INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CIFERRI, Ricardo Rodrigues, GATTO, Sandro Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482
Resumo: No atual estágio de desenvolvimento da Internet, a tecnologia permite uma distribuição de informações muito mais interativa e dinâmica do que há alguns anos. Com relação aos dados espaciais, a Internet se apresenta como uma forma de acesso eficiente à informação, porém, o gerenciamento de tais dados é muito mais complexo do que o gerenciamento feito para dados convencionais. As características particulares dos dados espaciais são as razões pelas quais se faz necessário estudos sobre o comportamento, a forma de armazenamento e a recuperação desses dados. Este trabalho visa investigar o comportamento de dados espaciais na World-Wide Web quanto à forma de armazenamento, a recuperação e a visualização desses dados. Para tanto, foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle com o seu módulo para suporte a dados espaciais. Para que houvesse a visualização dos dados espaciais na web foi utilizado o programa MapServer, software de código aberto que permite a visualização de dados espaciais na World-Wide Web. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o MapServer é um programa de fácil uso e bastante difundido entre os usuários de SGBD espaciais, trata os dados espaciais de forma simples. O SGBD Oracle, por sua vez, é uma excelente ferramenta para tratar dados espaciais, pois os dados espaciais são tratados da mesma forma que os dados convencionais, para a visualização dos dados foram criados operadores e funções espaciais, porém a visualização desses dados é deficiente por se restringir à linguagem SQL. Com relação à indexação, o SGBD Oracle permite usar os tipos de indexação R-tree e a Quad-tree, além de permitir a reconstrução de índices.
id UNICESU -1_df2b758e5e562319708fdfae1098c851
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7482
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLEBanco de dados espaciaisSistema gerenciador de banco dMapserverNo atual estágio de desenvolvimento da Internet, a tecnologia permite uma distribuição de informações muito mais interativa e dinâmica do que há alguns anos. Com relação aos dados espaciais, a Internet se apresenta como uma forma de acesso eficiente à informação, porém, o gerenciamento de tais dados é muito mais complexo do que o gerenciamento feito para dados convencionais. As características particulares dos dados espaciais são as razões pelas quais se faz necessário estudos sobre o comportamento, a forma de armazenamento e a recuperação desses dados. Este trabalho visa investigar o comportamento de dados espaciais na World-Wide Web quanto à forma de armazenamento, a recuperação e a visualização desses dados. Para tanto, foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle com o seu módulo para suporte a dados espaciais. Para que houvesse a visualização dos dados espaciais na web foi utilizado o programa MapServer, software de código aberto que permite a visualização de dados espaciais na World-Wide Web. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o MapServer é um programa de fácil uso e bastante difundido entre os usuários de SGBD espaciais, trata os dados espaciais de forma simples. O SGBD Oracle, por sua vez, é uma excelente ferramenta para tratar dados espaciais, pois os dados espaciais são tratados da mesma forma que os dados convencionais, para a visualização dos dados foram criados operadores e funções espaciais, porém a visualização desses dados é deficiente por se restringir à linguagem SQL. Com relação à indexação, o SGBD Oracle permite usar os tipos de indexação R-tree e a Quad-tree, além de permitir a reconstrução de índices.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T16:46:02Z2005-10-192021-02-15T16:46:02Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482porPIMENTEL, Márcia Regina da SilvaCIFERRI, Ricardo RodriguesGATTO, Sandro Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:47ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
title INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
spellingShingle INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
Banco de dados espaciais
Sistema gerenciador de banco d
Mapserver
title_short INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
title_full INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
title_fullStr INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
title_full_unstemmed INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
title_sort INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
author PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
author_facet PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
CIFERRI, Ricardo Rodrigues
GATTO, Sandro Danilo
author_role author
author2 CIFERRI, Ricardo Rodrigues
GATTO, Sandro Danilo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
CIFERRI, Ricardo Rodrigues
GATTO, Sandro Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de dados espaciais
Sistema gerenciador de banco d
Mapserver
topic Banco de dados espaciais
Sistema gerenciador de banco d
Mapserver
description No atual estágio de desenvolvimento da Internet, a tecnologia permite uma distribuição de informações muito mais interativa e dinâmica do que há alguns anos. Com relação aos dados espaciais, a Internet se apresenta como uma forma de acesso eficiente à informação, porém, o gerenciamento de tais dados é muito mais complexo do que o gerenciamento feito para dados convencionais. As características particulares dos dados espaciais são as razões pelas quais se faz necessário estudos sobre o comportamento, a forma de armazenamento e a recuperação desses dados. Este trabalho visa investigar o comportamento de dados espaciais na World-Wide Web quanto à forma de armazenamento, a recuperação e a visualização desses dados. Para tanto, foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle com o seu módulo para suporte a dados espaciais. Para que houvesse a visualização dos dados espaciais na web foi utilizado o programa MapServer, software de código aberto que permite a visualização de dados espaciais na World-Wide Web. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o MapServer é um programa de fácil uso e bastante difundido entre os usuários de SGBD espaciais, trata os dados espaciais de forma simples. O SGBD Oracle, por sua vez, é uma excelente ferramenta para tratar dados espaciais, pois os dados espaciais são tratados da mesma forma que os dados convencionais, para a visualização dos dados foram criados operadores e funções espaciais, porém a visualização desses dados é deficiente por se restringir à linguagem SQL. Com relação à indexação, o SGBD Oracle permite usar os tipos de indexação R-tree e a Quad-tree, além de permitir a reconstrução de índices.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-15T16:46:02Z
2021-02-15T16:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943647444992