PREVENÇÃO DE DROGAS: UM DIÁLOGO A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE PONTA GROSSA/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Luíza de Cássia Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Fernanda Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4198
Resumo: Há muitos séculos se contam histórias, mas a literatura dirigida à criança, em formato de livro é bem mais recente. O surgimento da literatura infantil deu- se em meados do século XVIII durante a reorganização do ensino burguês, até porque antes desse período, não havia infância no sentido em que hoje é conceituada e, consequentemente, não havia literatura infantil. Tendo em vista o quanto a literatura infantil auxilia no crescimento intelectual de crianças e jovens, assim como exterioriza medos e aflições, esse projeto tem como seu objetivo geral, analisar e mensurar por meio do uso de histórias infantis e roda de conversa, uma possível prevenção ao uso de drogas de jovens de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, entendendo que as crianças e adolescentes são vistos como sujeitos históricos e críticos. O trabalho utilizará de uma base teórica junguiana, referente aos arquétipos, símbolos e inconsciente coletivo. Será uma pesquisa exploratória com análise qualitativa. Na coleta dos dados, será utilizado um questionário com perguntas objetivas e descritivas. Desse modo, o presente trabalho se propõe, através de análise de dados, contextualizar os jovens estudantes do ensino médio de Ponta Grossa sobre a importância do não uso das drogas e suas consequências. Busca- se com essa pesquisa, que os jovens abordados saiam com uma opinião mais formada om relação as drogas, e que compreendam a necessidade de manter um diálogo aberto com pais e responsáveis.
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description Há muitos séculos se contam histórias, mas a literatura dirigida à criança, em formato de livro é bem mais recente. O surgimento da literatura infantil deu- se em meados do século XVIII durante a reorganização do ensino burguês, até porque antes desse período, não havia infância no sentido em que hoje é conceituada e, consequentemente, não havia literatura infantil. Tendo em vista o quanto a literatura infantil auxilia no crescimento intelectual de crianças e jovens, assim como exterioriza medos e aflições, esse projeto tem como seu objetivo geral, analisar e mensurar por meio do uso de histórias infantis e roda de conversa, uma possível prevenção ao uso de drogas de jovens de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, entendendo que as crianças e adolescentes são vistos como sujeitos históricos e críticos. O trabalho utilizará de uma base teórica junguiana, referente aos arquétipos, símbolos e inconsciente coletivo. Será uma pesquisa exploratória com análise qualitativa. Na coleta dos dados, será utilizado um questionário com perguntas objetivas e descritivas. Desse modo, o presente trabalho se propõe, através de análise de dados, contextualizar os jovens estudantes do ensino médio de Ponta Grossa sobre a importância do não uso das drogas e suas consequências. Busca- se com essa pesquisa, que os jovens abordados saiam com uma opinião mais formada om relação as drogas, e que compreendam a necessidade de manter um diálogo aberto com pais e responsáveis.
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