A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2005 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Digital Unicesumar |
Download full: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127 |
Summary: | Durante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005. |
id |
UNICESU -1_e45b679dd50f3117ddd1ef6f57e0e71a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7127 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUALEspanholProjetoEducaçãoDurante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T18:02:16Z2005-10-192021-02-03T18:02:16Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127porCASTANHEIRA, Fabioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:56ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
title |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
spellingShingle |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL CASTANHEIRA, Fabio Espanhol Projeto Educação |
title_short |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
title_full |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
title_fullStr |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
title_full_unstemmed |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
title_sort |
A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL |
author |
CASTANHEIRA, Fabio |
author_facet |
CASTANHEIRA, Fabio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTANHEIRA, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espanhol Projeto Educação |
topic |
Espanhol Projeto Educação |
description |
Durante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-03T18:02:16Z 2021-02-03T18:02:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771947580653568 |