O SISTEMA DE QUALIDADE NA INDUSTRIA DE CONFECÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5703 |
Resumo: | Com base em uma realidade onde indústrias de confecção se mantêm alicerçadas no mercado pela qualidade de seus produtos, embora demonstrem baixo uso das tradicionais ferramentas de gestão de qualidade, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer o sistema de qualidade na indústria de confecção, sob o ponto de vista dos encarregados e gerentes (responsáveis diretos ou indiretos pela qualidade). Os objetivos específicos abrangem descrever a prática de qualidade específica da indústria de confecção e identificar os conceitos e categorias relacionados à qualidade. Como resultados, o presente estudo descreveu os componentes do Sistema de Qualidade na Confecção. Trata-se de um estudo de multicaso, realizado com 59 indivíduos (encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade) de nove indústrias de confecção localizada no "corredor da moda" que abrange as cidades de Maringá, Apucarana e Cianorte. Os procedimentos de coleta, análise e categorização dos dados foi norteada pela metodologia grounded theory, os dados primários foram coletados por meio de realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas com os indivíduos envolvidos com a o sistema de qualidade, os dados secundários foram coletados de documentos disponibilizados pelos indivíduos entrevistados. à medida que as categorias foram emergindo dos dados, as entrevistas tornaramse semi-estruturadas. O processo de analise e categorização parcial dos dados permitiu a compreensão de aspectos significativos do sistema de qualidade - do ponto de vista dos encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade - os quais foram classificados em duas categorias: a qualidade do vestuário (o que o vestuário é o que ele proporciona) e a realização da qualidade (como a qualidade torna-se real, como é executada). |
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Com base em uma realidade onde indústrias de confecção se mantêm alicerçadas no mercado pela qualidade de seus produtos, embora demonstrem baixo uso das tradicionais ferramentas de gestão de qualidade, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer o sistema de qualidade na indústria de confecção, sob o ponto de vista dos encarregados e gerentes (responsáveis diretos ou indiretos pela qualidade). Os objetivos específicos abrangem descrever a prática de qualidade específica da indústria de confecção e identificar os conceitos e categorias relacionados à qualidade. Como resultados, o presente estudo descreveu os componentes do Sistema de Qualidade na Confecção. Trata-se de um estudo de multicaso, realizado com 59 indivíduos (encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade) de nove indústrias de confecção localizada no "corredor da moda" que abrange as cidades de Maringá, Apucarana e Cianorte. Os procedimentos de coleta, análise e categorização dos dados foi norteada pela metodologia grounded theory, os dados primários foram coletados por meio de realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas com os indivíduos envolvidos com a o sistema de qualidade, os dados secundários foram coletados de documentos disponibilizados pelos indivíduos entrevistados. à medida que as categorias foram emergindo dos dados, as entrevistas tornaramse semi-estruturadas. O processo de analise e categorização parcial dos dados permitiu a compreensão de aspectos significativos do sistema de qualidade - do ponto de vista dos encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade - os quais foram classificados em duas categorias: a qualidade do vestuário (o que o vestuário é o que ele proporciona) e a realização da qualidade (como a qualidade torna-se real, como é executada). |
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