BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzotti, Anna Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nonino, Fabiana, Santos, Milena Juliana dos
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1975
Resumo: A síndrome de Schwartz Jampel ( SSJ) é uma desordem autossômica recessiva rara, apresentando clinicamente sinais e sintomas, como: baixa estatura, fácies típicas, anormalidades esqueléticas múltiplas e atividade muscular continua. Este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do tratamento fisioterápico em um paciente com a síndrome. Foi realizado um estudo de caso, no qual foram avaliados o equilíbrio e a funcionalidade antes e após o tratamento fisioterápico. Os instrumentos de avaliação foram: Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II e Bateria Psicomotora do Professor Doutor Vitor da Fonseca (BPM). O tratamento consistiu em exercícios que visaram o estímulo das etapas motoras e equilíbrio estático e dinâmico nas diversas posturas, pelo período de 20 sessões com frequência de 2 vezes por semana, onde cada uma das sessões corresponde a 50 minutos de tratamento. Conclui-se que a intervenção fisioterapêutica na SSJ obteve bons resultados comprovando a eficiência do tratamento, porem devido as dificuldades encontradas por alterações causadas pela própria síndrome sugere que novas pesquisas envolvendo essa síndrome sejam realizadas.
id UNICESU -1_ddd560018d312d67d4b7d716bc53929d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1975
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASOSíndrome de Schwartz JampelMiotoniaMiotoniaEquilíbrioA síndrome de Schwartz Jampel ( SSJ) é uma desordem autossômica recessiva rara, apresentando clinicamente sinais e sintomas, como: baixa estatura, fácies típicas, anormalidades esqueléticas múltiplas e atividade muscular continua. Este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do tratamento fisioterápico em um paciente com a síndrome. Foi realizado um estudo de caso, no qual foram avaliados o equilíbrio e a funcionalidade antes e após o tratamento fisioterápico. Os instrumentos de avaliação foram: Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II e Bateria Psicomotora do Professor Doutor Vitor da Fonseca (BPM). O tratamento consistiu em exercícios que visaram o estímulo das etapas motoras e equilíbrio estático e dinâmico nas diversas posturas, pelo período de 20 sessões com frequência de 2 vezes por semana, onde cada uma das sessões corresponde a 50 minutos de tratamento. Conclui-se que a intervenção fisioterapêutica na SSJ obteve bons resultados comprovando a eficiência do tratamento, porem devido as dificuldades encontradas por alterações causadas pela própria síndrome sugere que novas pesquisas envolvendo essa síndrome sejam realizadas.Unicesumar2019-08-20T17:15:06Z2019-08-20T17:15:06Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1975otherManzotti, Anna GabrielaNonino, FabianaSantos, Milena Juliana dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:30.91Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
title BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
spellingShingle BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
Manzotti, Anna Gabriela
Síndrome de Schwartz Jampel
Miotonia
Miotonia
Equilíbrio
title_short BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
title_full BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
title_fullStr BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
title_full_unstemmed BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
title_sort BENEFÍCIOS DE UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA SÍNDROME DE SCHWARTZ JAMPEL: RELATO DE CASO
author Manzotti, Anna Gabriela
author_facet Manzotti, Anna Gabriela
Nonino, Fabiana
Santos, Milena Juliana dos
author_role author
author2 Nonino, Fabiana
Santos, Milena Juliana dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzotti, Anna Gabriela
Nonino, Fabiana
Santos, Milena Juliana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Schwartz Jampel
Miotonia
Miotonia
Equilíbrio
topic Síndrome de Schwartz Jampel
Miotonia
Miotonia
Equilíbrio
dc.description.none.fl_txt_mv A síndrome de Schwartz Jampel ( SSJ) é uma desordem autossômica recessiva rara, apresentando clinicamente sinais e sintomas, como: baixa estatura, fácies típicas, anormalidades esqueléticas múltiplas e atividade muscular continua. Este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do tratamento fisioterápico em um paciente com a síndrome. Foi realizado um estudo de caso, no qual foram avaliados o equilíbrio e a funcionalidade antes e após o tratamento fisioterápico. Os instrumentos de avaliação foram: Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II e Bateria Psicomotora do Professor Doutor Vitor da Fonseca (BPM). O tratamento consistiu em exercícios que visaram o estímulo das etapas motoras e equilíbrio estático e dinâmico nas diversas posturas, pelo período de 20 sessões com frequência de 2 vezes por semana, onde cada uma das sessões corresponde a 50 minutos de tratamento. Conclui-se que a intervenção fisioterapêutica na SSJ obteve bons resultados comprovando a eficiência do tratamento, porem devido as dificuldades encontradas por alterações causadas pela própria síndrome sugere que novas pesquisas envolvendo essa síndrome sejam realizadas.
description A síndrome de Schwartz Jampel ( SSJ) é uma desordem autossômica recessiva rara, apresentando clinicamente sinais e sintomas, como: baixa estatura, fácies típicas, anormalidades esqueléticas múltiplas e atividade muscular continua. Este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do tratamento fisioterápico em um paciente com a síndrome. Foi realizado um estudo de caso, no qual foram avaliados o equilíbrio e a funcionalidade antes e após o tratamento fisioterápico. Os instrumentos de avaliação foram: Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II e Bateria Psicomotora do Professor Doutor Vitor da Fonseca (BPM). O tratamento consistiu em exercícios que visaram o estímulo das etapas motoras e equilíbrio estático e dinâmico nas diversas posturas, pelo período de 20 sessões com frequência de 2 vezes por semana, onde cada uma das sessões corresponde a 50 minutos de tratamento. Conclui-se que a intervenção fisioterapêutica na SSJ obteve bons resultados comprovando a eficiência do tratamento, porem devido as dificuldades encontradas por alterações causadas pela própria síndrome sugere que novas pesquisas envolvendo essa síndrome sejam realizadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T17:15:06Z
2019-08-20T17:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1975
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1975
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948587941822464