SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Raphaella Ortega
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OLIVEIRA, Priscila Daniele de, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163
Resumo: A Shantala é uma técnica milenar composta por uma série de movimentos pelo corpo todo, que exigem atenção e domínio. Desta maneira este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da Shantala sobre o comportamento do bebê pré-termo, sobre as cólicas intestinais, dados vitais e a qualidade do sono. Para a realização deste estudo serão selecionadas 20 crianças nascidas com idade gestacional, de 28 a 34 semanas, com ausência de lesões neurológicas, peso ao nascimento inferior a 2500 gramas e idade cronológica superior a 30 dias. A amostra a ser estudada será selecionada através da análise dos prontuários dos prematuros submetidos ao teste da “Orelhinha” do ano de 2009 da Clínica Escola de Fonoaudiologia do CESUMAR. Em seguida, os bebês iniciarão o tratamento fisioterapêutico com a técnica Shantala, composto por 12 sessões, realizadas de duas vezes por semana com duração de 30 minutos. Durante as sessões, os pais serão também orientados quanto à realização da técnica em ambiente domiciliar. Após a seleção da população, será esclarecido aos pais o objetivo do estudo, solicitada a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido e aplicado um questionário semi-estruturado composto por cinco itens contendo dados relacionados à identificação da criança, avaliação clínica, comportamento do bebê e qualidade do sono. Ao término do tratamento os dados serão tabulados, sendo realizada a análise quali-quantitativa e através dos testes T Student e Correlação de Pearson. Desta forma, espera-se com o presente estudo que a técnica Shantala exerça influência sobre os dados vitais dos bebês submetidos ao tratamento quanto aos dados vitais e resultados favoráveis em relação à qualidade do sono, funcionamento intestinal e redução de cólicas.
id UNICESU -1_dab5040aa06f25d8f98e31eb5a677844
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6163
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESOFisioterapiaRecém-nascidoShantala.A Shantala é uma técnica milenar composta por uma série de movimentos pelo corpo todo, que exigem atenção e domínio. Desta maneira este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da Shantala sobre o comportamento do bebê pré-termo, sobre as cólicas intestinais, dados vitais e a qualidade do sono. Para a realização deste estudo serão selecionadas 20 crianças nascidas com idade gestacional, de 28 a 34 semanas, com ausência de lesões neurológicas, peso ao nascimento inferior a 2500 gramas e idade cronológica superior a 30 dias. A amostra a ser estudada será selecionada através da análise dos prontuários dos prematuros submetidos ao teste da “Orelhinha” do ano de 2009 da Clínica Escola de Fonoaudiologia do CESUMAR. Em seguida, os bebês iniciarão o tratamento fisioterapêutico com a técnica Shantala, composto por 12 sessões, realizadas de duas vezes por semana com duração de 30 minutos. Durante as sessões, os pais serão também orientados quanto à realização da técnica em ambiente domiciliar. Após a seleção da população, será esclarecido aos pais o objetivo do estudo, solicitada a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido e aplicado um questionário semi-estruturado composto por cinco itens contendo dados relacionados à identificação da criança, avaliação clínica, comportamento do bebê e qualidade do sono. Ao término do tratamento os dados serão tabulados, sendo realizada a análise quali-quantitativa e através dos testes T Student e Correlação de Pearson. Desta forma, espera-se com o presente estudo que a técnica Shantala exerça influência sobre os dados vitais dos bebês submetidos ao tratamento quanto aos dados vitais e resultados favoráveis em relação à qualidade do sono, funcionamento intestinal e redução de cólicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-02T12:33:57Z2020-10-02T12:33:57Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163porLEITE, Raphaella OrtegaOLIVEIRA, Priscila Daniele dePALÁCIO, Siméia Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-03T06:01:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
title SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
spellingShingle SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
LEITE, Raphaella Ortega
Fisioterapia
Recém-nascido
Shantala
.
title_short SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
title_full SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
title_fullStr SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
title_full_unstemmed SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
title_sort SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
author LEITE, Raphaella Ortega
author_facet LEITE, Raphaella Ortega
OLIVEIRA, Priscila Daniele de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author_role author
author2 OLIVEIRA, Priscila Daniele de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Raphaella Ortega
OLIVEIRA, Priscila Daniele de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Recém-nascido
Shantala
.
topic Fisioterapia
Recém-nascido
Shantala
.
description A Shantala é uma técnica milenar composta por uma série de movimentos pelo corpo todo, que exigem atenção e domínio. Desta maneira este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da Shantala sobre o comportamento do bebê pré-termo, sobre as cólicas intestinais, dados vitais e a qualidade do sono. Para a realização deste estudo serão selecionadas 20 crianças nascidas com idade gestacional, de 28 a 34 semanas, com ausência de lesões neurológicas, peso ao nascimento inferior a 2500 gramas e idade cronológica superior a 30 dias. A amostra a ser estudada será selecionada através da análise dos prontuários dos prematuros submetidos ao teste da “Orelhinha” do ano de 2009 da Clínica Escola de Fonoaudiologia do CESUMAR. Em seguida, os bebês iniciarão o tratamento fisioterapêutico com a técnica Shantala, composto por 12 sessões, realizadas de duas vezes por semana com duração de 30 minutos. Durante as sessões, os pais serão também orientados quanto à realização da técnica em ambiente domiciliar. Após a seleção da população, será esclarecido aos pais o objetivo do estudo, solicitada a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido e aplicado um questionário semi-estruturado composto por cinco itens contendo dados relacionados à identificação da criança, avaliação clínica, comportamento do bebê e qualidade do sono. Ao término do tratamento os dados serão tabulados, sendo realizada a análise quali-quantitativa e através dos testes T Student e Correlação de Pearson. Desta forma, espera-se com o presente estudo que a técnica Shantala exerça influência sobre os dados vitais dos bebês submetidos ao tratamento quanto aos dados vitais e resultados favoráveis em relação à qualidade do sono, funcionamento intestinal e redução de cólicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-02T12:33:57Z
2020-10-02T12:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771932871229440