PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760 |
Resumo: | A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças. |
id |
UNICESU -1_e2e05899bfb012c0ff346ba4518d2a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5760 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILPSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILPsicomotricidade relacionalSaúde mentalEducaçãoA psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.UniCesumar2020-05-05T17:46:49Z2020-05-05T17:46:49Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760otherSILVA, Yara Cristina Romanoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:51.496Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SILVA, Yara Cristina Romano Psicomotricidade relacional Saúde mental Educação |
title_short |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
SILVA, Yara Cristina Romano |
author_facet |
SILVA, Yara Cristina Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Yara Cristina Romano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade relacional Saúde mental Educação |
topic |
Psicomotricidade relacional Saúde mental Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças. |
description |
A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-05-05T17:46:49Z 2020-05-05T17:46:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948606554046464 |