INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOTOYAMA, Nayara Mayumi, ABREU, Laís Paulino de, ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da, BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel, SANTOS, Aliny Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3388
Resumo: A Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada pela dimensão exaustão emocional, evidenciada por sentimentos de fadiga, esgotamento físico e emocional; pela despersonalização, em que o indivíduo se distancia das relações interpessoais; e pela dimensão baixa realização profissional, em que o profissional supre sentimentos negativos de si mesmo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado junto a profissionais enfermeiros vinculados às equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá-PR, com objetivo de analisar a prevalência de Síndrome de Burnout nos mesmos. A coleta de dados ocorreu com auxílio de alguns questionários, tais como: questionário sociodemográfico e profissional, o instrumento Maslach Burnout Inventory que avalia risco para Síndrome de Burnout. Após a coleta de dados, os mesmos foram codificados e digitados no software Microsoft Office Excel® 2010. A partir dos resultados encontrados com a aplicação do Inventário de Maslach, identificou-se que dentre os 16 participantes da pesquisa, 43,8 foram categorizados como risco elevado para desenvolvimento de Síndrome de Burnout, 37,5% como risco moderado e 18,8% como baixo risco.Concluiu-se então, a partir da análise dos dados coletados, que grande parte dos entrevistados já apresentam características preocupantes quando se pensa nesta síndrome e que há uma ligação direta do contexto de trabalho e o surgimento da exaustão profissional. Houveram certas limitações devido o estudo abranger somente enfermeiros da ESF e pela ausência de profissionais durante a coleta, assim como ser restrito a um único município.
id UNICESU -1_e76e9f9e53b1d6c319e567fb0656dfb1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3388
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .Esgotamento profissionalEnfermagem em saúde públicaAtenção primária à saúdeA Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada pela dimensão exaustão emocional, evidenciada por sentimentos de fadiga, esgotamento físico e emocional; pela despersonalização, em que o indivíduo se distancia das relações interpessoais; e pela dimensão baixa realização profissional, em que o profissional supre sentimentos negativos de si mesmo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado junto a profissionais enfermeiros vinculados às equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá-PR, com objetivo de analisar a prevalência de Síndrome de Burnout nos mesmos. A coleta de dados ocorreu com auxílio de alguns questionários, tais como: questionário sociodemográfico e profissional, o instrumento Maslach Burnout Inventory que avalia risco para Síndrome de Burnout. Após a coleta de dados, os mesmos foram codificados e digitados no software Microsoft Office Excel® 2010. A partir dos resultados encontrados com a aplicação do Inventário de Maslach, identificou-se que dentre os 16 participantes da pesquisa, 43,8 foram categorizados como risco elevado para desenvolvimento de Síndrome de Burnout, 37,5% como risco moderado e 18,8% como baixo risco.Concluiu-se então, a partir da análise dos dados coletados, que grande parte dos entrevistados já apresentam características preocupantes quando se pensa nesta síndrome e que há uma ligação direta do contexto de trabalho e o surgimento da exaustão profissional. Houveram certas limitações devido o estudo abranger somente enfermeiros da ESF e pela ausência de profissionais durante a coleta, assim como ser restrito a um único município.UniCesumar2019-12-09T17:54:10Z2019-12-09T17:54:10Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3388otherPIRATELLI FILHO, Mauro BelinoMOTOYAMA, Nayara MayumiABREU, Laís Paulino deROCHA, Adeline Regina Gonçalves daBOLSONI, Ludmila Lopes MacielSANTOS, Aliny Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:27.221Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
title INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
spellingShingle INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
Esgotamento profissional
Enfermagem em saúde pública
Atenção primária à saúde
title_short INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
title_full INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
title_fullStr INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
title_sort INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA .
author PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
author_facet PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
MOTOYAMA, Nayara Mayumi
ABREU, Laís Paulino de
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny Lima
author_role author
author2 MOTOYAMA, Nayara Mayumi
ABREU, Laís Paulino de
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRATELLI FILHO, Mauro Belino
MOTOYAMA, Nayara Mayumi
ABREU, Laís Paulino de
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento profissional
Enfermagem em saúde pública
Atenção primária à saúde
topic Esgotamento profissional
Enfermagem em saúde pública
Atenção primária à saúde
dc.description.none.fl_txt_mv A Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada pela dimensão exaustão emocional, evidenciada por sentimentos de fadiga, esgotamento físico e emocional; pela despersonalização, em que o indivíduo se distancia das relações interpessoais; e pela dimensão baixa realização profissional, em que o profissional supre sentimentos negativos de si mesmo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado junto a profissionais enfermeiros vinculados às equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá-PR, com objetivo de analisar a prevalência de Síndrome de Burnout nos mesmos. A coleta de dados ocorreu com auxílio de alguns questionários, tais como: questionário sociodemográfico e profissional, o instrumento Maslach Burnout Inventory que avalia risco para Síndrome de Burnout. Após a coleta de dados, os mesmos foram codificados e digitados no software Microsoft Office Excel® 2010. A partir dos resultados encontrados com a aplicação do Inventário de Maslach, identificou-se que dentre os 16 participantes da pesquisa, 43,8 foram categorizados como risco elevado para desenvolvimento de Síndrome de Burnout, 37,5% como risco moderado e 18,8% como baixo risco.Concluiu-se então, a partir da análise dos dados coletados, que grande parte dos entrevistados já apresentam características preocupantes quando se pensa nesta síndrome e que há uma ligação direta do contexto de trabalho e o surgimento da exaustão profissional. Houveram certas limitações devido o estudo abranger somente enfermeiros da ESF e pela ausência de profissionais durante a coleta, assim como ser restrito a um único município.
description A Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica vivenciada pelo trabalhador, caracterizada pela dimensão exaustão emocional, evidenciada por sentimentos de fadiga, esgotamento físico e emocional; pela despersonalização, em que o indivíduo se distancia das relações interpessoais; e pela dimensão baixa realização profissional, em que o profissional supre sentimentos negativos de si mesmo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado junto a profissionais enfermeiros vinculados às equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá-PR, com objetivo de analisar a prevalência de Síndrome de Burnout nos mesmos. A coleta de dados ocorreu com auxílio de alguns questionários, tais como: questionário sociodemográfico e profissional, o instrumento Maslach Burnout Inventory que avalia risco para Síndrome de Burnout. Após a coleta de dados, os mesmos foram codificados e digitados no software Microsoft Office Excel® 2010. A partir dos resultados encontrados com a aplicação do Inventário de Maslach, identificou-se que dentre os 16 participantes da pesquisa, 43,8 foram categorizados como risco elevado para desenvolvimento de Síndrome de Burnout, 37,5% como risco moderado e 18,8% como baixo risco.Concluiu-se então, a partir da análise dos dados coletados, que grande parte dos entrevistados já apresentam características preocupantes quando se pensa nesta síndrome e que há uma ligação direta do contexto de trabalho e o surgimento da exaustão profissional. Houveram certas limitações devido o estudo abranger somente enfermeiros da ESF e pela ausência de profissionais durante a coleta, assim como ser restrito a um único município.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T17:54:10Z
2019-12-09T17:54:10Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3388
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3388
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948630032711680