AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INTENSIDADE E DO TEMPO DE CARREGAMENTO NA RESPOSTA ELÁSTICA DE MISTURAS ASFÁLTICAS DENSAS MODIFICADAS COM RESÍDUOS DE PALMILHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Luiz Henrique de Assis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ildefonso, Jesner Sereni, Veríssimo, Vanessa Regina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1326
Resumo: A utilização do EVA (etileno acetato de vinila) é abrangente na indústria calçadista, principalmente para fabricação de palmilhas. Com a característica do polímero de elevada capacidade de recuperação elástica, substituiu-se 1% da massa das britas de misturas asfálticas por EVA. Sendo necessário o conhecimento da recuperação elástica dos pavimentos considerando os diferentes tipos de solicitações de tráfego, através do ensaio de MR (Módulo de Resiliência), fez-se essa análise das misturas asfálticas, sobretudo no que diz respeito à fadiga do material. Neste ensaio verificou-se a resposta elástica dos CPs (corpos-de-prova), com diferentes tempos de aplicação e cargas. Identificou-se que com o acréscimo de tempo de aplicação de cargas em misturas com a presença de EVA, houve a diminuição do MR, dando um caráter mais flexível aos CPs. Já em misturas sem a presença do polímero, teve o aumento do MR, resultando em um caráter menos flexível. Dessa forma, pode-se concluir que o emprego de EVA em misturas asfálticas dependerá do tipo de pavimento e tráfego que será submetido. Se as camadas deste pavimento forem mais flexíveis e o tráfego rápido, misturas asfálticas com EVA desempenham uma melhor resposta elástica, diminuindo sua vida de fadiga.
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