ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inoue, Luiz Hiroshi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Juliana Dalcin Donini e
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2049
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os acidentes com material biológico ocorridos entre profissionais e colaboradores de estabelecimentos de saúde do município de Maringá- Paraná nos anos de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo exploratório de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos no setor de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, onde os dados das fichas de notificação de acidentes com material biológico são digitados em planilhas do programa Microsoft Excel. A partir disso, os dados foram tabulados e organizados em tabelas e gráficos para posterior interpretação e discussão dos resultados. Entre os anos de 2012 a 2016 foram registrados 1673 casos de acidentes com material biológico, ocorridos em estabelecimentos de saúde do município, incluindo públicos, filantrópicos e privados. A maioria dos acidentes, 77,1% ocorreram em pessoas do sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 44 anos implicou em 85,7% dos acidentes. A incidência maior foi de exposição percutânea e desses, 47% aconteceram durante a utilização de agulhas com lúmen. O material orgânico mais envolvido nos acidentes foi sangue com 74,4% das exposições. Conclui-se que as mulheres predominam nos casos, visto que são a maioria em serviços de saúde, principalmente na área da enfermagem que são os profissionais com maior número de acidentes. É notável que ainda falta conscientização dos profissionais sobre o uso de equipamentos de proteção individual e maior atenção na realização dos procedimentos.
id UNICESU -1_e44b576d4356a4636a775d75aac3000c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2049
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁAcidente de trabalhoEquipamento de proteção individualNotificação compulsóriaO objetivo do estudo foi analisar os acidentes com material biológico ocorridos entre profissionais e colaboradores de estabelecimentos de saúde do município de Maringá- Paraná nos anos de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo exploratório de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos no setor de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, onde os dados das fichas de notificação de acidentes com material biológico são digitados em planilhas do programa Microsoft Excel. A partir disso, os dados foram tabulados e organizados em tabelas e gráficos para posterior interpretação e discussão dos resultados. Entre os anos de 2012 a 2016 foram registrados 1673 casos de acidentes com material biológico, ocorridos em estabelecimentos de saúde do município, incluindo públicos, filantrópicos e privados. A maioria dos acidentes, 77,1% ocorreram em pessoas do sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 44 anos implicou em 85,7% dos acidentes. A incidência maior foi de exposição percutânea e desses, 47% aconteceram durante a utilização de agulhas com lúmen. O material orgânico mais envolvido nos acidentes foi sangue com 74,4% das exposições. Conclui-se que as mulheres predominam nos casos, visto que são a maioria em serviços de saúde, principalmente na área da enfermagem que são os profissionais com maior número de acidentes. É notável que ainda falta conscientização dos profissionais sobre o uso de equipamentos de proteção individual e maior atenção na realização dos procedimentos.Unicesumar2019-08-21T14:35:54Z2019-08-21T14:35:54Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2049otherInoue, Luiz HiroshiSilva, Juliana Dalcin Donini ereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:09.265Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
title ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
spellingShingle ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
Inoue, Luiz Hiroshi
Acidente de trabalho
Equipamento de proteção individual
Notificação compulsória
title_short ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
title_full ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
title_fullStr ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
title_sort ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ
author Inoue, Luiz Hiroshi
author_facet Inoue, Luiz Hiroshi
Silva, Juliana Dalcin Donini e
author_role author
author2 Silva, Juliana Dalcin Donini e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inoue, Luiz Hiroshi
Silva, Juliana Dalcin Donini e
dc.subject.por.fl_str_mv Acidente de trabalho
Equipamento de proteção individual
Notificação compulsória
topic Acidente de trabalho
Equipamento de proteção individual
Notificação compulsória
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do estudo foi analisar os acidentes com material biológico ocorridos entre profissionais e colaboradores de estabelecimentos de saúde do município de Maringá- Paraná nos anos de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo exploratório de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos no setor de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, onde os dados das fichas de notificação de acidentes com material biológico são digitados em planilhas do programa Microsoft Excel. A partir disso, os dados foram tabulados e organizados em tabelas e gráficos para posterior interpretação e discussão dos resultados. Entre os anos de 2012 a 2016 foram registrados 1673 casos de acidentes com material biológico, ocorridos em estabelecimentos de saúde do município, incluindo públicos, filantrópicos e privados. A maioria dos acidentes, 77,1% ocorreram em pessoas do sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 44 anos implicou em 85,7% dos acidentes. A incidência maior foi de exposição percutânea e desses, 47% aconteceram durante a utilização de agulhas com lúmen. O material orgânico mais envolvido nos acidentes foi sangue com 74,4% das exposições. Conclui-se que as mulheres predominam nos casos, visto que são a maioria em serviços de saúde, principalmente na área da enfermagem que são os profissionais com maior número de acidentes. É notável que ainda falta conscientização dos profissionais sobre o uso de equipamentos de proteção individual e maior atenção na realização dos procedimentos.
description O objetivo do estudo foi analisar os acidentes com material biológico ocorridos entre profissionais e colaboradores de estabelecimentos de saúde do município de Maringá- Paraná nos anos de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo exploratório de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos no setor de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, onde os dados das fichas de notificação de acidentes com material biológico são digitados em planilhas do programa Microsoft Excel. A partir disso, os dados foram tabulados e organizados em tabelas e gráficos para posterior interpretação e discussão dos resultados. Entre os anos de 2012 a 2016 foram registrados 1673 casos de acidentes com material biológico, ocorridos em estabelecimentos de saúde do município, incluindo públicos, filantrópicos e privados. A maioria dos acidentes, 77,1% ocorreram em pessoas do sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 44 anos implicou em 85,7% dos acidentes. A incidência maior foi de exposição percutânea e desses, 47% aconteceram durante a utilização de agulhas com lúmen. O material orgânico mais envolvido nos acidentes foi sangue com 74,4% das exposições. Conclui-se que as mulheres predominam nos casos, visto que são a maioria em serviços de saúde, principalmente na área da enfermagem que são os profissionais com maior número de acidentes. É notável que ainda falta conscientização dos profissionais sobre o uso de equipamentos de proteção individual e maior atenção na realização dos procedimentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T14:35:54Z
2019-08-21T14:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2049
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2049
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610243985408