UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887 |
Resumo: | Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula. |
id |
UNICESU -1_de611efeb6ae5131024a3a2e9403252d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4887 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAAulas de laboratórioMicroscopia ópticaProtozoáriosOs conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula.UniCesumar2020-02-04T19:26:11Z2020-02-04T19:26:11Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887otherMOTA, Thatiane RodriguesOLIVEIRA, Dyoni Matias dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:18.157Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA MOTA, Thatiane Rodrigues Aulas de laboratório Microscopia óptica Protozoários |
title_short |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
MOTA, Thatiane Rodrigues |
author_facet |
MOTA, Thatiane Rodrigues OLIVEIRA, Dyoni Matias de |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Dyoni Matias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOTA, Thatiane Rodrigues OLIVEIRA, Dyoni Matias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas de laboratório Microscopia óptica Protozoários |
topic |
Aulas de laboratório Microscopia óptica Protozoários |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula. |
description |
Os conteúdos ensinados de modo tradicional nas disciplinas de Ciências e Biologia, muitas vezes são considerados abstratos e/ou o professor não dispõe de tempo hábil dentro de suas horas- aula para a preparação das práticas. Muitas vezes não permite ao aluno uma visão real do que se aprende de forma participativa, mas sim como mero ouvinte, causando desinteresse e afetando na construção do seu conhecimento. Nas aulas de Biologia, as práticas realizadas em laboratórios são essenciais, porque oferecem um contato direto do aluno com os organismos observados e mesmo reconhecendo essa importância, na realidade, essas aulas formam uma parcela muito pequena. Dentre as propostas que oferecem alternativas a esses problemas e que visam melhorar o processo de ensino- aprendizagem está o uso de microscopia de luz, a fim de suprir o abismo entre a teoria e a prática. O ensino de Ciências e Biologia torna-se muito mais atrativo e eficaz através do uso de materiais vivos. Para realizar esse contato dos alunos com materiais biológicos, podem-se utilizar lâminas com cortes de material fixado, tecidos vegetais, ou ainda, protozoários vivos. Os protozoários podem ser facilmente obtidos em meios de culturas que propiciem ambiente adequado à sua sobrevivência e proliferação. O processo de preparação e manutenção de meios de cultura de protozoários demanda um baixo custo e fácil execução, podendo assim ser implantado e mantido nas instituições de ensino da rede pública ou privada. Além do aprendizado, a aproximação com a prática no ensino fundamental e médio permite ao aluno uma conquista de experiência com o ambiente que muitos conviverão ao longo de sua vida acadêmica, já que as grandes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e também em laboratórios de Ciências Exatas, exigem um prévio conhecimento dos equipamentos e materiais utilizado sem laboratório.Assim, a proposta deste trabalho será de capacitar o aluno de forma contextualizada em vários assuntos de Ciências e Biologia, utilizando microscopia de luz como principal instrumento. Com o intuito de expor aos alunos as normas para trabalhar em um laboratório, serão apresentados aos mesmos os equipamentos, técnicas de fácil preparação, aplicação e a utilização de materiais biológicos em laboratório de Ciências e Biologia e observação destes em microscópio de luz. Dentre as técnicas que serão apresentadas estão o cultivo de protozoários de vida livre; preparação de lâminas da mucosa bucal, a fim de observar as células epiteliais; lâminas evidenciando a epiderme presente no bulbo da cebola e células da Magnoliophyta Elodea para visualização de cloroplastos. Com estas aulas práticas, os próprios alunos poderão montar as lâminas e observá-las em microscópio óptico, possibilitando a ligação da teoria vista em sala de aula com as práticas realizadas em laboratório. A aplicação deste trabalho poderá ser em escolas e colégios da rede pública e privada da região metropolitana de Maringá, com a intenção de permitir uma experiência construtiva e despertar o interesse em relação aos assuntos lecionados em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-04T19:26:11Z 2020-02-04T19:26:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948612984963072 |