AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria Emilia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3160
Resumo: O uso de drogas ou substâncias psicoativas é um fenômeno que acompanha diferentes épocas e culturas, estando cada vez mais presente na sociedade trazendo problemas sociais e de saúde pública. O rápido efeito alteram as funções do sistema nervoso central, promovendo a sensação de bem-estar e prazer instantâneo ao sujeito, que o conquista e faz com que ele procura por outras doses, caracterizando a dependência química.O consumo de drogas no Brasil e no mundo tem se aumentado consideravelmente desencadeando problemas de saúde pública. No entanto,há carência de pesquisas sobre os danos neuropsicológicos decorrente da exposição as drogas. Portanto, conhecer os danos neuropsicológicos desencadeados pelo uso e abuso das drogas é uma área a ser explorada. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, está baseada em quatro tipos de substâncias psicoativas sendo o álcool, a maconha, a cocaína e o crack. Para tanto realizaremos pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados Pubmed, Pepsic e Scielo.A mesma tem por objetivo levantar dados sobre os danos neuropsicológicos na dependência química na atualidade, esclarecendo as consequências neurológicas e psicopatológicas destas substâncias.
id UNICESU -1_e8561926cda8191e921162538bc71651
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3160
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICASDependênciaDrogasDanos neurológicosPsicopatologiasO uso de drogas ou substâncias psicoativas é um fenômeno que acompanha diferentes épocas e culturas, estando cada vez mais presente na sociedade trazendo problemas sociais e de saúde pública. O rápido efeito alteram as funções do sistema nervoso central, promovendo a sensação de bem-estar e prazer instantâneo ao sujeito, que o conquista e faz com que ele procura por outras doses, caracterizando a dependência química.O consumo de drogas no Brasil e no mundo tem se aumentado consideravelmente desencadeando problemas de saúde pública. No entanto,há carência de pesquisas sobre os danos neuropsicológicos decorrente da exposição as drogas. Portanto, conhecer os danos neuropsicológicos desencadeados pelo uso e abuso das drogas é uma área a ser explorada. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, está baseada em quatro tipos de substâncias psicoativas sendo o álcool, a maconha, a cocaína e o crack. Para tanto realizaremos pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados Pubmed, Pepsic e Scielo.A mesma tem por objetivo levantar dados sobre os danos neuropsicológicos na dependência química na atualidade, esclarecendo as consequências neurológicas e psicopatológicas destas substâncias.UniCesumar2019-11-27T17:48:24Z2019-11-27T17:48:24Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3160otherOLIVEIRA, Maria Emilia deMAINARDES, Sandra Cristina Catelanreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:06.266Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
title AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
spellingShingle AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
OLIVEIRA, Maria Emilia de
Dependência
Drogas
Danos neurológicos
Psicopatologias
title_short AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
title_full AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
title_fullStr AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
title_sort AVALIAÇÃO DOS DANOS NEUROPSICOLÓGICOS NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
author OLIVEIRA, Maria Emilia de
author_facet OLIVEIRA, Maria Emilia de
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
author_role author
author2 MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Emilia de
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
dc.subject.por.fl_str_mv Dependência
Drogas
Danos neurológicos
Psicopatologias
topic Dependência
Drogas
Danos neurológicos
Psicopatologias
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de drogas ou substâncias psicoativas é um fenômeno que acompanha diferentes épocas e culturas, estando cada vez mais presente na sociedade trazendo problemas sociais e de saúde pública. O rápido efeito alteram as funções do sistema nervoso central, promovendo a sensação de bem-estar e prazer instantâneo ao sujeito, que o conquista e faz com que ele procura por outras doses, caracterizando a dependência química.O consumo de drogas no Brasil e no mundo tem se aumentado consideravelmente desencadeando problemas de saúde pública. No entanto,há carência de pesquisas sobre os danos neuropsicológicos decorrente da exposição as drogas. Portanto, conhecer os danos neuropsicológicos desencadeados pelo uso e abuso das drogas é uma área a ser explorada. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, está baseada em quatro tipos de substâncias psicoativas sendo o álcool, a maconha, a cocaína e o crack. Para tanto realizaremos pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados Pubmed, Pepsic e Scielo.A mesma tem por objetivo levantar dados sobre os danos neuropsicológicos na dependência química na atualidade, esclarecendo as consequências neurológicas e psicopatológicas destas substâncias.
description O uso de drogas ou substâncias psicoativas é um fenômeno que acompanha diferentes épocas e culturas, estando cada vez mais presente na sociedade trazendo problemas sociais e de saúde pública. O rápido efeito alteram as funções do sistema nervoso central, promovendo a sensação de bem-estar e prazer instantâneo ao sujeito, que o conquista e faz com que ele procura por outras doses, caracterizando a dependência química.O consumo de drogas no Brasil e no mundo tem se aumentado consideravelmente desencadeando problemas de saúde pública. No entanto,há carência de pesquisas sobre os danos neuropsicológicos decorrente da exposição as drogas. Portanto, conhecer os danos neuropsicológicos desencadeados pelo uso e abuso das drogas é uma área a ser explorada. Esta pesquisa de cunho bibliográfico, está baseada em quatro tipos de substâncias psicoativas sendo o álcool, a maconha, a cocaína e o crack. Para tanto realizaremos pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados Pubmed, Pepsic e Scielo.A mesma tem por objetivo levantar dados sobre os danos neuropsicológicos na dependência química na atualidade, esclarecendo as consequências neurológicas e psicopatológicas destas substâncias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T17:48:24Z
2019-11-27T17:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3160
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3160
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624585359360