INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTILHO, Giselle Seemann
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BUCHWEITZ, Cláudia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614
Resumo: A escrita é uma representação do sistema primário, ou seja, da fala. A escrita do sujeito surdo possui como característica o uso incorreto ou omissão de preposições, utilização inadequada de tempo e modo verbal, pronome impessoal do caso oblíquo e flexão imprópria de gênero em adjetivos e artigos. Isso acontece porque o surdo, ao escrever, realiza apoio na língua de sinais. Ao utilizar a escrita como tecnologia, os conhecimentos poderão ser divulgados e o contexto digital é um espaço favorável para a disseminação desses conhecimentos, pois propicia um encontro social, livre dos preconceitos. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as formas de linguagem escrita utilizadas por sujeitos surdos por meio de tecnologia de informação e comunicação, visando comparar com a escrita convencional de surdos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento dos sujeitos quanto ao objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento de dados será realizado por meio de um texto solicitado previamente a 10 sujeitos entre 14 e 21 anos, sendo de ambos os gêneros, com perda auditiva sensório neural de 1° e 2° graus severo a profundo em ambas as orelhas, com a finalidade de analisar previamente o nível da escrita. Em seguida serão estabelecidas conversas por meio de um computador, fazendo o uso de sites de relacionamentos (MSN - Messenger) abrangendo assuntos gerais, sendo que tais conversas serão gravadas e arquivadas no equipamento. Além disso, será realizado um questionário aos pais ou responsáveis pelos sujeitos pessoalmente ou por telefone no intuito de coletar informações complementares quanto ao tipo de perda e o tempo de uso da internet pelo sujeito. Espera-se encontrar na escrita dos sujeitos pesquisados características da escrita dos surdos e as atuais formas de escrita utilizadas em meio de tecnologia de informação e comunicação.
id UNICESU -1_d62169b6d7ca43cc06bdf0445c33169e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6614
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?EscritaInternetSurdezA escrita é uma representação do sistema primário, ou seja, da fala. A escrita do sujeito surdo possui como característica o uso incorreto ou omissão de preposições, utilização inadequada de tempo e modo verbal, pronome impessoal do caso oblíquo e flexão imprópria de gênero em adjetivos e artigos. Isso acontece porque o surdo, ao escrever, realiza apoio na língua de sinais. Ao utilizar a escrita como tecnologia, os conhecimentos poderão ser divulgados e o contexto digital é um espaço favorável para a disseminação desses conhecimentos, pois propicia um encontro social, livre dos preconceitos. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as formas de linguagem escrita utilizadas por sujeitos surdos por meio de tecnologia de informação e comunicação, visando comparar com a escrita convencional de surdos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento dos sujeitos quanto ao objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento de dados será realizado por meio de um texto solicitado previamente a 10 sujeitos entre 14 e 21 anos, sendo de ambos os gêneros, com perda auditiva sensório neural de 1° e 2° graus severo a profundo em ambas as orelhas, com a finalidade de analisar previamente o nível da escrita. Em seguida serão estabelecidas conversas por meio de um computador, fazendo o uso de sites de relacionamentos (MSN - Messenger) abrangendo assuntos gerais, sendo que tais conversas serão gravadas e arquivadas no equipamento. Além disso, será realizado um questionário aos pais ou responsáveis pelos sujeitos pessoalmente ou por telefone no intuito de coletar informações complementares quanto ao tipo de perda e o tempo de uso da internet pelo sujeito. Espera-se encontrar na escrita dos sujeitos pesquisados características da escrita dos surdos e as atuais formas de escrita utilizadas em meio de tecnologia de informação e comunicação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T19:22:07Z2007-10-232021-01-21T19:22:07Z2007-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614porCASTILHO, Giselle SeemannBUCHWEITZ, Cláudia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:02:35ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
title INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
spellingShingle INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
CASTILHO, Giselle Seemann
Escrita
Internet
Surdez
title_short INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
title_full INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
title_fullStr INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
title_full_unstemmed INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
title_sort INTERNET: UMA ALTERNATIVA PARA A ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS?
author CASTILHO, Giselle Seemann
author_facet CASTILHO, Giselle Seemann
BUCHWEITZ, Cláudia Helena
author_role author
author2 BUCHWEITZ, Cláudia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTILHO, Giselle Seemann
BUCHWEITZ, Cláudia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Internet
Surdez
topic Escrita
Internet
Surdez
description A escrita é uma representação do sistema primário, ou seja, da fala. A escrita do sujeito surdo possui como característica o uso incorreto ou omissão de preposições, utilização inadequada de tempo e modo verbal, pronome impessoal do caso oblíquo e flexão imprópria de gênero em adjetivos e artigos. Isso acontece porque o surdo, ao escrever, realiza apoio na língua de sinais. Ao utilizar a escrita como tecnologia, os conhecimentos poderão ser divulgados e o contexto digital é um espaço favorável para a disseminação desses conhecimentos, pois propicia um encontro social, livre dos preconceitos. Sendo assim, este estudo terá como objetivo caracterizar as formas de linguagem escrita utilizadas por sujeitos surdos por meio de tecnologia de informação e comunicação, visando comparar com a escrita convencional de surdos. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do CESUMAR para aprovação e mediante esclarecimento dos sujeitos quanto ao objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, o levantamento de dados será realizado por meio de um texto solicitado previamente a 10 sujeitos entre 14 e 21 anos, sendo de ambos os gêneros, com perda auditiva sensório neural de 1° e 2° graus severo a profundo em ambas as orelhas, com a finalidade de analisar previamente o nível da escrita. Em seguida serão estabelecidas conversas por meio de um computador, fazendo o uso de sites de relacionamentos (MSN - Messenger) abrangendo assuntos gerais, sendo que tais conversas serão gravadas e arquivadas no equipamento. Além disso, será realizado um questionário aos pais ou responsáveis pelos sujeitos pessoalmente ou por telefone no intuito de coletar informações complementares quanto ao tipo de perda e o tempo de uso da internet pelo sujeito. Espera-se encontrar na escrita dos sujeitos pesquisados características da escrita dos surdos e as atuais formas de escrita utilizadas em meio de tecnologia de informação e comunicação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-09-23
2021-01-21T19:22:07Z
2021-01-21T19:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943727136768