PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lais Fernanda Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Beatriz Ferreira, Alves, Bruna Diana, Beraldo, Barbara Reccanello, Oliveira, Magda Lúcia Felix de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1777
Resumo: A Construção Civil é considerada uma das áreas mais perigosas de trabalho, possibilitando aos trabalhadores se refugiarem no uso abusivo de drogas. O objetivo foi analisar a percepção do trabalhador da Construção Civil sobre o uso de drogas na vida de sua família. Estudo qualitativo, realizado no município de Maringá - Paraná, nos cadastros do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os participantes foram trabalhadores com idade superior a 18 anos e diagnóstico médico de intoxicação por drogas de abuso, internados no período de julho a dezembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Risco Social Familiar e entrevista domiciliar com os trabalhadores, por meio de roteiro semiestruturado, com análise de conteúdo temática. O tema analisado foi Repercussões do uso da bebida alcoólica nas relações familiares e a percepção do trabalhador. O estudo atendeu as normas éticas nacionais em pesquisa envolvendo seres humanos. Foram entrevistados seis trabalhadores do sexo masculino, idade média 44 anos, casados, baixa escolaridade e baixa renda individual, pedreiros e serventes. A bebida alcoólica esteve presente em todos os casos. Os trabalhadores relataram como repercussões negativas em suas famílias: reflexos nas interações sociais e familiares, com incapacidade de lidar com as crises afetivas e consequente transtornos/conflitos familiares, violência intrafamiliar, sofrimento dos pais, e repercussão financeira e a sobrecarga dos familiares. Os dados reiteram aspectos sociais do trabalho na Construção Civil. Espera-se estimular os profissionais da saúde reconheçam o sofrimento das famílias e inclua-as em programas de apoio.
id UNICESU -1_da0280461493c4bd8bf3c780c89714dd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1777
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIADrogas de AbusoFamíliaSaúde do TrabalhadorA Construção Civil é considerada uma das áreas mais perigosas de trabalho, possibilitando aos trabalhadores se refugiarem no uso abusivo de drogas. O objetivo foi analisar a percepção do trabalhador da Construção Civil sobre o uso de drogas na vida de sua família. Estudo qualitativo, realizado no município de Maringá - Paraná, nos cadastros do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os participantes foram trabalhadores com idade superior a 18 anos e diagnóstico médico de intoxicação por drogas de abuso, internados no período de julho a dezembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Risco Social Familiar e entrevista domiciliar com os trabalhadores, por meio de roteiro semiestruturado, com análise de conteúdo temática. O tema analisado foi Repercussões do uso da bebida alcoólica nas relações familiares e a percepção do trabalhador. O estudo atendeu as normas éticas nacionais em pesquisa envolvendo seres humanos. Foram entrevistados seis trabalhadores do sexo masculino, idade média 44 anos, casados, baixa escolaridade e baixa renda individual, pedreiros e serventes. A bebida alcoólica esteve presente em todos os casos. Os trabalhadores relataram como repercussões negativas em suas famílias: reflexos nas interações sociais e familiares, com incapacidade de lidar com as crises afetivas e consequente transtornos/conflitos familiares, violência intrafamiliar, sofrimento dos pais, e repercussão financeira e a sobrecarga dos familiares. Os dados reiteram aspectos sociais do trabalho na Construção Civil. Espera-se estimular os profissionais da saúde reconheçam o sofrimento das famílias e inclua-as em programas de apoio.Unicesumar2019-08-19T11:29:08Z2019-08-19T11:29:08Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1777otherSilva, Lais Fernanda Ferreira daMartins, Beatriz FerreiraAlves, Bruna DianaBeraldo, Barbara ReccanelloOliveira, Magda Lúcia Felix dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:23.148Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
title PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
spellingShingle PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
Silva, Lais Fernanda Ferreira da
Drogas de Abuso
Família
Saúde do Trabalhador
title_short PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
title_full PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
title_fullStr PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
title_sort PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE AS DROGAS NA VIDA DE SUA FAMÍLIA
author Silva, Lais Fernanda Ferreira da
author_facet Silva, Lais Fernanda Ferreira da
Martins, Beatriz Ferreira
Alves, Bruna Diana
Beraldo, Barbara Reccanello
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
author_role author
author2 Martins, Beatriz Ferreira
Alves, Bruna Diana
Beraldo, Barbara Reccanello
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lais Fernanda Ferreira da
Martins, Beatriz Ferreira
Alves, Bruna Diana
Beraldo, Barbara Reccanello
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas de Abuso
Família
Saúde do Trabalhador
topic Drogas de Abuso
Família
Saúde do Trabalhador
dc.description.none.fl_txt_mv A Construção Civil é considerada uma das áreas mais perigosas de trabalho, possibilitando aos trabalhadores se refugiarem no uso abusivo de drogas. O objetivo foi analisar a percepção do trabalhador da Construção Civil sobre o uso de drogas na vida de sua família. Estudo qualitativo, realizado no município de Maringá - Paraná, nos cadastros do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os participantes foram trabalhadores com idade superior a 18 anos e diagnóstico médico de intoxicação por drogas de abuso, internados no período de julho a dezembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Risco Social Familiar e entrevista domiciliar com os trabalhadores, por meio de roteiro semiestruturado, com análise de conteúdo temática. O tema analisado foi Repercussões do uso da bebida alcoólica nas relações familiares e a percepção do trabalhador. O estudo atendeu as normas éticas nacionais em pesquisa envolvendo seres humanos. Foram entrevistados seis trabalhadores do sexo masculino, idade média 44 anos, casados, baixa escolaridade e baixa renda individual, pedreiros e serventes. A bebida alcoólica esteve presente em todos os casos. Os trabalhadores relataram como repercussões negativas em suas famílias: reflexos nas interações sociais e familiares, com incapacidade de lidar com as crises afetivas e consequente transtornos/conflitos familiares, violência intrafamiliar, sofrimento dos pais, e repercussão financeira e a sobrecarga dos familiares. Os dados reiteram aspectos sociais do trabalho na Construção Civil. Espera-se estimular os profissionais da saúde reconheçam o sofrimento das famílias e inclua-as em programas de apoio.
description A Construção Civil é considerada uma das áreas mais perigosas de trabalho, possibilitando aos trabalhadores se refugiarem no uso abusivo de drogas. O objetivo foi analisar a percepção do trabalhador da Construção Civil sobre o uso de drogas na vida de sua família. Estudo qualitativo, realizado no município de Maringá - Paraná, nos cadastros do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os participantes foram trabalhadores com idade superior a 18 anos e diagnóstico médico de intoxicação por drogas de abuso, internados no período de julho a dezembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Risco Social Familiar e entrevista domiciliar com os trabalhadores, por meio de roteiro semiestruturado, com análise de conteúdo temática. O tema analisado foi Repercussões do uso da bebida alcoólica nas relações familiares e a percepção do trabalhador. O estudo atendeu as normas éticas nacionais em pesquisa envolvendo seres humanos. Foram entrevistados seis trabalhadores do sexo masculino, idade média 44 anos, casados, baixa escolaridade e baixa renda individual, pedreiros e serventes. A bebida alcoólica esteve presente em todos os casos. Os trabalhadores relataram como repercussões negativas em suas famílias: reflexos nas interações sociais e familiares, com incapacidade de lidar com as crises afetivas e consequente transtornos/conflitos familiares, violência intrafamiliar, sofrimento dos pais, e repercussão financeira e a sobrecarga dos familiares. Os dados reiteram aspectos sociais do trabalho na Construção Civil. Espera-se estimular os profissionais da saúde reconheçam o sofrimento das famílias e inclua-as em programas de apoio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T11:29:08Z
2019-08-19T11:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1777
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1777
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616792342528