A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA 2018: A PROVA PRESENCIAL E A RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Bruna Fernanda Marion
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SANTOS, Mariana Barbosa dos, TORTORELI, Adelia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2229
Resumo: O objetivo da pesquisa consiste em analisar a percepção dos alunos de Pedagogia 2018 da Unicesumar considerando como instrumento avaliativo a prova presencial e sua relação com a aprendizagem. A escolha do tema surgiu a partir dos estudos realizados com os alunos do 3º semestre, do curso de Pedagogia, no 1º semestre de 2018, na disciplina Avaliação da Aprendizagem. Optou-se pela pesquisa qualitativa. Uma das características desta pesquisa é a preocupação do investigador com relação ao significado que os sujeitos dão para as coisas e a sua vida, além de um ambiente como fonte de pesquisa. A pesquisa qualitativa perpassa por diferentes significados, a partir de uma seleção de técnicas interpretativas, dentre as quais elegemos: o questionário semiestruturado com quatro perguntas abertas. A pergunta norteadora que sustentará a pesquisa está circunstanciada na seguinte interrogativa: Qual a percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia 2018, da Unicesumar, a respeito do instrumento de avaliação presencial (prova) e sua relação com a aprendizagem? O referencial teórico utilizado para a interpretação e análise dos dados está subsidiado por Luckesi (2011), Libâneo (2012), Sant’Anna (2011) Hoffmann (2008), Gil (2009), dentre outros que comporão o corpo teórico. O objetivo geral é compreender a concepção dos alunos do curso de Pedagogia 2018, Unicesumar, acerca da prova presencial e sua relação com o aprendizado. Para o alcance desse objetivo será apresentado um breve recorte histórico da Avaliação na Educação Brasileira. Embora a avaliação não tenha nascido no contexto escolar, os seres humanos sempre foram avaliados. Antes mesmo da institucionalização das escolas, a avaliação já era praticada para fins de seleção social. Cada decisão do ser humano no seu dia a dia, tanto no campo individual quanto no social e profissional, é sempre resultado de um processo de avaliação. No segundo momento conheceremos alguns conceitos de avaliação e sua relação com a aprendizagem escolar. A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem. Por fim, serão apresentadas e analisadas as quatro perguntas respondidas pelos alunos. Esperamos com esta pesquisa que os alunos do curso de Pedagogia expressem a sua percepção com a prova presencial e a sua relação com o processo de aprendizagem.
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