de artigos indexados nas bases de dados LILACS e SciELO, através de leitura, seleção e arquivo dos tópicos de interesse, com o objetivo de analisar as contribuições científicas que se efetuaram sobre o assunto. Como resultado, espera- se identificar os comportamentos de risco para a infecção pelo vírus da AIDS associados às tendências epidemiológicas, bem como o progresso das ações de prevenção e do acesso aos serviços públicos de saúde e sua eficácia no contexto de vulnerabilidade, visando despertar o interesse de pesquisadores e profissionais na promoção da saúde com base nas necessidades específicas de cada grupo populacional.UniCesumar2020-01-16T11:50:07Z2020-01-16T11:50:07Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4275otherNAKAMURA, Amanda SayuriTANAKA, Melissa AyumiBONAFÉ, Simone Martinsreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:30.538Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
title AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
spellingShingle AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
NAKAMURA, Amanda Sayuri
AIDS
HIV
Qualidade de vida
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Vulnerabilidade
title_short AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
title_full AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
title_fullStr AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
title_full_unstemmed AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
title_sort AIDS E INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS GRUPOS POPULACIONAIS
author NAKAMURA, Amanda Sayuri
author_facet NAKAMURA, Amanda Sayuri
TANAKA, Melissa Ayumi
BONAFÉ, Simone Martins
author_role author
author2 TANAKA, Melissa Ayumi
BONAFÉ, Simone Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAKAMURA, Amanda Sayuri
TANAKA, Melissa Ayumi
BONAFÉ, Simone Martins
dc.subject.por.fl_str_mv AIDS
HIV
Qualidade de vida
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Vulnerabilidade
topic AIDS
HIV
Qualidade de vida
Síndrome da imunodeficiência adquirida
Vulnerabilidade
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil, foram notificados 656.701 casos de AIDS até junho de 2012, com estimativas de que, a cada ano, 2,7 milhões de pessoas sejam infectadas pelo HIV. Ao longo da evolução da epidemia, a doença, que anteriormente associava- se a grupos de risco de homossexuais, usuários de drogas e hemofílicos, passou a estar condicionada a comportamentos de risco distribuídos nos diferentes grupos populacionais. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores psicológicos, sociais, culturais e políticos, envolvidos com os comportamentos de risco, e consequente vulnerabilidade dos grupos de jovens, idosos e mulheres no Brasil. O estudo consistirá em levantamento epidemiológico sobre AIDS nos principais sistemas de informação de saúde e revisão bibliográfica de artigos indexados nas bases de dados LILACS e SciELO, através de leitura, seleção e arquivo dos tópicos de interesse, com o objetivo de analisar as contribuições científicas que se efetuaram sobre o assunto. Como resultado, espera- se identificar os comportamentos de risco para a infecção pelo vírus da AIDS associados às tendências epidemiológicas, bem como o progresso das ações de prevenção e do acesso aos serviços públicos de saúde e sua eficácia no contexto de vulnerabilidade, visando despertar o interesse de pesquisadores e profissionais na promoção da saúde com base nas necessidades específicas de cada grupo populacional.
description No Brasil, foram notificados 656.701 casos de AIDS até junho de 2012, com estimativas de que, a cada ano, 2,7 milhões de pessoas sejam infectadas pelo HIV. Ao longo da evolução da epidemia, a doença, que anteriormente associava- se a grupos de risco de homossexuais, usuários de drogas e hemofílicos, passou a estar condicionada a comportamentos de risco distribuídos nos diferentes grupos populacionais. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores psicológicos, sociais, culturais e políticos, envolvidos com os comportamentos de risco, e consequente vulnerabilidade dos grupos de jovens, idosos e mulheres no Brasil. O estudo consistirá em levantamento epidemiológico sobre AIDS nos principais sistemas de informação de saúde e revisão bibliográfica de artigos indexados nas bases de dados LILACS e SciELO, através de leitura, seleção e arquivo dos tópicos de interesse, com o objetivo de analisar as contribuições científicas que se efetuaram sobre o assunto. Como resultado, espera- se identificar os comportamentos de risco para a infecção pelo vírus da AIDS associados às tendências epidemiológicas, bem como o progresso das ações de prevenção e do acesso aos serviços públicos de saúde e sua eficácia no contexto de vulnerabilidade, visando despertar o interesse de pesquisadores e profissionais na promoção da saúde com base nas necessidades específicas de cada grupo populacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T11:50:07Z
2020-01-16T11:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4275
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4275
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948643489087488