PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Yara Cristina Romano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760
Resumo: A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.
id UNICESU -1_e2e05899bfb012c0ff346ba4518d2a55
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5760
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILPSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILPsicomotricidade relacionalSaúde mentalEducaçãoA psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.UniCesumar2020-05-05T17:46:49Z2020-05-05T17:46:49Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760otherSILVA, Yara Cristina Romanoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:51.496Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SILVA, Yara Cristina Romano
Psicomotricidade relacional
Saúde mental
Educação
title_short PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author SILVA, Yara Cristina Romano
author_facet SILVA, Yara Cristina Romano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Yara Cristina Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade relacional
Saúde mental
Educação
topic Psicomotricidade relacional
Saúde mental
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.
description A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-05-05T17:46:49Z
2020-05-05T17:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5760
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948606554046464