A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL

Bibliographic Details
Main Author: CASTANHEIRA, Fabio
Publication Date: 2005
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Digital Unicesumar
Download full: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127
Summary: Durante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005.
id UNICESU -1_e45b679dd50f3117ddd1ef6f57e0e71a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7127
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUALEspanholProjetoEducaçãoDurante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T18:02:16Z2005-10-192021-02-03T18:02:16Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127porCASTANHEIRA, Fabioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:56ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
title A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
spellingShingle A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
CASTANHEIRA, Fabio
Espanhol
Projeto
Educação
title_short A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
title_full A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
title_fullStr A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
title_full_unstemmed A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
title_sort A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
author CASTANHEIRA, Fabio
author_facet CASTANHEIRA, Fabio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTANHEIRA, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol
Projeto
Educação
topic Espanhol
Projeto
Educação
description Durante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-03T18:02:16Z
2021-02-03T18:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947580653568