A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Rafael de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Luiz, Roney de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1612
Resumo: A Reforma Protestante do século XVI se deu com base no questionamento ao ensino Católico Romano Medieval de indulgências. Esse questionamento de cunho religioso cristão fundamentou-se eminentemente nos escritos do Apóstolo São Paulo. Os Reformadores interpretaram o Apóstolo combatendo adversários que seriam representantes de uma compreensão de salvação por obras, que seria própria do judaísmo. Esses adversários foram nomeados “judaizantes”. Para os Reformadores o Catolicismo Romano de seus dias era uma expressão do judaísmo dos dias do Apóstolo. Ambos defendendo méritos salvíficos por meio de obras humanas (sistema de indulgências num caso, guarda da Lei no outro). As pesquisas históricas recentes acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo, no entanto, demonstraram com bastante contundência que o judaísmo nunca foi uma religião de salvação por obras. A interpretação dos Reformadores, portanto, era um anacronismo histórico. Essa pesquisa teve como objetivo apontar os principais resultados da historiografia acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo Paulo identificando a existência do anacronismo na interpretação dos Reformadores.
id UNICESU -1_de9f14eb46abb131bfb45c4336da3e5a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1612
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMOReforma ProtestanteCristianismoJudaísmoSalvação por ObrasA Reforma Protestante do século XVI se deu com base no questionamento ao ensino Católico Romano Medieval de indulgências. Esse questionamento de cunho religioso cristão fundamentou-se eminentemente nos escritos do Apóstolo São Paulo. Os Reformadores interpretaram o Apóstolo combatendo adversários que seriam representantes de uma compreensão de salvação por obras, que seria própria do judaísmo. Esses adversários foram nomeados “judaizantes”. Para os Reformadores o Catolicismo Romano de seus dias era uma expressão do judaísmo dos dias do Apóstolo. Ambos defendendo méritos salvíficos por meio de obras humanas (sistema de indulgências num caso, guarda da Lei no outro). As pesquisas históricas recentes acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo, no entanto, demonstraram com bastante contundência que o judaísmo nunca foi uma religião de salvação por obras. A interpretação dos Reformadores, portanto, era um anacronismo histórico. Essa pesquisa teve como objetivo apontar os principais resultados da historiografia acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo Paulo identificando a existência do anacronismo na interpretação dos Reformadores.Unicesumar2019-08-14T14:08:49Z2019-08-14T14:08:49Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1612otherPaula, Rafael deLuiz, Roney de Carvalhoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:38.482Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
title A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
spellingShingle A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
Paula, Rafael de
Reforma Protestante
Cristianismo
Judaísmo
Salvação por Obras
title_short A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
title_full A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
title_fullStr A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
title_full_unstemmed A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
title_sort A REFORMA PROTESTANTE: UMA HISTÓRIA DE ANACRONISMO
author Paula, Rafael de
author_facet Paula, Rafael de
Luiz, Roney de Carvalho
author_role author
author2 Luiz, Roney de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Rafael de
Luiz, Roney de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma Protestante
Cristianismo
Judaísmo
Salvação por Obras
topic Reforma Protestante
Cristianismo
Judaísmo
Salvação por Obras
dc.description.none.fl_txt_mv A Reforma Protestante do século XVI se deu com base no questionamento ao ensino Católico Romano Medieval de indulgências. Esse questionamento de cunho religioso cristão fundamentou-se eminentemente nos escritos do Apóstolo São Paulo. Os Reformadores interpretaram o Apóstolo combatendo adversários que seriam representantes de uma compreensão de salvação por obras, que seria própria do judaísmo. Esses adversários foram nomeados “judaizantes”. Para os Reformadores o Catolicismo Romano de seus dias era uma expressão do judaísmo dos dias do Apóstolo. Ambos defendendo méritos salvíficos por meio de obras humanas (sistema de indulgências num caso, guarda da Lei no outro). As pesquisas históricas recentes acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo, no entanto, demonstraram com bastante contundência que o judaísmo nunca foi uma religião de salvação por obras. A interpretação dos Reformadores, portanto, era um anacronismo histórico. Essa pesquisa teve como objetivo apontar os principais resultados da historiografia acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo Paulo identificando a existência do anacronismo na interpretação dos Reformadores.
description A Reforma Protestante do século XVI se deu com base no questionamento ao ensino Católico Romano Medieval de indulgências. Esse questionamento de cunho religioso cristão fundamentou-se eminentemente nos escritos do Apóstolo São Paulo. Os Reformadores interpretaram o Apóstolo combatendo adversários que seriam representantes de uma compreensão de salvação por obras, que seria própria do judaísmo. Esses adversários foram nomeados “judaizantes”. Para os Reformadores o Catolicismo Romano de seus dias era uma expressão do judaísmo dos dias do Apóstolo. Ambos defendendo méritos salvíficos por meio de obras humanas (sistema de indulgências num caso, guarda da Lei no outro). As pesquisas históricas recentes acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo, no entanto, demonstraram com bastante contundência que o judaísmo nunca foi uma religião de salvação por obras. A interpretação dos Reformadores, portanto, era um anacronismo histórico. Essa pesquisa teve como objetivo apontar os principais resultados da historiografia acerca do judaísmo dos dias do Apóstolo Paulo identificando a existência do anacronismo na interpretação dos Reformadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T14:08:49Z
2019-08-14T14:08:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1612
identifier_str_mv 2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1612
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588015222784