ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRESTES, Thaysa Sabryna
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: VICTORINO, Fausto Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4599
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, do óleo de Melaleuca alternifólia (tea tree) contra os microorganismos comprados pré- cultivados: Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis, e contra a levedura Candida albicans, em associação com o Hidróxido de cálcio para uso como medicação intracanal. Será realizado um antibiograma, através do teste de difusão em Ágar, a fim de avaliar a sucetibilidade dos microorganismos citados. Será utilizado um antimicrobiano padrão de acordo com a sensibilidade de cada grupo de microorganismos: para Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, será utilizado cloranfenicol e para Candida albicans, anfotericina B, de acordo com Rabanal et al, 2002. Em outro momento, será realizada uma pasta com a associação entre o óleo de Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio P.A. Em novas placa de Petri contendo os meios de cultura e os inócuos, serão realizados dois poços de 6 mm de diâmetro, nos quais em um será preenchido com a associação e o outro com uma pasta formada de hidróxido de cálcio e propilenoglicol, medicação padrão utilizada no tratamento endodôntico. O halo de inibição será mensurado em milímetros de diâmetro (ANIVSA, 2005),empregando-se uma régua milimetrada transparente. Para análise dos resultados os mesmos serão submetidos ao teste de Análise de Variância ANOVA com índice de significância de 5%. Espera- se que haja um sinergismo na associação entre o Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio contra os microrganismos testados, o que pode se tornar uma nova medicação intracanal para uso no tratamento endodôntico.
id UNICESU -1_e340deb4afe465d586b69fb0c2847827
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4599
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIOMedicação intracanalÓleo de melaleucaHidróxido de cálcioEste trabalho objetiva avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, do óleo de Melaleuca alternifólia (tea tree) contra os microorganismos comprados pré- cultivados: Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis, e contra a levedura Candida albicans, em associação com o Hidróxido de cálcio para uso como medicação intracanal. Será realizado um antibiograma, através do teste de difusão em Ágar, a fim de avaliar a sucetibilidade dos microorganismos citados. Será utilizado um antimicrobiano padrão de acordo com a sensibilidade de cada grupo de microorganismos: para Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, será utilizado cloranfenicol e para Candida albicans, anfotericina B, de acordo com Rabanal et al, 2002. Em outro momento, será realizada uma pasta com a associação entre o óleo de Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio P.A. Em novas placa de Petri contendo os meios de cultura e os inócuos, serão realizados dois poços de 6 mm de diâmetro, nos quais em um será preenchido com a associação e o outro com uma pasta formada de hidróxido de cálcio e propilenoglicol, medicação padrão utilizada no tratamento endodôntico. O halo de inibição será mensurado em milímetros de diâmetro (ANIVSA, 2005),empregando-se uma régua milimetrada transparente. Para análise dos resultados os mesmos serão submetidos ao teste de Análise de Variância ANOVA com índice de significância de 5%. Espera- se que haja um sinergismo na associação entre o Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio contra os microrganismos testados, o que pode se tornar uma nova medicação intracanal para uso no tratamento endodôntico.UniCesumar2020-01-23T18:03:12Z2020-01-23T18:03:12Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4599otherPRESTES, Thaysa SabrynaVICTORINO, Fausto Rodrigoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:07.043Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
title ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
spellingShingle ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
PRESTES, Thaysa Sabryna
Medicação intracanal
Óleo de melaleuca
Hidróxido de cálcio
title_short ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
title_full ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
title_fullStr ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
title_full_unstemmed ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
title_sort ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO DE MELALEUCA ASSOCIADO AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
author PRESTES, Thaysa Sabryna
author_facet PRESTES, Thaysa Sabryna
VICTORINO, Fausto Rodrigo
author_role author
author2 VICTORINO, Fausto Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRESTES, Thaysa Sabryna
VICTORINO, Fausto Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Medicação intracanal
Óleo de melaleuca
Hidróxido de cálcio
topic Medicação intracanal
Óleo de melaleuca
Hidróxido de cálcio
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho objetiva avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, do óleo de Melaleuca alternifólia (tea tree) contra os microorganismos comprados pré- cultivados: Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis, e contra a levedura Candida albicans, em associação com o Hidróxido de cálcio para uso como medicação intracanal. Será realizado um antibiograma, através do teste de difusão em Ágar, a fim de avaliar a sucetibilidade dos microorganismos citados. Será utilizado um antimicrobiano padrão de acordo com a sensibilidade de cada grupo de microorganismos: para Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, será utilizado cloranfenicol e para Candida albicans, anfotericina B, de acordo com Rabanal et al, 2002. Em outro momento, será realizada uma pasta com a associação entre o óleo de Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio P.A. Em novas placa de Petri contendo os meios de cultura e os inócuos, serão realizados dois poços de 6 mm de diâmetro, nos quais em um será preenchido com a associação e o outro com uma pasta formada de hidróxido de cálcio e propilenoglicol, medicação padrão utilizada no tratamento endodôntico. O halo de inibição será mensurado em milímetros de diâmetro (ANIVSA, 2005),empregando-se uma régua milimetrada transparente. Para análise dos resultados os mesmos serão submetidos ao teste de Análise de Variância ANOVA com índice de significância de 5%. Espera- se que haja um sinergismo na associação entre o Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio contra os microrganismos testados, o que pode se tornar uma nova medicação intracanal para uso no tratamento endodôntico.
description Este trabalho objetiva avaliar a atividade antimicrobiana, in vitro, do óleo de Melaleuca alternifólia (tea tree) contra os microorganismos comprados pré- cultivados: Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis, e contra a levedura Candida albicans, em associação com o Hidróxido de cálcio para uso como medicação intracanal. Será realizado um antibiograma, através do teste de difusão em Ágar, a fim de avaliar a sucetibilidade dos microorganismos citados. Será utilizado um antimicrobiano padrão de acordo com a sensibilidade de cada grupo de microorganismos: para Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, será utilizado cloranfenicol e para Candida albicans, anfotericina B, de acordo com Rabanal et al, 2002. Em outro momento, será realizada uma pasta com a associação entre o óleo de Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio P.A. Em novas placa de Petri contendo os meios de cultura e os inócuos, serão realizados dois poços de 6 mm de diâmetro, nos quais em um será preenchido com a associação e o outro com uma pasta formada de hidróxido de cálcio e propilenoglicol, medicação padrão utilizada no tratamento endodôntico. O halo de inibição será mensurado em milímetros de diâmetro (ANIVSA, 2005),empregando-se uma régua milimetrada transparente. Para análise dos resultados os mesmos serão submetidos ao teste de Análise de Variância ANOVA com índice de significância de 5%. Espera- se que haja um sinergismo na associação entre o Melaleuca alternifólia(tea tree) e o hidróxido de cálcio contra os microrganismos testados, o que pode se tornar uma nova medicação intracanal para uso no tratamento endodôntico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T18:03:12Z
2020-01-23T18:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4599
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4599
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585607692288