ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Lennon Alonso de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo, BELTRAN, Laiza Bergamasco, GUERRA, Ana Carolina Sestito, GOMES, Raquel Guttierres, BERGAMASCO, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3354
Resumo: A indústria têxtil é um dos segmentos industriais que mais consome água, gerando grandes quantidades de efluentes. Nos últimos anos, milhares de novos corantes foram sintetizados e descartados no ambiente, apresentando um alto potencial de contaminação. Os corantes causam alterações na coloração da água e inibem a penetração da luz, impossibilitando a realização da fotossíntese. Em humanos, o contato com águas residuais contendo corantes pode causar sérios problemas de saúde, como dermatite alérgica, mutação, câncer, entre outros malefícios.Por isso, é de extrema importância que a água contaminada seja devidamente tratada antes de ser despejada no meio ambiente. Assim, o presente trabalho estudou a utilização de um biossorvente derivado de epicarpo de Aiphanes aculeata, pertencente à família Arecaceae, atuando na biossorção de corante de Laranja Safranina, já que esta é uma opção de tratamento que apresenta vantagens, como alta eficiência e custo reduzido. Com o estudo cinético, pode-se avaliar o comportamento do biossorvente em relação ao tempo de contato e a capacidade de adsorção. Os valores de porcentagem de remoção encontrados foram de 92,78% e 93,80% nos tempos de 1.440 e 2.880 minutos, respectivamente. Além disto, obteve-se uma ótima capacidade de adsorção, sendo o biossorvente capaz de adsorver 51,88 mg de Laranja Safranina para cada grama de biossorvente.Com base nos resultados encontrados, constatou-se que o fruto da Aiphanes aculeata tem potencial para ser utilizado como biosssorvente em sistemas de tratamento de efluentes contendo o corantes.
id UNICESU -1_d9c06521fa8d59156f9838a2587b37d1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3354
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATABiossorventeContaminantesLaranja safraninaEfluenteTratamento de águaA indústria têxtil é um dos segmentos industriais que mais consome água, gerando grandes quantidades de efluentes. Nos últimos anos, milhares de novos corantes foram sintetizados e descartados no ambiente, apresentando um alto potencial de contaminação. Os corantes causam alterações na coloração da água e inibem a penetração da luz, impossibilitando a realização da fotossíntese. Em humanos, o contato com águas residuais contendo corantes pode causar sérios problemas de saúde, como dermatite alérgica, mutação, câncer, entre outros malefícios.Por isso, é de extrema importância que a água contaminada seja devidamente tratada antes de ser despejada no meio ambiente. Assim, o presente trabalho estudou a utilização de um biossorvente derivado de epicarpo de Aiphanes aculeata, pertencente à família Arecaceae, atuando na biossorção de corante de Laranja Safranina, já que esta é uma opção de tratamento que apresenta vantagens, como alta eficiência e custo reduzido. Com o estudo cinético, pode-se avaliar o comportamento do biossorvente em relação ao tempo de contato e a capacidade de adsorção. Os valores de porcentagem de remoção encontrados foram de 92,78% e 93,80% nos tempos de 1.440 e 2.880 minutos, respectivamente. Além disto, obteve-se uma ótima capacidade de adsorção, sendo o biossorvente capaz de adsorver 51,88 mg de Laranja Safranina para cada grama de biossorvente.Com base nos resultados encontrados, constatou-se que o fruto da Aiphanes aculeata tem potencial para ser utilizado como biosssorvente em sistemas de tratamento de efluentes contendo o corantes.UniCesumar2019-12-06T19:45:49Z2019-12-06T19:45:49Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3354otherARAUJO, Lennon Alonso deJANUÁRIO, Eduarda Freitas DiogoBELTRAN, Laiza BergamascoGUERRA, Ana Carolina SestitoGOMES, Raquel GuttierresBERGAMASCO, Rosangelareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:51.19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
title ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
spellingShingle ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
ARAUJO, Lennon Alonso de
Biossorvente
Contaminantes
Laranja safranina
Efluente
Tratamento de água
title_short ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
title_full ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
title_fullStr ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
title_full_unstemmed ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
title_sort ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE CORANTE POR FRUTO DE AIPHANES ACULEATA
author ARAUJO, Lennon Alonso de
author_facet ARAUJO, Lennon Alonso de
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BELTRAN, Laiza Bergamasco
GUERRA, Ana Carolina Sestito
GOMES, Raquel Guttierres
BERGAMASCO, Rosangela
author_role author
author2 JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BELTRAN, Laiza Bergamasco
GUERRA, Ana Carolina Sestito
GOMES, Raquel Guttierres
BERGAMASCO, Rosangela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, Lennon Alonso de
JANUÁRIO, Eduarda Freitas Diogo
BELTRAN, Laiza Bergamasco
GUERRA, Ana Carolina Sestito
GOMES, Raquel Guttierres
BERGAMASCO, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Biossorvente
Contaminantes
Laranja safranina
Efluente
Tratamento de água
topic Biossorvente
Contaminantes
Laranja safranina
Efluente
Tratamento de água
dc.description.none.fl_txt_mv A indústria têxtil é um dos segmentos industriais que mais consome água, gerando grandes quantidades de efluentes. Nos últimos anos, milhares de novos corantes foram sintetizados e descartados no ambiente, apresentando um alto potencial de contaminação. Os corantes causam alterações na coloração da água e inibem a penetração da luz, impossibilitando a realização da fotossíntese. Em humanos, o contato com águas residuais contendo corantes pode causar sérios problemas de saúde, como dermatite alérgica, mutação, câncer, entre outros malefícios.Por isso, é de extrema importância que a água contaminada seja devidamente tratada antes de ser despejada no meio ambiente. Assim, o presente trabalho estudou a utilização de um biossorvente derivado de epicarpo de Aiphanes aculeata, pertencente à família Arecaceae, atuando na biossorção de corante de Laranja Safranina, já que esta é uma opção de tratamento que apresenta vantagens, como alta eficiência e custo reduzido. Com o estudo cinético, pode-se avaliar o comportamento do biossorvente em relação ao tempo de contato e a capacidade de adsorção. Os valores de porcentagem de remoção encontrados foram de 92,78% e 93,80% nos tempos de 1.440 e 2.880 minutos, respectivamente. Além disto, obteve-se uma ótima capacidade de adsorção, sendo o biossorvente capaz de adsorver 51,88 mg de Laranja Safranina para cada grama de biossorvente.Com base nos resultados encontrados, constatou-se que o fruto da Aiphanes aculeata tem potencial para ser utilizado como biosssorvente em sistemas de tratamento de efluentes contendo o corantes.
description A indústria têxtil é um dos segmentos industriais que mais consome água, gerando grandes quantidades de efluentes. Nos últimos anos, milhares de novos corantes foram sintetizados e descartados no ambiente, apresentando um alto potencial de contaminação. Os corantes causam alterações na coloração da água e inibem a penetração da luz, impossibilitando a realização da fotossíntese. Em humanos, o contato com águas residuais contendo corantes pode causar sérios problemas de saúde, como dermatite alérgica, mutação, câncer, entre outros malefícios.Por isso, é de extrema importância que a água contaminada seja devidamente tratada antes de ser despejada no meio ambiente. Assim, o presente trabalho estudou a utilização de um biossorvente derivado de epicarpo de Aiphanes aculeata, pertencente à família Arecaceae, atuando na biossorção de corante de Laranja Safranina, já que esta é uma opção de tratamento que apresenta vantagens, como alta eficiência e custo reduzido. Com o estudo cinético, pode-se avaliar o comportamento do biossorvente em relação ao tempo de contato e a capacidade de adsorção. Os valores de porcentagem de remoção encontrados foram de 92,78% e 93,80% nos tempos de 1.440 e 2.880 minutos, respectivamente. Além disto, obteve-se uma ótima capacidade de adsorção, sendo o biossorvente capaz de adsorver 51,88 mg de Laranja Safranina para cada grama de biossorvente.Com base nos resultados encontrados, constatou-se que o fruto da Aiphanes aculeata tem potencial para ser utilizado como biosssorvente em sistemas de tratamento de efluentes contendo o corantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T19:45:49Z
2019-12-06T19:45:49Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3354
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3354
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948618226794496