APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BETIOLI JUNIOR, Edner
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MOREIRA, Wagner Henrique, COSTA, Marco Aurélio Teixeira, FERREIRA, Camila Jorge Bernabé, TORMENA, Cássio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5905
Resumo: O ensaio de Proctor é uma técnica eficaz em avaliar a susceptibilidade dos solos à compactação. Esta consiste em relacionar, para uma mesma energia de compactação, valores de densidade (Ds) obtidos com seus respectivos valores de umidade do solo, obtendo-se a curva de compactação do solo, da qual calcula-se a umidade crítica para compactação (Uc) e a densidade máxima (Dmax) correspondente. O objetivo deste trabalho foi comparar a aplicação dos modelos polinomial de segundo grau e exponencial na determinação da curva de compactação do solo, Uc e Dmax de três Latossolos Vermelhos. O ensaio de Proctor foi realizado com amostras deformadas de três Latossolos Vermelhos do Estado do Paraná, sob diferentes sistemas de manejo, coletadas nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Paranavaí. Para obter a curva de compactação, o solo foi compactado em diferentes teores de água, com intervalos de cerca de 0,015 a 0,025 kg kg-1 de umidade gravimétrica. Os resultados da Ds em função do teor de água foram ajustados pelos modelos polinomial de segundo grau e exponencial. A Uc e a Dmax foram calculadas para os dois modelos. Os coeficientes do modelo polinomial de segundo grau foram testados pelo teste t de Student (α = 0,05) e os coeficientes do modelo exponencial foram avaliados pelo intervalo de confiança da média. Os resultados mostraram que apenas o modelo polinomial pode ser empregado para descrever as curvas de compactação dos solos estudados, pois a análise estatística do modelo exponencial apresentou coeficientes não significativos.
id UNICESU -1_deb42dee8ff0f1ca3336c36fbf5db014
oai_identifier_str oai:CTOS-SRV-WEB24:123456789/5905
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOSDensidade máximaEnsaio de proctorUmidade crítica para compactaçãoO ensaio de Proctor é uma técnica eficaz em avaliar a susceptibilidade dos solos à compactação. Esta consiste em relacionar, para uma mesma energia de compactação, valores de densidade (Ds) obtidos com seus respectivos valores de umidade do solo, obtendo-se a curva de compactação do solo, da qual calcula-se a umidade crítica para compactação (Uc) e a densidade máxima (Dmax) correspondente. O objetivo deste trabalho foi comparar a aplicação dos modelos polinomial de segundo grau e exponencial na determinação da curva de compactação do solo, Uc e Dmax de três Latossolos Vermelhos. O ensaio de Proctor foi realizado com amostras deformadas de três Latossolos Vermelhos do Estado do Paraná, sob diferentes sistemas de manejo, coletadas nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Paranavaí. Para obter a curva de compactação, o solo foi compactado em diferentes teores de água, com intervalos de cerca de 0,015 a 0,025 kg kg-1 de umidade gravimétrica. Os resultados da Ds em função do teor de água foram ajustados pelos modelos polinomial de segundo grau e exponencial. A Uc e a Dmax foram calculadas para os dois modelos. Os coeficientes do modelo polinomial de segundo grau foram testados pelo teste t de Student (α = 0,05) e os coeficientes do modelo exponencial foram avaliados pelo intervalo de confiança da média. Os resultados mostraram que apenas o modelo polinomial pode ser empregado para descrever as curvas de compactação dos solos estudados, pois a análise estatística do modelo exponencial apresentou coeficientes não significativos.UniCesumar2020-06-01T17:02:01Z2020-06-01T17:02:01Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5905otherBETIOLI JUNIOR, EdnerMOREIRA, Wagner HenriqueCOSTA, Marco Aurélio TeixeiraFERREIRA, Camila Jorge BernabéTORMENA, Cássio Antônioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T16:59:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-06 16:59:54.985Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
title APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
spellingShingle APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
BETIOLI JUNIOR, Edner
Densidade máxima
Ensaio de proctor
Umidade crítica para compactação
title_short APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
title_full APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
title_fullStr APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
title_sort APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS PARA AJUSTE DA CURVA DE COMPACTAÇÃO EM TRÊS LATOSSOLOS
author BETIOLI JUNIOR, Edner
author_facet BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
TORMENA, Cássio Antônio
author_role author
author2 MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
TORMENA, Cássio Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
TORMENA, Cássio Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Densidade máxima
Ensaio de proctor
Umidade crítica para compactação
topic Densidade máxima
Ensaio de proctor
Umidade crítica para compactação
dc.description.none.fl_txt_mv O ensaio de Proctor é uma técnica eficaz em avaliar a susceptibilidade dos solos à compactação. Esta consiste em relacionar, para uma mesma energia de compactação, valores de densidade (Ds) obtidos com seus respectivos valores de umidade do solo, obtendo-se a curva de compactação do solo, da qual calcula-se a umidade crítica para compactação (Uc) e a densidade máxima (Dmax) correspondente. O objetivo deste trabalho foi comparar a aplicação dos modelos polinomial de segundo grau e exponencial na determinação da curva de compactação do solo, Uc e Dmax de três Latossolos Vermelhos. O ensaio de Proctor foi realizado com amostras deformadas de três Latossolos Vermelhos do Estado do Paraná, sob diferentes sistemas de manejo, coletadas nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Paranavaí. Para obter a curva de compactação, o solo foi compactado em diferentes teores de água, com intervalos de cerca de 0,015 a 0,025 kg kg-1 de umidade gravimétrica. Os resultados da Ds em função do teor de água foram ajustados pelos modelos polinomial de segundo grau e exponencial. A Uc e a Dmax foram calculadas para os dois modelos. Os coeficientes do modelo polinomial de segundo grau foram testados pelo teste t de Student (α = 0,05) e os coeficientes do modelo exponencial foram avaliados pelo intervalo de confiança da média. Os resultados mostraram que apenas o modelo polinomial pode ser empregado para descrever as curvas de compactação dos solos estudados, pois a análise estatística do modelo exponencial apresentou coeficientes não significativos.
description O ensaio de Proctor é uma técnica eficaz em avaliar a susceptibilidade dos solos à compactação. Esta consiste em relacionar, para uma mesma energia de compactação, valores de densidade (Ds) obtidos com seus respectivos valores de umidade do solo, obtendo-se a curva de compactação do solo, da qual calcula-se a umidade crítica para compactação (Uc) e a densidade máxima (Dmax) correspondente. O objetivo deste trabalho foi comparar a aplicação dos modelos polinomial de segundo grau e exponencial na determinação da curva de compactação do solo, Uc e Dmax de três Latossolos Vermelhos. O ensaio de Proctor foi realizado com amostras deformadas de três Latossolos Vermelhos do Estado do Paraná, sob diferentes sistemas de manejo, coletadas nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Paranavaí. Para obter a curva de compactação, o solo foi compactado em diferentes teores de água, com intervalos de cerca de 0,015 a 0,025 kg kg-1 de umidade gravimétrica. Os resultados da Ds em função do teor de água foram ajustados pelos modelos polinomial de segundo grau e exponencial. A Uc e a Dmax foram calculadas para os dois modelos. Os coeficientes do modelo polinomial de segundo grau foram testados pelo teste t de Student (α = 0,05) e os coeficientes do modelo exponencial foram avaliados pelo intervalo de confiança da média. Os resultados mostraram que apenas o modelo polinomial pode ser empregado para descrever as curvas de compactação dos solos estudados, pois a análise estatística do modelo exponencial apresentou coeficientes não significativos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-06-01T17:02:01Z
2020-06-01T17:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5905
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5905
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1668900932937580544