PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAZANTI, Dione
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: CARRARO, Mirela, LEONARDO, Jussara M., L. O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551
Resumo: Este trabalho objetiva estimar a prevalência de endoparasitas em aves de diferentes tipos de criações. Os que causam maiores prejuízos para avicultura, são os protozoários (coccídeos) os helmintos (nematódeos, cestódeos e trematódeos). Causada por protozoários do gênero Eimeria, a eimeriose ou coccidiose é uma das doenças parasitárias de maior importância econômica na avicultura industrial, apesar do uso de medicamentos anticoccidianos. No presente trabalho, foram coletadas amostras de fezes frescas de aves, de diversos sistemas de criação. As amostras foram processadas no Laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário do CESUMAR e analisadas por métodos de flutuação e sedimentação. As aves de postura de criações intensivas comerciais apresentaram, menor número de amostras negativas (26,3%) em relação às aves caipiras com maior número de amostras negativas (48,6%). As aves criadas em granjas comerciais, apresentaram maior variedade de espécies de parasitas, e maior percentual de parasitismos simultâneos (26,3%), em relação às aves poedeiras caipiras (8,1%), podendo ser justificada pela maior densidade de aves por metro. Nas aves caipiras criadas para corte, a ocorrência de cestódeos foi elevada, (30,0%), indicando a presença de hospedeiros intermediários invertebrados no ambiente, pois estes parasitas possuem ciclo indireto. A presença de Eimeria sp. foi mais elevada nas aves caipiras de corte, porém também prevalente nas granjas comerciais, mesmo com controle antiparasitários, indicando que há resistência dos parasitas ao tratamento, assim, a redução destes parasitismos só ocorrerá com a implantação de programas sanitários de biosseguridade no plantel, medidas que refletirão em melhor qualidade da carne e do ovo.
id UNICESU -1_e349d8a8cc924d9205e6271a305fe86c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6551
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃOAviculturaParasitismoProtozoáriaEste trabalho objetiva estimar a prevalência de endoparasitas em aves de diferentes tipos de criações. Os que causam maiores prejuízos para avicultura, são os protozoários (coccídeos) os helmintos (nematódeos, cestódeos e trematódeos). Causada por protozoários do gênero Eimeria, a eimeriose ou coccidiose é uma das doenças parasitárias de maior importância econômica na avicultura industrial, apesar do uso de medicamentos anticoccidianos. No presente trabalho, foram coletadas amostras de fezes frescas de aves, de diversos sistemas de criação. As amostras foram processadas no Laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário do CESUMAR e analisadas por métodos de flutuação e sedimentação. As aves de postura de criações intensivas comerciais apresentaram, menor número de amostras negativas (26,3%) em relação às aves caipiras com maior número de amostras negativas (48,6%). As aves criadas em granjas comerciais, apresentaram maior variedade de espécies de parasitas, e maior percentual de parasitismos simultâneos (26,3%), em relação às aves poedeiras caipiras (8,1%), podendo ser justificada pela maior densidade de aves por metro. Nas aves caipiras criadas para corte, a ocorrência de cestódeos foi elevada, (30,0%), indicando a presença de hospedeiros intermediários invertebrados no ambiente, pois estes parasitas possuem ciclo indireto. A presença de Eimeria sp. foi mais elevada nas aves caipiras de corte, porém também prevalente nas granjas comerciais, mesmo com controle antiparasitários, indicando que há resistência dos parasitas ao tratamento, assim, a redução destes parasitismos só ocorrerá com a implantação de programas sanitários de biosseguridade no plantel, medidas que refletirão em melhor qualidade da carne e do ovo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T11:49:07Z2007-10-232021-01-21T11:49:07Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551porCAZANTI, DioneCARRARO, MirelaLEONARDO, Jussara M., L. O.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:02:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
title PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
spellingShingle PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
CAZANTI, Dione
Avicultura
Parasitismo
Protozoária
title_short PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
title_full PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
title_fullStr PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
title_full_unstemmed PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
title_sort PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO
author CAZANTI, Dione
author_facet CAZANTI, Dione
CARRARO, Mirela
LEONARDO, Jussara M., L. O.
author_role author
author2 CARRARO, Mirela
LEONARDO, Jussara M., L. O.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAZANTI, Dione
CARRARO, Mirela
LEONARDO, Jussara M., L. O.
dc.subject.por.fl_str_mv Avicultura
Parasitismo
Protozoária
topic Avicultura
Parasitismo
Protozoária
description Este trabalho objetiva estimar a prevalência de endoparasitas em aves de diferentes tipos de criações. Os que causam maiores prejuízos para avicultura, são os protozoários (coccídeos) os helmintos (nematódeos, cestódeos e trematódeos). Causada por protozoários do gênero Eimeria, a eimeriose ou coccidiose é uma das doenças parasitárias de maior importância econômica na avicultura industrial, apesar do uso de medicamentos anticoccidianos. No presente trabalho, foram coletadas amostras de fezes frescas de aves, de diversos sistemas de criação. As amostras foram processadas no Laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário do CESUMAR e analisadas por métodos de flutuação e sedimentação. As aves de postura de criações intensivas comerciais apresentaram, menor número de amostras negativas (26,3%) em relação às aves caipiras com maior número de amostras negativas (48,6%). As aves criadas em granjas comerciais, apresentaram maior variedade de espécies de parasitas, e maior percentual de parasitismos simultâneos (26,3%), em relação às aves poedeiras caipiras (8,1%), podendo ser justificada pela maior densidade de aves por metro. Nas aves caipiras criadas para corte, a ocorrência de cestódeos foi elevada, (30,0%), indicando a presença de hospedeiros intermediários invertebrados no ambiente, pois estes parasitas possuem ciclo indireto. A presença de Eimeria sp. foi mais elevada nas aves caipiras de corte, porém também prevalente nas granjas comerciais, mesmo com controle antiparasitários, indicando que há resistência dos parasitas ao tratamento, assim, a redução destes parasitismos só ocorrerá com a implantação de programas sanitários de biosseguridade no plantel, medidas que refletirão em melhor qualidade da carne e do ovo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T11:49:07Z
2021-01-21T11:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940434608128