ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAITO, Daniel Hideyuki
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ROSSI, Alexandre, MARTINS, Carlos Humberto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3572
Resumo: Vigas são elementos horizontais que compõem a estrutura de modo a transmitir esforços transversais recebidas na laje até os pilares. Se tratando de peças metálicas e esbeltas, as vigas metálicas perfil I estão sujeitas aos fenômenos de flambagem. A análise do equilíbrio é fundamental para determinação da capacidade resistente das estruturas, visto que o momento crítico correspondente à transição do equilíbrio estável para o instável se torna um importante parâmetro de projeto. Para determinação do momento crítico, o procedimento analítico da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008 considera apenas a flambagem lateral com torção (FLT) como modo de ruptura desses elementos. Entretanto, como será demonstrado ao final desse trabalho, o estudo de alguns perfis I, por meio da análise numérica realizada no software GBTUL, resulta em valores mais conservadores em comparação com a norma brasileira. Isso devido a fatores como o acoplamento de outros modos de flambagem junto à FLT e a posição do carregamento (carga desestabilizante aplicada na mesa superior) que reduzem o valor do momento crítico.
id UNICESU -1_ef8b2d46437938c0c03150b12b5657b5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3572
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICASPerfis metálicosMomento críticoGBTULVigas são elementos horizontais que compõem a estrutura de modo a transmitir esforços transversais recebidas na laje até os pilares. Se tratando de peças metálicas e esbeltas, as vigas metálicas perfil I estão sujeitas aos fenômenos de flambagem. A análise do equilíbrio é fundamental para determinação da capacidade resistente das estruturas, visto que o momento crítico correspondente à transição do equilíbrio estável para o instável se torna um importante parâmetro de projeto. Para determinação do momento crítico, o procedimento analítico da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008 considera apenas a flambagem lateral com torção (FLT) como modo de ruptura desses elementos. Entretanto, como será demonstrado ao final desse trabalho, o estudo de alguns perfis I, por meio da análise numérica realizada no software GBTUL, resulta em valores mais conservadores em comparação com a norma brasileira. Isso devido a fatores como o acoplamento de outros modos de flambagem junto à FLT e a posição do carregamento (carga desestabilizante aplicada na mesa superior) que reduzem o valor do momento crítico.UniCesumar2019-12-12T12:15:48Z2019-12-12T12:15:48Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3572otherSAITO, Daniel HideyukiROSSI, AlexandreMARTINS, Carlos Humbertoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:34.459Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
title ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
spellingShingle ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
SAITO, Daniel Hideyuki
Perfis metálicos
Momento crítico
GBTUL
title_short ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
title_full ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
title_fullStr ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
title_full_unstemmed ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
title_sort ANÁLISE NUMÉRICA DO MOMENTO CRÍTICO ELÁSTICO À FLT DE VIGAS I DUPLAMENTE SIMÉTRICAS
author SAITO, Daniel Hideyuki
author_facet SAITO, Daniel Hideyuki
ROSSI, Alexandre
MARTINS, Carlos Humberto
author_role author
author2 ROSSI, Alexandre
MARTINS, Carlos Humberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAITO, Daniel Hideyuki
ROSSI, Alexandre
MARTINS, Carlos Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Perfis metálicos
Momento crítico
GBTUL
topic Perfis metálicos
Momento crítico
GBTUL
dc.description.none.fl_txt_mv Vigas são elementos horizontais que compõem a estrutura de modo a transmitir esforços transversais recebidas na laje até os pilares. Se tratando de peças metálicas e esbeltas, as vigas metálicas perfil I estão sujeitas aos fenômenos de flambagem. A análise do equilíbrio é fundamental para determinação da capacidade resistente das estruturas, visto que o momento crítico correspondente à transição do equilíbrio estável para o instável se torna um importante parâmetro de projeto. Para determinação do momento crítico, o procedimento analítico da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008 considera apenas a flambagem lateral com torção (FLT) como modo de ruptura desses elementos. Entretanto, como será demonstrado ao final desse trabalho, o estudo de alguns perfis I, por meio da análise numérica realizada no software GBTUL, resulta em valores mais conservadores em comparação com a norma brasileira. Isso devido a fatores como o acoplamento de outros modos de flambagem junto à FLT e a posição do carregamento (carga desestabilizante aplicada na mesa superior) que reduzem o valor do momento crítico.
description Vigas são elementos horizontais que compõem a estrutura de modo a transmitir esforços transversais recebidas na laje até os pilares. Se tratando de peças metálicas e esbeltas, as vigas metálicas perfil I estão sujeitas aos fenômenos de flambagem. A análise do equilíbrio é fundamental para determinação da capacidade resistente das estruturas, visto que o momento crítico correspondente à transição do equilíbrio estável para o instável se torna um importante parâmetro de projeto. Para determinação do momento crítico, o procedimento analítico da norma brasileira ABNT NBR 8800:2008 considera apenas a flambagem lateral com torção (FLT) como modo de ruptura desses elementos. Entretanto, como será demonstrado ao final desse trabalho, o estudo de alguns perfis I, por meio da análise numérica realizada no software GBTUL, resulta em valores mais conservadores em comparação com a norma brasileira. Isso devido a fatores como o acoplamento de outros modos de flambagem junto à FLT e a posição do carregamento (carga desestabilizante aplicada na mesa superior) que reduzem o valor do momento crítico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T12:15:48Z
2019-12-12T12:15:48Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3572
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3572
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619538563072