YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Karen Fernanda de Deus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LUCENA, Tiago Franklin, BERNUCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2381
Resumo: A oferta de conteúdo de vídeo online em plataformas como Youtube que tratam do tema do câncer do colo do útero abrem perspectivas recentes de se identificar e analisar a qualidade dessas informações que potencialmente podem atingir toda a população com acesso a internet e afetar a percepção dos usuários sobre o tema. Sabe-se que o câncer do colo de útero acomete muitas mulheres no Brasil e no mundo, tendo ainda muitas incertezas e ruído de comunicação quanto aos métodos preventivos, idade para vacinação e outros aspectos relacionados. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar o conteúdo dos vídeos postados na plataforma Youtube, acerca do tema câncer do colo do útero e, ainda, como objetivo especifico, avaliar a quantidade de visualizações dos vídeos postados, classificar os vídeos, identificando como foi recebido pela comunidade online (comentários e dúvidas dos usuários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos), indicar ações e estratégias de educação em saúde que alerte sobre vídeos com conteúdo errados ou a criação de conteúdos com conteúdo corretos. Para realizar a pesquisa serão selecionados os 20 vídeos mais populares listados pela plataforma após consulta com palavras chaves, considerando que dificilmente um usuário navegaria para além dessa quantidade de produções caso busque com termos no sistema de busca da plataforma. Assentados no campo da Comunicação e Promoção da Saúde se reconhece que a exposição dos usuários a esses conteúdos influencia diretamente a percepção dele sobre os cuidados da saúde. Espera-se que após a Análise de Conteúdo um panorama da abordagem temática dos vídeos mais populares na plataforma de vídeo mais acessada do mundo (Youtube) também indique caminhos para profissionais da saúde planejarem e avaliarem ações de comunicação em saúde em redes sociais online. O presente estudo também se justifica pelo fato de que não há nenhum estudo, até o presente momento, que faça essa relação e análise do tema com vídeos em língua estrangeira e em português, o que confere a esta pesquisa, certo grau de originalidade e ineditism
id UNICESU -1_d6ae61f3257fdac87995de9e74ae5dfa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2381
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTEROCâncer do colo do úteroRedes sociais onlineYoutubeA oferta de conteúdo de vídeo online em plataformas como Youtube que tratam do tema do câncer do colo do útero abrem perspectivas recentes de se identificar e analisar a qualidade dessas informações que potencialmente podem atingir toda a população com acesso a internet e afetar a percepção dos usuários sobre o tema. Sabe-se que o câncer do colo de útero acomete muitas mulheres no Brasil e no mundo, tendo ainda muitas incertezas e ruído de comunicação quanto aos métodos preventivos, idade para vacinação e outros aspectos relacionados. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar o conteúdo dos vídeos postados na plataforma Youtube, acerca do tema câncer do colo do útero e, ainda, como objetivo especifico, avaliar a quantidade de visualizações dos vídeos postados, classificar os vídeos, identificando como foi recebido pela comunidade online (comentários e dúvidas dos usuários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos), indicar ações e estratégias de educação em saúde que alerte sobre vídeos com conteúdo errados ou a criação de conteúdos com conteúdo corretos. Para realizar a pesquisa serão selecionados os 20 vídeos mais populares listados pela plataforma após consulta com palavras chaves, considerando que dificilmente um usuário navegaria para além dessa quantidade de produções caso busque com termos no sistema de busca da plataforma. Assentados no campo da Comunicação e Promoção da Saúde se reconhece que a exposição dos usuários a esses conteúdos influencia diretamente a percepção dele sobre os cuidados da saúde. Espera-se que após a Análise de Conteúdo um panorama da abordagem temática dos vídeos mais populares na plataforma de vídeo mais acessada do mundo (Youtube) também indique caminhos para profissionais da saúde planejarem e avaliarem ações de comunicação em saúde em redes sociais online. O presente estudo também se justifica pelo fato de que não há nenhum estudo, até o presente momento, que faça essa relação e análise do tema com vídeos em língua estrangeira e em português, o que confere a esta pesquisa, certo grau de originalidade e ineditismUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T18:18:43Z2019-08-28T18:18:43Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2381porDANTAS, Karen Fernanda de DeusLUCENA, Tiago FranklinBERNUCI, Marcelo Picinininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:21ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
spellingShingle YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
DANTAS, Karen Fernanda de Deus
Câncer do colo do útero
Redes sociais online
Youtube
title_short YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_full YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_fullStr YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_full_unstemmed YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
title_sort YOUTUBE E PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA ANALISE DOS VÍDEOS MAIS POPULARES SOBRE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
author DANTAS, Karen Fernanda de Deus
author_facet DANTAS, Karen Fernanda de Deus
LUCENA, Tiago Franklin
BERNUCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 LUCENA, Tiago Franklin
BERNUCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Karen Fernanda de Deus
LUCENA, Tiago Franklin
BERNUCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer do colo do útero
Redes sociais online
Youtube
topic Câncer do colo do útero
Redes sociais online
Youtube
description A oferta de conteúdo de vídeo online em plataformas como Youtube que tratam do tema do câncer do colo do útero abrem perspectivas recentes de se identificar e analisar a qualidade dessas informações que potencialmente podem atingir toda a população com acesso a internet e afetar a percepção dos usuários sobre o tema. Sabe-se que o câncer do colo de útero acomete muitas mulheres no Brasil e no mundo, tendo ainda muitas incertezas e ruído de comunicação quanto aos métodos preventivos, idade para vacinação e outros aspectos relacionados. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar o conteúdo dos vídeos postados na plataforma Youtube, acerca do tema câncer do colo do útero e, ainda, como objetivo especifico, avaliar a quantidade de visualizações dos vídeos postados, classificar os vídeos, identificando como foi recebido pela comunidade online (comentários e dúvidas dos usuários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos), indicar ações e estratégias de educação em saúde que alerte sobre vídeos com conteúdo errados ou a criação de conteúdos com conteúdo corretos. Para realizar a pesquisa serão selecionados os 20 vídeos mais populares listados pela plataforma após consulta com palavras chaves, considerando que dificilmente um usuário navegaria para além dessa quantidade de produções caso busque com termos no sistema de busca da plataforma. Assentados no campo da Comunicação e Promoção da Saúde se reconhece que a exposição dos usuários a esses conteúdos influencia diretamente a percepção dele sobre os cuidados da saúde. Espera-se que após a Análise de Conteúdo um panorama da abordagem temática dos vídeos mais populares na plataforma de vídeo mais acessada do mundo (Youtube) também indique caminhos para profissionais da saúde planejarem e avaliarem ações de comunicação em saúde em redes sociais online. O presente estudo também se justifica pelo fato de que não há nenhum estudo, até o presente momento, que faça essa relação e análise do tema com vídeos em língua estrangeira e em português, o que confere a esta pesquisa, certo grau de originalidade e ineditism
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-28T18:18:43Z
2019-08-28T18:18:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2381
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944692875264