REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CECHINEL, Daniel Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CRIPPA, Mateus Magalhães, ANTUNES, Marcos Benatti, FRANCO, Carina Bertoldi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3673
Resumo: A organização mundial da saúde (OMS) define obesidade e sobrepeso como o acúmulo excessivo ou anormal de tecido adiposo, que podem acarretar em complicações futuras para a saúde. A obesidade na gravidez está associada a desfechos clínicos não favoráveis tanto para a gestante quanto para o neonato. O objetivo deste estudo será analisar os efeitos da obesidade na gestação e seus possíveis desfechos perinatais. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A variável independente será a condição clínica pré-existente de obesidade. Os variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto. Espera-se com os resultados do projeto caracterizar as gestantes de alto risco com condição clínica préexistente de obesidade e criar estratégias de saúde voltadas para a identificação precoce de agravos durante o pré-natal e minimizar os desfechos desfavoráveis na gestação de alto risco.
id UNICESU -1_e20197d7065efc01ad358bfa0c81e034
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3673
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADESaúde materno-infantilComplicações na gravidezObesidadeA organização mundial da saúde (OMS) define obesidade e sobrepeso como o acúmulo excessivo ou anormal de tecido adiposo, que podem acarretar em complicações futuras para a saúde. A obesidade na gravidez está associada a desfechos clínicos não favoráveis tanto para a gestante quanto para o neonato. O objetivo deste estudo será analisar os efeitos da obesidade na gestação e seus possíveis desfechos perinatais. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A variável independente será a condição clínica pré-existente de obesidade. Os variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto. Espera-se com os resultados do projeto caracterizar as gestantes de alto risco com condição clínica préexistente de obesidade e criar estratégias de saúde voltadas para a identificação precoce de agravos durante o pré-natal e minimizar os desfechos desfavoráveis na gestação de alto risco.Unicesumar2019-12-18T12:53:36Z2019-12-18T12:53:36Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3673otherCECHINEL, Daniel LuizCRIPPA, Mateus MagalhãesANTUNES, Marcos BenattiFRANCO, Carina Bertoldireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:06.916Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
title REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
spellingShingle REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
CECHINEL, Daniel Luiz
Saúde materno-infantil
Complicações na gravidez
Obesidade
title_short REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
title_full REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
title_fullStr REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
title_full_unstemmed REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
title_sort REPERCUSSÕES PERINATAIS DA OBESIDADE
author CECHINEL, Daniel Luiz
author_facet CECHINEL, Daniel Luiz
CRIPPA, Mateus Magalhães
ANTUNES, Marcos Benatti
FRANCO, Carina Bertoldi
author_role author
author2 CRIPPA, Mateus Magalhães
ANTUNES, Marcos Benatti
FRANCO, Carina Bertoldi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CECHINEL, Daniel Luiz
CRIPPA, Mateus Magalhães
ANTUNES, Marcos Benatti
FRANCO, Carina Bertoldi
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde materno-infantil
Complicações na gravidez
Obesidade
topic Saúde materno-infantil
Complicações na gravidez
Obesidade
dc.description.none.fl_txt_mv A organização mundial da saúde (OMS) define obesidade e sobrepeso como o acúmulo excessivo ou anormal de tecido adiposo, que podem acarretar em complicações futuras para a saúde. A obesidade na gravidez está associada a desfechos clínicos não favoráveis tanto para a gestante quanto para o neonato. O objetivo deste estudo será analisar os efeitos da obesidade na gestação e seus possíveis desfechos perinatais. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A variável independente será a condição clínica pré-existente de obesidade. Os variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto. Espera-se com os resultados do projeto caracterizar as gestantes de alto risco com condição clínica préexistente de obesidade e criar estratégias de saúde voltadas para a identificação precoce de agravos durante o pré-natal e minimizar os desfechos desfavoráveis na gestação de alto risco.
description A organização mundial da saúde (OMS) define obesidade e sobrepeso como o acúmulo excessivo ou anormal de tecido adiposo, que podem acarretar em complicações futuras para a saúde. A obesidade na gravidez está associada a desfechos clínicos não favoráveis tanto para a gestante quanto para o neonato. O objetivo deste estudo será analisar os efeitos da obesidade na gestação e seus possíveis desfechos perinatais. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A variável independente será a condição clínica pré-existente de obesidade. Os variáveis desfechos serão: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e tipo de parto. Espera-se com os resultados do projeto caracterizar as gestantes de alto risco com condição clínica préexistente de obesidade e criar estratégias de saúde voltadas para a identificação precoce de agravos durante o pré-natal e minimizar os desfechos desfavoráveis na gestação de alto risco.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T12:53:36Z
2019-12-18T12:53:36Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3673
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3673
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585606643712