IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALEM, Najla Feres Mohamed
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FERREIRA, Solange Gomes Colhado
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5487
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o maior rebanho existente para o abate. O país tem um excelente ambiente que favorece a produção desses animais. A alimentação desses animais é feita, principalmente, por pasto; porém o manejo desses pastos na maioria das vezes não é adequado, isso faz com que haja uma diminuição na produtividade dessas plantas e consequentemente traga uma queda no desenvolvimento dos animais. Existem muitos processos para a recuperação dessas pastagens, entre eles está o sistema agrossilvipastoril, que tem o objetivo de produzir alimentos e matéria orgânica, conservação ambiental, entre outros. No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado; a madeira das árvores pode servir de estacas, reformando cercas, currais ou até mesmo para a construção civil. O esterco recolhido no curral dos animais pode ser usado como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação. Isso ajuda a reverter o quadro de degradação pois o sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele são utilizadas tecnologias não-agressivas ao meio ambiente, uma vez que combina cultura, árvores e animais numa mesma área simultaneamente. Este trabalho aponta os problemas mais freqüentes nas pastagens brasileiras, indicando soluções para melhorar a qualidade das forragens e melhorar também a performance dos animais criados, gerando maior produtividade e sustentabilidade da propriedade. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto.
id UNICESU -1_df3fe3e3593b333f130d7e8277bcbdeb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5487
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENSManejoProdutividadeRecuperaçãoO Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o maior rebanho existente para o abate. O país tem um excelente ambiente que favorece a produção desses animais. A alimentação desses animais é feita, principalmente, por pasto; porém o manejo desses pastos na maioria das vezes não é adequado, isso faz com que haja uma diminuição na produtividade dessas plantas e consequentemente traga uma queda no desenvolvimento dos animais. Existem muitos processos para a recuperação dessas pastagens, entre eles está o sistema agrossilvipastoril, que tem o objetivo de produzir alimentos e matéria orgânica, conservação ambiental, entre outros. No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado; a madeira das árvores pode servir de estacas, reformando cercas, currais ou até mesmo para a construção civil. O esterco recolhido no curral dos animais pode ser usado como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação. Isso ajuda a reverter o quadro de degradação pois o sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele são utilizadas tecnologias não-agressivas ao meio ambiente, uma vez que combina cultura, árvores e animais numa mesma área simultaneamente. Este trabalho aponta os problemas mais freqüentes nas pastagens brasileiras, indicando soluções para melhorar a qualidade das forragens e melhorar também a performance dos animais criados, gerando maior produtividade e sustentabilidade da propriedade. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto.UniCesumar2020-03-30T16:25:19Z2020-03-30T16:25:19Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5487otherSALEM, Najla Feres MohamedFERREIRA, Solange Gomes Colhadoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:24.628Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
title IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
spellingShingle IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
SALEM, Najla Feres Mohamed
Manejo
Produtividade
Recuperação
title_short IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
title_full IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
title_fullStr IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
title_full_unstemmed IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
title_sort IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
author SALEM, Najla Feres Mohamed
author_facet SALEM, Najla Feres Mohamed
FERREIRA, Solange Gomes Colhado
author_role author
author2 FERREIRA, Solange Gomes Colhado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SALEM, Najla Feres Mohamed
FERREIRA, Solange Gomes Colhado
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo
Produtividade
Recuperação
topic Manejo
Produtividade
Recuperação
dc.description.none.fl_txt_mv O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o maior rebanho existente para o abate. O país tem um excelente ambiente que favorece a produção desses animais. A alimentação desses animais é feita, principalmente, por pasto; porém o manejo desses pastos na maioria das vezes não é adequado, isso faz com que haja uma diminuição na produtividade dessas plantas e consequentemente traga uma queda no desenvolvimento dos animais. Existem muitos processos para a recuperação dessas pastagens, entre eles está o sistema agrossilvipastoril, que tem o objetivo de produzir alimentos e matéria orgânica, conservação ambiental, entre outros. No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado; a madeira das árvores pode servir de estacas, reformando cercas, currais ou até mesmo para a construção civil. O esterco recolhido no curral dos animais pode ser usado como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação. Isso ajuda a reverter o quadro de degradação pois o sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele são utilizadas tecnologias não-agressivas ao meio ambiente, uma vez que combina cultura, árvores e animais numa mesma área simultaneamente. Este trabalho aponta os problemas mais freqüentes nas pastagens brasileiras, indicando soluções para melhorar a qualidade das forragens e melhorar também a performance dos animais criados, gerando maior produtividade e sustentabilidade da propriedade. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto.
description O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o maior rebanho existente para o abate. O país tem um excelente ambiente que favorece a produção desses animais. A alimentação desses animais é feita, principalmente, por pasto; porém o manejo desses pastos na maioria das vezes não é adequado, isso faz com que haja uma diminuição na produtividade dessas plantas e consequentemente traga uma queda no desenvolvimento dos animais. Existem muitos processos para a recuperação dessas pastagens, entre eles está o sistema agrossilvipastoril, que tem o objetivo de produzir alimentos e matéria orgânica, conservação ambiental, entre outros. No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado; a madeira das árvores pode servir de estacas, reformando cercas, currais ou até mesmo para a construção civil. O esterco recolhido no curral dos animais pode ser usado como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação. Isso ajuda a reverter o quadro de degradação pois o sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele são utilizadas tecnologias não-agressivas ao meio ambiente, uma vez que combina cultura, árvores e animais numa mesma área simultaneamente. Este trabalho aponta os problemas mais freqüentes nas pastagens brasileiras, indicando soluções para melhorar a qualidade das forragens e melhorar também a performance dos animais criados, gerando maior produtividade e sustentabilidade da propriedade. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T16:25:19Z
2020-03-30T16:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5487
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5487
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640199704576