POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Heloisa Helena S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Júlio César Dainezi de, MENEGUETTI, Karin Schwabe
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5052
Resumo: Os processos industriais estão entre as atividades econômicas de maior potencial poluidor sendo seu monitoramento complexo, devido ao universo que compõe a origem de suas emissões e o grau dos impactos negativos nos compartimentos ambientais ar, água e solo. No Brasil e em outros países, há dificuldades na obtenção de informações ambientais sobre a indústria, tornando as metodologias de estimativa de emissão de poluentes uma importante ferramenta de gestão com relação ao controle, monitoramento e mitigação das emissões de poluentes industriais. Este estudo apresenta uma classificação do potencial poluidor das atividades industriais desenvolvidas do município de Maringá-PR. Foram analisados os estabelecimentos industriais em atividade no município no período de 2000 a 2010. Verificou-se um aumento de 85,51% no número de estabelecimentos industriais instalados, destacando um aumento de mais de 100% para as indústrias de Serviços Industriais de Utilidade Pública; da Construção Civil; e de Mecânica. Observou-se que há predominância das atividades industriais com potencial poluidor de médio impacto ambiental (79%), considerando os 3009 estabelecimentos industriais em atividade no ano de 2010. Conclui-se que há necessidade da realização do inventário das emissões dos estabelecimentos industriais a fim de identificar os poluentes característicos de cada uma das atividades, além da implantação de políticas públicas e ações de monitoramento da poluição.
id UNICESU -1_d29319fcdeea986a8ec2c5d216be6aae
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5052
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PRIndústriaPotencial poluidorLegislação ambientalOs processos industriais estão entre as atividades econômicas de maior potencial poluidor sendo seu monitoramento complexo, devido ao universo que compõe a origem de suas emissões e o grau dos impactos negativos nos compartimentos ambientais ar, água e solo. No Brasil e em outros países, há dificuldades na obtenção de informações ambientais sobre a indústria, tornando as metodologias de estimativa de emissão de poluentes uma importante ferramenta de gestão com relação ao controle, monitoramento e mitigação das emissões de poluentes industriais. Este estudo apresenta uma classificação do potencial poluidor das atividades industriais desenvolvidas do município de Maringá-PR. Foram analisados os estabelecimentos industriais em atividade no município no período de 2000 a 2010. Verificou-se um aumento de 85,51% no número de estabelecimentos industriais instalados, destacando um aumento de mais de 100% para as indústrias de Serviços Industriais de Utilidade Pública; da Construção Civil; e de Mecânica. Observou-se que há predominância das atividades industriais com potencial poluidor de médio impacto ambiental (79%), considerando os 3009 estabelecimentos industriais em atividade no ano de 2010. Conclui-se que há necessidade da realização do inventário das emissões dos estabelecimentos industriais a fim de identificar os poluentes característicos de cada uma das atividades, além da implantação de políticas públicas e ações de monitoramento da poluição.UniCesumar2020-02-18T17:04:24Z2020-02-18T17:04:24Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5052otherMACHADO, Heloisa Helena S.OLIVEIRA, Júlio César Dainezi deMENEGUETTI, Karin Schwabereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:55.68Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
title POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
spellingShingle POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
MACHADO, Heloisa Helena S.
Indústria
Potencial poluidor
Legislação ambiental
title_short POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
title_full POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
title_fullStr POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
title_sort POTENCIAL POLUIDOR DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS: ESTUDO DE CASO - MARINGÁ-PR
author MACHADO, Heloisa Helena S.
author_facet MACHADO, Heloisa Helena S.
OLIVEIRA, Júlio César Dainezi de
MENEGUETTI, Karin Schwabe
author_role author
author2 OLIVEIRA, Júlio César Dainezi de
MENEGUETTI, Karin Schwabe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Heloisa Helena S.
OLIVEIRA, Júlio César Dainezi de
MENEGUETTI, Karin Schwabe
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria
Potencial poluidor
Legislação ambiental
topic Indústria
Potencial poluidor
Legislação ambiental
dc.description.none.fl_txt_mv Os processos industriais estão entre as atividades econômicas de maior potencial poluidor sendo seu monitoramento complexo, devido ao universo que compõe a origem de suas emissões e o grau dos impactos negativos nos compartimentos ambientais ar, água e solo. No Brasil e em outros países, há dificuldades na obtenção de informações ambientais sobre a indústria, tornando as metodologias de estimativa de emissão de poluentes uma importante ferramenta de gestão com relação ao controle, monitoramento e mitigação das emissões de poluentes industriais. Este estudo apresenta uma classificação do potencial poluidor das atividades industriais desenvolvidas do município de Maringá-PR. Foram analisados os estabelecimentos industriais em atividade no município no período de 2000 a 2010. Verificou-se um aumento de 85,51% no número de estabelecimentos industriais instalados, destacando um aumento de mais de 100% para as indústrias de Serviços Industriais de Utilidade Pública; da Construção Civil; e de Mecânica. Observou-se que há predominância das atividades industriais com potencial poluidor de médio impacto ambiental (79%), considerando os 3009 estabelecimentos industriais em atividade no ano de 2010. Conclui-se que há necessidade da realização do inventário das emissões dos estabelecimentos industriais a fim de identificar os poluentes característicos de cada uma das atividades, além da implantação de políticas públicas e ações de monitoramento da poluição.
description Os processos industriais estão entre as atividades econômicas de maior potencial poluidor sendo seu monitoramento complexo, devido ao universo que compõe a origem de suas emissões e o grau dos impactos negativos nos compartimentos ambientais ar, água e solo. No Brasil e em outros países, há dificuldades na obtenção de informações ambientais sobre a indústria, tornando as metodologias de estimativa de emissão de poluentes uma importante ferramenta de gestão com relação ao controle, monitoramento e mitigação das emissões de poluentes industriais. Este estudo apresenta uma classificação do potencial poluidor das atividades industriais desenvolvidas do município de Maringá-PR. Foram analisados os estabelecimentos industriais em atividade no município no período de 2000 a 2010. Verificou-se um aumento de 85,51% no número de estabelecimentos industriais instalados, destacando um aumento de mais de 100% para as indústrias de Serviços Industriais de Utilidade Pública; da Construção Civil; e de Mecânica. Observou-se que há predominância das atividades industriais com potencial poluidor de médio impacto ambiental (79%), considerando os 3009 estabelecimentos industriais em atividade no ano de 2010. Conclui-se que há necessidade da realização do inventário das emissões dos estabelecimentos industriais a fim de identificar os poluentes característicos de cada uma das atividades, além da implantação de políticas públicas e ações de monitoramento da poluição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T17:04:24Z
2020-02-18T17:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5052
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5052
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948630974332928