CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVAGLIER, Camila Rafaela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PANÃO, Maíra Oliveira, BIOTTI, Carolina Correia, BERNUCI, Marcelo Picinin, FAVORETO, Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165
Resumo: O câncer do colo do útero (CCU) é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Embora a infecção pelo papiloma vírus humano seja o principal fator de risco para esta neoplasia, outros fatores podem também contribuir para o desenvolvimento de lesões celulares malignas no colo uterino, como: início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, a baixa escolaridade e renda, a multiparidade e a história de doenças sexualmente transmissíveis, hereditariedade, tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais. A relevância da detecção dos fatores predominantes para determinadas populações contribui fortemente para o delineamento de ações locais de controle e prevenção da doença. Diante desta relevância, o presente estudo pretende avaliar os principais fatores de risco apresentados por mulheres maringaenses portadoras de CCU. Trata-se de uma pesquisa que utilizará os dados de prontuário eletrônico existente no Sistema Gestor do Município de Maringá. Os critérios de inclusão serão: mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Maringá à Clínica da Mulher, com faixa etária de 35 a 69 anos e que foram diagnosticadas com CCU entre março de 2014 a março de 2015. Os critérios de exclusão serão: pacientes que abandonaram o tratamento/acompanhamento e prontuários com dados discordantes ou incompletos, cuja inclusão no estudo poderá causar confusão ou viés na pesquisa. A Correlação dos achados na história clínica com os fatores de risco por elas apresentados, se dará por meio do método de regressão logística. Acredita-se que a constatação dos principais fatores de risco para o CCU da população estudada será relevante para o delineamento futuro de novas medidas de controle e prevenção, visando em um futuro próximo à redução da incidência do no município.
id UNICESU -1_ef5e87c3ddf4f6042491df1440f9dec4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3165
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.Fatores de riscoIncidênciaNeoplasiaPrevençãoO câncer do colo do útero (CCU) é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Embora a infecção pelo papiloma vírus humano seja o principal fator de risco para esta neoplasia, outros fatores podem também contribuir para o desenvolvimento de lesões celulares malignas no colo uterino, como: início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, a baixa escolaridade e renda, a multiparidade e a história de doenças sexualmente transmissíveis, hereditariedade, tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais. A relevância da detecção dos fatores predominantes para determinadas populações contribui fortemente para o delineamento de ações locais de controle e prevenção da doença. Diante desta relevância, o presente estudo pretende avaliar os principais fatores de risco apresentados por mulheres maringaenses portadoras de CCU. Trata-se de uma pesquisa que utilizará os dados de prontuário eletrônico existente no Sistema Gestor do Município de Maringá. Os critérios de inclusão serão: mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Maringá à Clínica da Mulher, com faixa etária de 35 a 69 anos e que foram diagnosticadas com CCU entre março de 2014 a março de 2015. Os critérios de exclusão serão: pacientes que abandonaram o tratamento/acompanhamento e prontuários com dados discordantes ou incompletos, cuja inclusão no estudo poderá causar confusão ou viés na pesquisa. A Correlação dos achados na história clínica com os fatores de risco por elas apresentados, se dará por meio do método de regressão logística. Acredita-se que a constatação dos principais fatores de risco para o CCU da população estudada será relevante para o delineamento futuro de novas medidas de controle e prevenção, visando em um futuro próximo à redução da incidência do no município.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-27T18:09:27Z2019-11-27T18:09:27Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165porCAVAGLIER, Camila RafaelaPANÃO, Maíra OliveiraBIOTTI, Carolina CorreiaBERNUCI, Marcelo PicininFAVORETO, Kellyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
title CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
CAVAGLIER, Camila Rafaela
Fatores de risco
Incidência
Neoplasia
Prevenção
title_short CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
title_full CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
title_sort CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PRESENTES EM MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ.
author CAVAGLIER, Camila Rafaela
author_facet CAVAGLIER, Camila Rafaela
PANÃO, Maíra Oliveira
BIOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
FAVORETO, Kelly
author_role author
author2 PANÃO, Maíra Oliveira
BIOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
FAVORETO, Kelly
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVAGLIER, Camila Rafaela
PANÃO, Maíra Oliveira
BIOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
FAVORETO, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores de risco
Incidência
Neoplasia
Prevenção
topic Fatores de risco
Incidência
Neoplasia
Prevenção
description O câncer do colo do útero (CCU) é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Embora a infecção pelo papiloma vírus humano seja o principal fator de risco para esta neoplasia, outros fatores podem também contribuir para o desenvolvimento de lesões celulares malignas no colo uterino, como: início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, a baixa escolaridade e renda, a multiparidade e a história de doenças sexualmente transmissíveis, hereditariedade, tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais. A relevância da detecção dos fatores predominantes para determinadas populações contribui fortemente para o delineamento de ações locais de controle e prevenção da doença. Diante desta relevância, o presente estudo pretende avaliar os principais fatores de risco apresentados por mulheres maringaenses portadoras de CCU. Trata-se de uma pesquisa que utilizará os dados de prontuário eletrônico existente no Sistema Gestor do Município de Maringá. Os critérios de inclusão serão: mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Maringá à Clínica da Mulher, com faixa etária de 35 a 69 anos e que foram diagnosticadas com CCU entre março de 2014 a março de 2015. Os critérios de exclusão serão: pacientes que abandonaram o tratamento/acompanhamento e prontuários com dados discordantes ou incompletos, cuja inclusão no estudo poderá causar confusão ou viés na pesquisa. A Correlação dos achados na história clínica com os fatores de risco por elas apresentados, se dará por meio do método de regressão logística. Acredita-se que a constatação dos principais fatores de risco para o CCU da população estudada será relevante para o delineamento futuro de novas medidas de controle e prevenção, visando em um futuro próximo à redução da incidência do no município.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T18:09:27Z
2019-11-27T18:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941453824000