ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelotti, Priscila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garozi, Renato, Gabriel, Lorrant Cavanha, Ribeiro, Rosana Miranda de Castro, Zampar, Éder Junior de Oliveira, Tessmann, Dauri José
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1197
Resumo: A mancha em rede, causada pelo fungo Drechslera teres, e a mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, são doenças importantes da cultura da cevada. Visando o desenvolvimento de protocolos de esporulação desses fungos in vitro, o objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura na produção de conídios desses fungos. Foram avaliados os seguintes meios de cultura: suco V8-ágar, trigo para quibe-ágar, batata-dextrose-ágar (BDA) e trigo para quibe-ágar suplementados com batata e dextrose. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos esporos nas placas de petri foi realizada com a câmara de Neubauer, após 14 dias de incubação a ±23°C no regime de luz de 12 horas. Após cinco dias de crescimento as placas foram submetidas ao estresse por meio da raspagem. Bipolaris sorokiniana esporulou em todos os meios de cultura, no entanto a produção de esporos foi significativamente maior no meio BDA. Já em relação à D. teres, verificou-se que esse fungo esporulou apenas nos meios BDA e V8-ágar, porém com menor intensidade do que B. sorokiniana. Esses resultados contribuem para o estabelecimento de protocolos de produção de inóculo in vitro para esses fungos.
id UNICESU -1_da34ff137379fdec8fb203d862dba5c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1197
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURACevadaDrechslera teresBipolaris sorokinianaEsporulaçãoA mancha em rede, causada pelo fungo Drechslera teres, e a mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, são doenças importantes da cultura da cevada. Visando o desenvolvimento de protocolos de esporulação desses fungos in vitro, o objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura na produção de conídios desses fungos. Foram avaliados os seguintes meios de cultura: suco V8-ágar, trigo para quibe-ágar, batata-dextrose-ágar (BDA) e trigo para quibe-ágar suplementados com batata e dextrose. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos esporos nas placas de petri foi realizada com a câmara de Neubauer, após 14 dias de incubação a ±23°C no regime de luz de 12 horas. Após cinco dias de crescimento as placas foram submetidas ao estresse por meio da raspagem. Bipolaris sorokiniana esporulou em todos os meios de cultura, no entanto a produção de esporos foi significativamente maior no meio BDA. Já em relação à D. teres, verificou-se que esse fungo esporulou apenas nos meios BDA e V8-ágar, porém com menor intensidade do que B. sorokiniana. Esses resultados contribuem para o estabelecimento de protocolos de produção de inóculo in vitro para esses fungos.Unicesumar2019-08-06T20:00:30Z2019-08-06T20:00:30Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1197otherAngelotti, PriscilaGarozi, RenatoGabriel, Lorrant CavanhaRibeiro, Rosana Miranda de CastroZampar, Éder Junior de OliveiraTessmann, Dauri Joséreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:39.15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
title ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
spellingShingle ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
Angelotti, Priscila
Cevada
Drechslera teres
Bipolaris sorokiniana
Esporulação
title_short ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
title_full ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
title_fullStr ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
title_full_unstemmed ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
title_sort ESPORULAÇÃO DE Drechslera teres E Bipolaris sorokiniana EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
author Angelotti, Priscila
author_facet Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Gabriel, Lorrant Cavanha
Ribeiro, Rosana Miranda de Castro
Zampar, Éder Junior de Oliveira
Tessmann, Dauri José
author_role author
author2 Garozi, Renato
Gabriel, Lorrant Cavanha
Ribeiro, Rosana Miranda de Castro
Zampar, Éder Junior de Oliveira
Tessmann, Dauri José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Gabriel, Lorrant Cavanha
Ribeiro, Rosana Miranda de Castro
Zampar, Éder Junior de Oliveira
Tessmann, Dauri José
dc.subject.por.fl_str_mv Cevada
Drechslera teres
Bipolaris sorokiniana
Esporulação
topic Cevada
Drechslera teres
Bipolaris sorokiniana
Esporulação
dc.description.none.fl_txt_mv A mancha em rede, causada pelo fungo Drechslera teres, e a mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, são doenças importantes da cultura da cevada. Visando o desenvolvimento de protocolos de esporulação desses fungos in vitro, o objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura na produção de conídios desses fungos. Foram avaliados os seguintes meios de cultura: suco V8-ágar, trigo para quibe-ágar, batata-dextrose-ágar (BDA) e trigo para quibe-ágar suplementados com batata e dextrose. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos esporos nas placas de petri foi realizada com a câmara de Neubauer, após 14 dias de incubação a ±23°C no regime de luz de 12 horas. Após cinco dias de crescimento as placas foram submetidas ao estresse por meio da raspagem. Bipolaris sorokiniana esporulou em todos os meios de cultura, no entanto a produção de esporos foi significativamente maior no meio BDA. Já em relação à D. teres, verificou-se que esse fungo esporulou apenas nos meios BDA e V8-ágar, porém com menor intensidade do que B. sorokiniana. Esses resultados contribuem para o estabelecimento de protocolos de produção de inóculo in vitro para esses fungos.
description A mancha em rede, causada pelo fungo Drechslera teres, e a mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, são doenças importantes da cultura da cevada. Visando o desenvolvimento de protocolos de esporulação desses fungos in vitro, o objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes meios de cultura na produção de conídios desses fungos. Foram avaliados os seguintes meios de cultura: suco V8-ágar, trigo para quibe-ágar, batata-dextrose-ágar (BDA) e trigo para quibe-ágar suplementados com batata e dextrose. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições. A quantificação dos esporos nas placas de petri foi realizada com a câmara de Neubauer, após 14 dias de incubação a ±23°C no regime de luz de 12 horas. Após cinco dias de crescimento as placas foram submetidas ao estresse por meio da raspagem. Bipolaris sorokiniana esporulou em todos os meios de cultura, no entanto a produção de esporos foi significativamente maior no meio BDA. Já em relação à D. teres, verificou-se que esse fungo esporulou apenas nos meios BDA e V8-ágar, porém com menor intensidade do que B. sorokiniana. Esses resultados contribuem para o estabelecimento de protocolos de produção de inóculo in vitro para esses fungos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T20:00:30Z
2019-08-06T20:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1197
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1197
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948608947945472