UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Thatiane Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Dyoni Matias de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887
Resumo: Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula.
id UNICESU -1_de611efeb6ae5131024a3a2e9403252d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4887
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAAulas de laboratórioMicroscopia ópticaProtozoáriosOs conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula.UniCesumar2020-02-04T19:26:11Z2020-02-04T19:26:11Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887otherMOTA, Thatiane RodriguesOLIVEIRA, Dyoni Matias dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:18.157Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
MOTA, Thatiane Rodrigues
Aulas de laboratório
Microscopia óptica
Protozoários
title_short UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author MOTA, Thatiane Rodrigues
author_facet MOTA, Thatiane Rodrigues
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Dyoni Matias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, Thatiane Rodrigues
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas de laboratório
Microscopia óptica
Protozoários
topic Aulas de laboratório
Microscopia óptica
Protozoários
dc.description.none.fl_txt_mv Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula.
description Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T19:26:11Z
2020-02-04T19:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948612984963072