CARACTERIZAÇÃO DAS QUEIXAS E CONDUTAS TERAPÊUTICAS INDICADAS NA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CESUMAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIFFER, Isabela Breschiliare
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MARUTTI, Gislaine Aparecida, COSTA, Maria Goreti Manchini da, HEREK, Sandra Alves de Oliveira, CAMARGO, Calvino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6632
Resumo: Este trabalho visa caracterizar as queixas e as condutas terapêuticas indicadas na Clínica escola de Psicologia do Cesumar. As clínicas escolas de Psicologia têm como finalidade possibilitar o treinamento de alunos através da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. As queixas são identificadas quando são reconhecidas as alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum. Estudar as queixas e as condutas terapêuticas indicadas para atendimento psicológico em clínica – escola é um procedimento que pode contribuir, de forma significativa, tanto para as discussões e reflexões sobre as práticas preventivas em psicologia e saúde, quanto para a verificação das condições dos serviços prestados às demandas específicas da comunidade. Trata-se de uma pesquisa documental, cuja coleta de dados foi realizada nos arquivos da clínica escola do curso de psicologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, de pacientes inscritos entre os anos de 2005 e 2006. Utilizou-se de procedimentos estatísticos, os dados foram emparelhados, considerando as seguintes categorias: identificação do problema – queixa inicial e conduta terapêutica indicada. Fornecendo assim, subsídios para discussões sobre as características do serviço prestado à população que procura a clínica - escola. Podemos concluir que a maior incidência das queixas concentrou-se nas queixas múltiplas, 51% dos pacientes atendidos, ou seja, mais de uma queixa específica e nas queixas afetivo-emocional, com 22% dos sujeitos pesquisados. Foi percebido ainda que uma quantidade significativa dos atendimentos ocorreu na abordagem psicodinâmica (teoria psicanalítica). O que pode indicar uma certa preferência por parte dos alunos e professores por essa forma de abordagem do processo terapêutico.
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