ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3585 |
Resumo: | O artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio. |
id |
UNICESU -1_d7f8e059ce4cde3614ab673c6dd9a2bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3585 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIAEducação matemáticaAnálise de conteúdoAvaliação de aprendizagemAnálise da produção escritaO artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio.UniCesumar2019-12-12T13:57:24Z2019-12-12T13:57:24Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3585otherROSA, Laís Dri daLOVATTO, Guilherme GaspariniBORTOLETTO, DiovannaCIANI, Andréia BüttnerMARQUES, Edevaldo das Nevesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:45.673Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
title |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
spellingShingle |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA ROSA, Laís Dri da Educação matemática Análise de conteúdo Avaliação de aprendizagem Análise da produção escrita |
title_short |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_full |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_fullStr |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
title_sort |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE UM ITEM DE UMA PROVA DE UM CURSO DE ENGENHARIA |
author |
ROSA, Laís Dri da |
author_facet |
ROSA, Laís Dri da LOVATTO, Guilherme Gasparini BORTOLETTO, Diovanna CIANI, Andréia Büttner MARQUES, Edevaldo das Neves |
author_role |
author |
author2 |
LOVATTO, Guilherme Gasparini BORTOLETTO, Diovanna CIANI, Andréia Büttner MARQUES, Edevaldo das Neves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSA, Laís Dri da LOVATTO, Guilherme Gasparini BORTOLETTO, Diovanna CIANI, Andréia Büttner MARQUES, Edevaldo das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Análise de conteúdo Avaliação de aprendizagem Análise da produção escrita |
topic |
Educação matemática Análise de conteúdo Avaliação de aprendizagem Análise da produção escrita |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio. |
description |
O artigo se propõe a analisar as produções escritas de 42 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I de um curso de Engenharia em uma questão. O objetivo é identificar a maneira que este grupo de alunos ingressantes em um curso de Ciências Exatas na universidade lidam com o cálculo do valor numérico de uma função regida por duas leis. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo pautada nas premissas da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica se pauta na produção científica referente à Avaliação da Aprendizagem em Matemática, que considera a análise da produção escrita como um caminho para se efetivar a avaliação da aprendizagem em Matemática. As produções escritas dos estudantes foram analisadas e houve identificação de quais conhecimentos eles utilizaram em suas resoluções e de que forma os utilizaram, por meio da descrição, interpretação, identificação e agrupamento das semelhanças entre as resoluções. O resultado apontou para a identificação de quatro categorias. Estas apontaram que os estudantes utilizaram de maneira correta a definição e o domínio de função, em sua maioria. Os erros apontaram para a utilização de uma estratégia que pode ter sido aprendida no Ensino Médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T13:57:24Z 2019-12-12T13:57:24Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3585 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948628913881088 |