UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTO, Lilian Keylla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BORDIN, Alisson Silva, GIROTTO, Ana Cláudia Mansano, MONTESCHIO, Ana Gabriela Bernegozze, MILANI, Rute Grossi, REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3327
Resumo: O desenvolvimento urbano traz qualidade de vida para as pessoas, porém seu crescimento desordenado e insustentável geram problemas urbanos, degradações ambientais, sociais e econômicas. Uma das formas de mitigar esses problemas pode ser por meio das políticas públicas que exijam medidas inovadoras dentro do planejamento urbano. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliométrica por meio de três bases de dados com cinco descritores, apontando avanços dentro de um contexto mundial e nacional que já possui conceitos acerca de cidades inteligentes, pelo viés produtivo, sustentável e tecnológico.Para a realização da análise quantitativa foram utilizados os periódicos Scopus, Web of Science e ScienceDirect,no mês de julho de 2019. Foram levantados os volumes de publicações, referente ao período de 2014 até 2018. Foi possível identificar que cidade inteligente é um conceito atual que vem trazendo tecnologia e inovação associadas à sustentabilidade. E por meio das análises quantitativas de publicações acerca das cidades inteligentes, foi observado que a maior parte das publicações é referente aos últimos cinco anos e pertencem aos periódicos Scopus. No contexto mundial há cidades inteligentes que se destacam em virtude da estabilidade política alcançada. Em nível nacional destacam- se as cidades de Croatá/CE que já é considerada uma cidade inteligente. Ainda as cidades brasileiras possuem avanços na gestão pública por meio de investimentos em espaços urbanos, que encaminham para se torná- las uma cidade inteligente.
id UNICESU -1_e30f996c71b1718400f37bd35d594a4e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3327
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONALCidades digitaisIndústria 4.0Sustentabilidade ambiental urbanaTecnologia da informação em cidadesO desenvolvimento urbano traz qualidade de vida para as pessoas, porém seu crescimento desordenado e insustentável geram problemas urbanos, degradações ambientais, sociais e econômicas. Uma das formas de mitigar esses problemas pode ser por meio das políticas públicas que exijam medidas inovadoras dentro do planejamento urbano. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliométrica por meio de três bases de dados com cinco descritores, apontando avanços dentro de um contexto mundial e nacional que já possui conceitos acerca de cidades inteligentes, pelo viés produtivo, sustentável e tecnológico.Para a realização da análise quantitativa foram utilizados os periódicos Scopus, Web of Science e ScienceDirect,no mês de julho de 2019. Foram levantados os volumes de publicações, referente ao período de 2014 até 2018. Foi possível identificar que cidade inteligente é um conceito atual que vem trazendo tecnologia e inovação associadas à sustentabilidade. E por meio das análises quantitativas de publicações acerca das cidades inteligentes, foi observado que a maior parte das publicações é referente aos últimos cinco anos e pertencem aos periódicos Scopus. No contexto mundial há cidades inteligentes que se destacam em virtude da estabilidade política alcançada. Em nível nacional destacam- se as cidades de Croatá/CE que já é considerada uma cidade inteligente. Ainda as cidades brasileiras possuem avanços na gestão pública por meio de investimentos em espaços urbanos, que encaminham para se torná- las uma cidade inteligente.UniCesumar2019-12-06T13:06:02Z2019-12-06T13:06:02Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3327otherBERTO, Lilian KeyllaBORDIN, Alisson SilvaGIROTTO, Ana Cláudia MansanoMONTESCHIO, Ana Gabriela BernegozzeMILANI, Rute GrossiREZENDE, Luciana Cristina Soto Herekreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:42.467Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
title UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
spellingShingle UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
BERTO, Lilian Keylla
Cidades digitais
Indústria 4.0
Sustentabilidade ambiental urbana
Tecnologia da informação em cidades
title_short UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
title_full UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
title_fullStr UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
title_full_unstemmed UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
title_sort UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ACERCA DE CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO MUNDIAL E NACIONAL
author BERTO, Lilian Keylla
author_facet BERTO, Lilian Keylla
BORDIN, Alisson Silva
GIROTTO, Ana Cláudia Mansano
MONTESCHIO, Ana Gabriela Bernegozze
MILANI, Rute Grossi
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
author_role author
author2 BORDIN, Alisson Silva
GIROTTO, Ana Cláudia Mansano
MONTESCHIO, Ana Gabriela Bernegozze
MILANI, Rute Grossi
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTO, Lilian Keylla
BORDIN, Alisson Silva
GIROTTO, Ana Cláudia Mansano
MONTESCHIO, Ana Gabriela Bernegozze
MILANI, Rute Grossi
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades digitais
Indústria 4.0
Sustentabilidade ambiental urbana
Tecnologia da informação em cidades
topic Cidades digitais
Indústria 4.0
Sustentabilidade ambiental urbana
Tecnologia da informação em cidades
dc.description.none.fl_txt_mv O desenvolvimento urbano traz qualidade de vida para as pessoas, porém seu crescimento desordenado e insustentável geram problemas urbanos, degradações ambientais, sociais e econômicas. Uma das formas de mitigar esses problemas pode ser por meio das políticas públicas que exijam medidas inovadoras dentro do planejamento urbano. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliométrica por meio de três bases de dados com cinco descritores, apontando avanços dentro de um contexto mundial e nacional que já possui conceitos acerca de cidades inteligentes, pelo viés produtivo, sustentável e tecnológico.Para a realização da análise quantitativa foram utilizados os periódicos Scopus, Web of Science e ScienceDirect,no mês de julho de 2019. Foram levantados os volumes de publicações, referente ao período de 2014 até 2018. Foi possível identificar que cidade inteligente é um conceito atual que vem trazendo tecnologia e inovação associadas à sustentabilidade. E por meio das análises quantitativas de publicações acerca das cidades inteligentes, foi observado que a maior parte das publicações é referente aos últimos cinco anos e pertencem aos periódicos Scopus. No contexto mundial há cidades inteligentes que se destacam em virtude da estabilidade política alcançada. Em nível nacional destacam- se as cidades de Croatá/CE que já é considerada uma cidade inteligente. Ainda as cidades brasileiras possuem avanços na gestão pública por meio de investimentos em espaços urbanos, que encaminham para se torná- las uma cidade inteligente.
description O desenvolvimento urbano traz qualidade de vida para as pessoas, porém seu crescimento desordenado e insustentável geram problemas urbanos, degradações ambientais, sociais e econômicas. Uma das formas de mitigar esses problemas pode ser por meio das políticas públicas que exijam medidas inovadoras dentro do planejamento urbano. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliométrica por meio de três bases de dados com cinco descritores, apontando avanços dentro de um contexto mundial e nacional que já possui conceitos acerca de cidades inteligentes, pelo viés produtivo, sustentável e tecnológico.Para a realização da análise quantitativa foram utilizados os periódicos Scopus, Web of Science e ScienceDirect,no mês de julho de 2019. Foram levantados os volumes de publicações, referente ao período de 2014 até 2018. Foi possível identificar que cidade inteligente é um conceito atual que vem trazendo tecnologia e inovação associadas à sustentabilidade. E por meio das análises quantitativas de publicações acerca das cidades inteligentes, foi observado que a maior parte das publicações é referente aos últimos cinco anos e pertencem aos periódicos Scopus. No contexto mundial há cidades inteligentes que se destacam em virtude da estabilidade política alcançada. Em nível nacional destacam- se as cidades de Croatá/CE que já é considerada uma cidade inteligente. Ainda as cidades brasileiras possuem avanços na gestão pública por meio de investimentos em espaços urbanos, que encaminham para se torná- las uma cidade inteligente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T13:06:02Z
2019-12-06T13:06:02Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3327
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3327
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628888715264