DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Nábia Issa Martins
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CARDIN, Valéria Galdino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5481
Resumo: O presente artigo terá por foco a análise da prestação alimentícia na medida em que todo ser humano necessita de um auxílio para que possa garantir a sua subsistência, e em face de que a mesma se constitui um importante instrumento, a fim de promover a manutenção das condições necessárias à sobrevivência, trazendo o que implica na dignidade da pessoa humana e na solidariedade que deve existir entre os familiares. Haverá, também, a preocupação em delinear as controvérsias na seara dos alimentos, tendo em vista a obrigação alimentar entre pais e filhos, cônjuges e companheiros e entre irmãos, corroborando, desta forma, o princípio da solidariedade familiar. Posteriormente, será realizada uma análise dos aspectos procedimentais, oriundos da Lei n. 5.478/1968, sendo que tal lei circunscreve a estabelecer a aspectos relativos ao rito processual da ação de alimentos e da união estável, o valor da causa na ação, a oferta, a revisão e a exoneração de alimentos. Será realizada uma análise dos alimentos gravídicos, Lei n. 11.804/2008, que objetiva a concessão de alimentos à gestante para que se tenha condições de prover os gastos do período gestacional. Por fim, corroborar-se-á a ideia de que a finalidade primeira da prestação alimentar é assegurar a efetiva manutenção do princípio da dignidade da pessoa humana, valorização do ser humano e manutenção da família.
id UNICESU -1_e21ca330fa7ede6106d1f1fcb206346d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5481
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTARCréditos alimentaresControvérsias legislativasDireito de famíliaEfetivação do créditoO presente artigo terá por foco a análise da prestação alimentícia na medida em que todo ser humano necessita de um auxílio para que possa garantir a sua subsistência, e em face de que a mesma se constitui um importante instrumento, a fim de promover a manutenção das condições necessárias à sobrevivência, trazendo o que implica na dignidade da pessoa humana e na solidariedade que deve existir entre os familiares. Haverá, também, a preocupação em delinear as controvérsias na seara dos alimentos, tendo em vista a obrigação alimentar entre pais e filhos, cônjuges e companheiros e entre irmãos, corroborando, desta forma, o princípio da solidariedade familiar. Posteriormente, será realizada uma análise dos aspectos procedimentais, oriundos da Lei n. 5.478/1968, sendo que tal lei circunscreve a estabelecer a aspectos relativos ao rito processual da ação de alimentos e da união estável, o valor da causa na ação, a oferta, a revisão e a exoneração de alimentos. Será realizada uma análise dos alimentos gravídicos, Lei n. 11.804/2008, que objetiva a concessão de alimentos à gestante para que se tenha condições de prover os gastos do período gestacional. Por fim, corroborar-se-á a ideia de que a finalidade primeira da prestação alimentar é assegurar a efetiva manutenção do princípio da dignidade da pessoa humana, valorização do ser humano e manutenção da família.UniCesumar2020-03-30T13:36:50Z2020-03-30T13:36:50Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5481otherARRUDA, Nábia Issa MartinsCARDIN, Valéria Galdinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:52.613Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
title DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
spellingShingle DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
ARRUDA, Nábia Issa Martins
Créditos alimentares
Controvérsias legislativas
Direito de família
Efetivação do crédito
title_short DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
title_full DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
title_fullStr DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
title_full_unstemmed DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
title_sort DOS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DO DIREITO ALIMENTAR
author ARRUDA, Nábia Issa Martins
author_facet ARRUDA, Nábia Issa Martins
CARDIN, Valéria Galdino
author_role author
author2 CARDIN, Valéria Galdino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Nábia Issa Martins
CARDIN, Valéria Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Créditos alimentares
Controvérsias legislativas
Direito de família
Efetivação do crédito
topic Créditos alimentares
Controvérsias legislativas
Direito de família
Efetivação do crédito
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo terá por foco a análise da prestação alimentícia na medida em que todo ser humano necessita de um auxílio para que possa garantir a sua subsistência, e em face de que a mesma se constitui um importante instrumento, a fim de promover a manutenção das condições necessárias à sobrevivência, trazendo o que implica na dignidade da pessoa humana e na solidariedade que deve existir entre os familiares. Haverá, também, a preocupação em delinear as controvérsias na seara dos alimentos, tendo em vista a obrigação alimentar entre pais e filhos, cônjuges e companheiros e entre irmãos, corroborando, desta forma, o princípio da solidariedade familiar. Posteriormente, será realizada uma análise dos aspectos procedimentais, oriundos da Lei n. 5.478/1968, sendo que tal lei circunscreve a estabelecer a aspectos relativos ao rito processual da ação de alimentos e da união estável, o valor da causa na ação, a oferta, a revisão e a exoneração de alimentos. Será realizada uma análise dos alimentos gravídicos, Lei n. 11.804/2008, que objetiva a concessão de alimentos à gestante para que se tenha condições de prover os gastos do período gestacional. Por fim, corroborar-se-á a ideia de que a finalidade primeira da prestação alimentar é assegurar a efetiva manutenção do princípio da dignidade da pessoa humana, valorização do ser humano e manutenção da família.
description O presente artigo terá por foco a análise da prestação alimentícia na medida em que todo ser humano necessita de um auxílio para que possa garantir a sua subsistência, e em face de que a mesma se constitui um importante instrumento, a fim de promover a manutenção das condições necessárias à sobrevivência, trazendo o que implica na dignidade da pessoa humana e na solidariedade que deve existir entre os familiares. Haverá, também, a preocupação em delinear as controvérsias na seara dos alimentos, tendo em vista a obrigação alimentar entre pais e filhos, cônjuges e companheiros e entre irmãos, corroborando, desta forma, o princípio da solidariedade familiar. Posteriormente, será realizada uma análise dos aspectos procedimentais, oriundos da Lei n. 5.478/1968, sendo que tal lei circunscreve a estabelecer a aspectos relativos ao rito processual da ação de alimentos e da união estável, o valor da causa na ação, a oferta, a revisão e a exoneração de alimentos. Será realizada uma análise dos alimentos gravídicos, Lei n. 11.804/2008, que objetiva a concessão de alimentos à gestante para que se tenha condições de prover os gastos do período gestacional. Por fim, corroborar-se-á a ideia de que a finalidade primeira da prestação alimentar é assegurar a efetiva manutenção do princípio da dignidade da pessoa humana, valorização do ser humano e manutenção da família.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T13:36:50Z
2020-03-30T13:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5481
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5481
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623682535424